O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

  • 0

No filme “O Coringa”, o personagem principal “Arthur Fleck” sofre de problemas psíquicos, o que faz com que ele seja discriminado por causa de sua saúde mental. Fora da ficção, vê-se que o problema enfrentado pelo protagonista é cada vez mais comum na sociedade, tendo em vista o estigma relacionado às pessoas que sofrem de problemas mentais no país. Nesse sentido, tal questão persiste devido ao preconceito da população, e também, pela falta de capacitação de profissionais da educação especializados na saúde mental de seus alunos.

Em primeira análise, é inegável a persistência do preconceito em relação as pessoas que sofreram de algum problema psíquico. De acordo Albert Einstein, seria muito mais fácil desintegrar um átomo, do que o preconceito. Nesse contexto, é perceptível o quanto as diferenças na sociedade são excluidas e ridicularizadas, ao ponto de duas pessoas utilizarem termos como “louco, maluco, pertubado”, como formas de ofensas. Desse modo, só revela à falta de respeito e de empatia com o próximo.

Em segunda análise, fica evidente a falta de capacitação de profissionais da educação para lidarem com a saúde mental de seus alunos. Segundo a Constituição Federal de 1988, assegura à todos o direito a saúde e ao bem-estar social.  No entanto, esse direito não é garantido de fato, pois, o Estado não investe em profissionais capacitados a lidarem com os problemas e os anseios de seus jovens. Dessa forma, muitos adolescentes sem o apoio da escola e da família, acabam, muita vezes, por se sentirem excluídos da sociedade por não saberem lidarem com os seus medos e com a sua saúde.

É necessário, portanto, que medidas sejam feitas para mitigar o estigma relacionado às doenças psíquicas no país. Para isso, cabe ao Ministério da Cidadania em parceria com as mídias digitais como: YouTube, Facebook, Twitter, a criação de campanhas publicitárias com o enfoque aos problemas relacionados a saúde mental, por meio de investimentos públicos com o apoio de empresas especializadas no ramo.  Ademais, cabe o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Saúde, a implementação de profissionais capacitados sobre os problemas psíquicos nas escolas, por meio de projetos de leis entregue à Câmara de Deputados. A fim de que ambas as medidas acabem com o estigma associado às doenças mentais. Assim, a realidade enfrentada pelo personagem Arthur Fleck, no filme “O Coringa” ficará restrita à ficção.

(POR FAVOR ,GOSTARIA QUE ESSA REDAÇÃO FOSSE CORRIGIDA,EM RELAÇÃO AS COMPETÊNCIAS DO ENEM. MUITO OBRIGADO :)

Compartilhar

4 Correções

  1. Na minha percepção, seu texto ficou muito bom mesmo. A única coisa que não me agradou muito foi a conclusão na qual repete quase que exatamente o que foi dito nos argumentos. De qualquer forma, parabéns.
    Seria legal também pensar nas repetições de palavras e variar um pouco. Outra coisa é deixar as coisas um pouco mais claras num contexto geral.

    • 0
  2. 1 parágrafo – Em relação ao modo como foi escrito,esse primeiro parágrafo está muito bom e com um repertório super interessante.

    2 parágrafo- Paragrafo muito interessante também embora haja alguns erros gramaticais,relacionados ao uso da vírgula,por exemplo. [ Segundo …..,é muito mais fácil…. desintegrar um átomo, do que …],a vírgula aqui é desnecessária. Frases comparativas com a partícula “do que” não se usa vírgula. “Ao ponto de duas pessoas”,acho que quis dizer “das pessoas” .

    3 parágrafo – Texto muito bom. No entanto aquí percebe-se o uso inadequado das vírgula como :

    *Segundo a Constituição Federal de 1988, assegura à todos o direito a saúde e ao bem-estar social.

    *No entanto, esse direito não é garantido de fato, pois, o Estado não investe em profissionais capacitados a lidarem com os problemas e os anseios de seus jovens.

    A conjunção “pois” com sentido de “porque” não se usa duas vírgula ,mas sim “uma” antes de “pois”.

    Conclusão muito boa e rica em detalhes

    88O é a nota que eu daría para a sua redação.

    • 0
  3. 1º parágrafo: O nome do personagem não fica entre aspas.
    de resto, ta tranquilo…

    2º: bom tópico frasal! parágrafo bem conectado com a introdução.
    – “de acordo com o físico teórico Albert Einstein” procure especificar quem é a pessoa, pois, poderia ser um nome menos conhecido que talvez seu corretor nao soubesse quem é.
    – excluÍdos* com acento agudo.
    – os termos “louco, maluco, perturbado” dentro de um par de aspas, da a impressão de que é uma frase. ficaria melhor: “louco”; “maluco”; “perturbado”.
    – a vírgula depois de “perturbado” não existe. A nao ser que fosse: louco, maluco E perturbado.
    – a falta de respeito*: SEM crase
    -ficou meio “seco”, os argumentos são bons, mas, faltou contextualizar/explicar/exemplificar um pouco melhor!

    3º: bom tópico frasal
    – a todos*: sem crase.
    – direito à saúde*
    – profissionais capacitados para lidarem*
    – faltou falar mais da influência que teria os profissionais capacitados. Só disse que o Estado precisa investir nisso mas nao explicou muito bem o porquê

    4º: bom tópico.
    esse “como” ficou estranho… melhor seria “mídias digitais — YouTube, Facebook, Twitter — (entre travessões. mesmo emprego dos parenteses.)
    – “implementação de profissionais capacitados sobre os problemas psíquicos nas escolas, por meio de projetos de leis entregue à Câmara de Deputados.” – deu a entender que se eles entregassem projetos de leis ja seria garantido que haveria a implementação de profissionais capacitados.
    – “. A fim de que ambas as medidas acabem com o estigma associado às doenças mentais.” esse periodo ficou muuuito vazio. podia ter colocado mais coisas nele… :)

    acho que voce consegue uns 820… até uns 880.

    • 0
  4. Oi espero ajudar.
    .
    Intro: vc colocou uma alusão de outra área do conhecimento contextoualizou com a problemática e também ja pinselou seus argumentos que ira desenvolver nos outros parágrafos.
    .
    D1: toma cuidado com para que sua frase nao fica muito confusa, tenta relacionar as sua ideias para que vc tenha uma PROGRESSÃO TEXTUAL, porque isso te ajuda na C2. Da uma lida antes.
    .
    ■■ Sempre que cita algum dado vc tem que falar da onde vc tirou ele. Isso pode tirar
    .
    Conclusão: Uma dica o Corretor nunca tem que corrigir sua a sua redação, ele tem que corrigir muitas redações, então tenta deixa sempre de maneira muito clara onde estão os cincos elementos. Exemplos: Fulando (quem) irá fazer aquilo (modo) por meio (meio) ai detalha, nessa hora recomento vc se pergunta como vai fazer? O que vai usar? Pode ser fito que que forma? (detalhamneto) a fim de (finalidade)

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.