Iniciante

O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira – QUAL PONTUAÇÃO?

  • 0

A saúde é inquestionavelmente um dos assuntos que mais geram preocupações entre as pessoas: qualquer mal estar se torna um motivo para que a maioria dos indivíduos consulte um médico. Entretanto, em relação à saúde mental, é evidente a existência de um receio relacionado à procura de um profissional, o que ocorre devido aos estigmas relacionados às doenças mentais, consolidados na sociedade brasileira.
A princípio, é válido ressaltar que os problemas vinculadas à saúde física têm maior relevância no ideário brasileiro do que os ligados à saúde mental. Esse aspecto é evidente ao se analisar as ações desenvolvidas pelo governo, que prioriza o fornecimento de profissionais e locais para a recuperação física das pessoas, deixando de prestar atendimento psicológico à maioria da população residente no Brasil. Dessa forma, cidadãos que sofrem com problemas como a depressão – doença que atinge cerca de 46% da população brasileira, de acordo com dados divulgados em 2017 pela Organização Mundial da Saúde – não conseguem ter um primeiro contato com um psicólogo, que é indibubitavelmente importante para as suas plenas recuperações.
Ademais, a esteriotipização de pessoas com doenças mentais como sendo visivelmente tristes ou descontroladas dificulta a constatação de possíveis anormalidades psicológicas, que geralmente é feita por familiares ou amigos. Segundo o sociólogo Émile Durkheim, a consciência coletiva exerce coerção sobre a individual, e as atitudes de cada indivíduo podem ser explicadas a partir da sociedade em que vive. Nesse viés, é relevante pontuar que a ideia de um padrão comportacional típico de um indivíduo atingido por um problema mental foi criada por toda a sociedade brasileira com base em preconceitos, que renegam a gravidade ou mesmo a existência de doenças mentais, que chegam a ser consideradas como apenas “frescuras”.
Em suma, os estigmas associados as doenças mentais constituem um problema a ser enfrentado pela sociedade brasileira. Assim, cabe ao Ministério da Saúde, por meio da parceria com as secretarias municipais de saúde – cujo papel é promover ações que visem não somente a recuperação da saúde física dos cidadãos – , disponibilizar psicólogos em todas as Unidades de Pronto Atendimento, a fim de que todos os indivíduos brasileiros possam ter gratuito e fácil acesso ao atendimento psicológico. Dessa forma, haverá um grande progresso no reconhecimento da gravidade dos problemas psicológicos enfrentados pelo povo brasileiro.

Compartilhar

4 Correções

  1. Bom, você escreveu bem. Minhas observações são sobre os erros ortográficos, pois isso custou de você alguns pontinhos. Mas preciso elogia-lo, pois no 3 parágrafo você demonstra sua habilidade de relacionar outras áreas do conhecimento de modo coerente e claro, demonstrando seu domínio dos mecanismo de argumentação e de estrutura do tema, continue assim. Por isso, trabalhe mais sua ortografia e sua nota vai crescer muito mais.

    C1- 120, pois apresenta vários desvios gramaticais e de convenções de escrita;
    C2- 200, pois demonstra domínio excelente da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, com pelo menos um repertório produtivo;
    C3- 160, pois apresenta fatos, informações e opiniões de modo contundente e bem articulado;
    C4- 160, usa de forma excelente os conectivos de ligação;
    C5- 160, pois tem uma boa proposta, mas pra mim faltou alguns detalhamentos para concluir com excelência.

    • 0
  2. Olá 👋

    __________________________________________________________________________________________________
    __________________________________________________________________________________________________

    Achei sua redação muito boa, a pontuação não estava adequada, e é claro que poderia ter usado mais citações, mas fora isso está boa.
    Nota 600 👏

    • 0
  3. Ótimo texto!!!
    ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Apresenta alguns desvios na competência 1, mas a argumentação e a estruturação está ótima. Parabéns! +800

    • 0
  4. “A saúde é inquestionavelmente um dos assuntos que mais geram preocupações entre as pessoas: qualquer mal estar se torna um motivo para que a maioria dos indivíduos consulte um médico.”
    •Não há necessidade da utilização dos dois pontos nesse parágrafo tendo em conta que uma vírgula faria uso da pontuação correta nesse trecho.
    Entretanto a redação não fugiu do tema e está bem escrita.
    Ficou um pouco escassa apenas em citações e referências.
    Não dá para calcular uma nota exata,mas creio eu que mais de 500

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.