” O estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira”

  • 0

Na série americana ” 13 reasons why”, a protagonista Hannah Baker sofre depressão durante meses, devido à seus problemas familiares e escolares, e sem ajuda acha a saída em seu suicídio. Analogamente, é perceptível que casos como de Hannah, por exemplo, ocorram dentro da sociedade brasileira, visto que é comum perceber os estigmas deixados por pessoas com a saúde mental em risco quando estas já tiram sua vida. Desse modo, percebe-se que a falta de conhecimento e o comportamento midiático diante das doenças mentais impacta agressivamente para perpetuação do problema.

Em primeira análise,vale salientar que o silenciamento é um dos maiores responsáveis para o aumento de casos de transtorno mental. Nesse contexto, segundo o médico brasileiro Drauzio Varella, o comportamento e o conhecimento de um indivíduo é moldado a partir do que o for apresentado. Diante disso, é notório que se a escola ou a família não abordarem sobre as doenças mentais, nunca haverá espaço para um debate amplo sobre as marcas deixadas por elas dentro do corpo social, tornando o conhecimento sobre o assunto superficial e limitado, impedindo que o percalço seja amenizado dentro do país.

Além disso, nota-se que outro agravante do problema é o fato da mídia ainda dar muita importância aos estereótipos consolidados desde o passado. Nesse sentido, padrões definidos pela Belle Époque, como por exemplo, trazem o ideal de família feliz, renda alta e mente saudável, ou seja, situações enfrentadas como um desafio em muitos ambientes. Dessa maneira, a frustração da população ao se deparar com esse tipo de rótulo nos canais midiáticos contribui para uma menor interação social, por conta do preconceito da sociedade, disputando que o número de casos de transtorno diminua.

Infere-se,portanto, o que é indubitável a criação de medidas que visem combater o aumento de pessoas com uma saúde mental desgastada. Logo, urge que o Governo Federal cri palestras educacionais e de conscientização por meio de empresas público-privadas, como o Ministério da Saúde,instituições de ensino e canais midiáticos, a fim de abordar ao máximo sobre como esse tipo de transtorno encontrado na sociedade atual e em caso de ajuda como o Centro de Valorização da Vida (CVV) pode ajudar. Espera-se que com isso, casos como de Hannah não se repitam.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi espero ajudar.
    .
    Intro: vc colocou uma alusão de outra área do conhecimento contextoualizou com a problemática e também ja pinselou seus argumentos que ira desenvolver nos outros parágrafos.
    .
    D1: toma cuidado com para que sua frase nao fica muito confusa, tenta relacionar as sua ideias para que vc tenha uma PROGRESSÃO TEXTUAL, porque isso te ajuda na C2. Da uma lida antes.
    .
    ■■ Sempre que cita algum dado vc tem que falar da onde vc tirou ele. Isso pode tirar
    .
    Conclusão: Uma dica o Corretor nunca tem que corrigir sua a sua redação, ele tem que corrigir muitas redações, então tenta deixa sempre de maneira muito clara onde estão os cincos elementos. Exemplos: Fulando (quem) irá fazer aquilo (modo) por meio (meio) ai detalha, nessa hora recomento vc se pergunta como vai fazer? O que vai usar? Pode ser fito que que forma? (detalhamneto) a fim de (finalidade)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.