O estigma associado ás doenças mentais na sociedade brasileira

  • 0

Na cultura grega da antiguidade, era comum o culto a perfeição do corpo humano por meio de esculturas. Fazendo um paralelo com o Brasil atual, é possível notar uma busca por uma saúde mental perfeita, em uma vida sem problemas. a partir disso, é necessário debater o que causa essa procura insaciável que aflige a sociedade brasileira.

Observa-se que, no Brasil, mesmo com o alto nível de pessoas portadoras de algum tipo de doença psicológica, ainda existe um tabu muito grande sobre o assunto. O que dificulta o enfrentamento do problema, visto que, as pessoas relutam em buscar ajuda profissional e até mesmo escondem seus sentimentos em busca de uma perfeição para aceitação social.

Percebe-se ainda, que o preconceito ou até mesmo a falta de empatia são fatores que motivam o menosprezo de tais doenças como por exemplo, a depressão. Mesmo que órgãos como a OMS já tenham alertado que a depressão é uma doença séria, perigosa e que pode levar a morte, as pessoas ainda diminuem esse problema psicológico a condição de ‘besteira” ou ”frescura”.

Conclui-se que, o Governo Federal, por meio de órgãos como o Ministério da Saúde, deve promover políticas públicas que disseminem informações sobre ás doenças mentais e incentivem a procura por profissionais da área, para que as pessoas percam cada vez mais seu preconceito e o diagnóstico dos pacientes sejam feitos no inicio para começo imediato do tratamento.

Compartilhar

5 Correções

  1. Gostei da redação, mas poderia ter se aprofundado mais, achei um pouco simples, mas soube desenvolver bem o tema, sugiro que coloque mais fontes para comprovar seus argumentos, uma citação nos argumentos cairia muito bem! No mais está ótima! Está no caminho certo, trabalhe mais a argumentação.

    Para mim vale 860.

    • 1
  2. Competência 1: Apresenta domínio mediano da escrita formal por apresentar diversos desvios gramaticais. Nota: 160
    Competência 2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente a partir de um repertório sociocultural produtivo e bom domínio sobre o modelo textual dissertativo-argumentativo. Nota: 200. Ainda assim, poderia ter deixado a tese mais clara.
    Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões sobre o tema proposto em defesa de um ponto de vista de maneira consistente e organizada. Nota: 200.
    Competência 4: Apresenta partes do texto com poucas inadequações e apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos. Nota: 160.
    Competência 5: Apresenta com detalhes uma proposta de intervenção relacionada ao tema e à discussão levantada. Nota: 200. Ainda assim, poderia ter evitado a imprecisão destacada.

    • 1
  3. Achei sua redação boa, mas acho que poderia aprofundar mais nos desenvolvimentos e na conclusão. Fique atento em alguns erros gramaticais, lembre-se que tem uma competência que analisa somente a escrita formal da Língua Portuguesa.

    Recomendo que você coloque dados que comprovem o seu argumento e a fonte de onde eles vieram. Porque os seus argumentos precisam ter uma base.

    • 1
  4. Bom dia, sua redação tá no rumo certo viu.
    Todavia,vc foi muito simples faltou mais detalhes.

    Se o objetivo é apenas fazer uma simples redação escolar ou coisa do tipo tá legal. Mas se for para o enem, indico ler algumas redações nota mil e tentar entender as ferramentas usadas pelos seus escritores contemporâneos .

    Tirando isso sua redação em dava::::::: 900p

    • 1
  5. Oi,tudo bem? Rosi Toti,vc poderia corregir a minha redação,por favor? Gostei do modo como vc corrige os detalhes tão minuciosamente.

    Quanto à redação em discursão :

    1 parágrafo: Sobre o repertório da arte grega,não vi muita relação com o tema proposto mas talvez sirva também . Quanto à tese,sempre é importante expor quais serão os problemas,que vc irá discutir no desenvolvimento do texto e aquí faltou esse detalhe.

    2 parágrafo- Faz falta um repertório nesse trecho contundente ao problema que você está discutindo. Além disso,o uso dos conectivos poderia ser mais diversificado.

    3 parágrafo- Esse trecho poderia ser melhor trabalhado também detalhando a maneira como a OMS mostrou essa informação e expor um repertório sociocultural para facilitar a sus argumentação. Apesar da grande validade do argumento,ele foi não tão bem trabalhado.

    4 parágrafo- A ideia é boa mas poderia ser melhor trabalhada e obedecer os cinco detalhes : Quem faz,o que faz,para que,como.

    Nota : 680

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.