Estudante

O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

  • 1

  A princípio, a sociedade costuma julgar desde a ida à um psicólogo até a prescrição de medicamentos para doenças psíquicas. Há um preconceito enraizado justamente pelo fato dessas doenças serem pouco abordadas no cotidiano. A psicologia e psiquiatria são áreas que precisam sempre ser atualizadas e a falta de interesse da população por esses assuntos contribui com a descompreensão.

  Na VIII Conferência Nacional de Saúde, em 1986, foi formulado o conceito de saúde. Por meio deste, pode se compreender que não são todos que têm acesso à condições básicas; como por exemplo, habitação, emprego favorável, educação… A falta dessas condições pode resultar em um mal funcionamento da mente e, com o descuido, gerar transtornos mentais.

  Contudo, as redes sociais também podem ser agravantes da saúde mental. Na época medieval, o filósofo Platão criou a teoria do “Mito da Caverna”, essa teoria pode ser aplicada nos dias atuais quando se utilizam redes sociais que ocultam a verdade, mostrando vidas perfeitas que não existem fora da internet, e manipulando a todos para seguirem esse modelo e não quebrarem esse ciclo.

  Portanto, seria viável a conscientização, desde o ensino básico, da importância do cuidado da saúde mental. Os profissionais da área da saúde deveriam buscar a união e recomendar a ida ao psicólogo e psiquiatra assim como se recomenda ir ao médico clínico geral. Por fim, a população deveria se mobilizar para mostrar e normalizar a vida real mas redes sociais, afinal, como disse Martin Luther King: “Toda hora é hora para fazer o certo.”.

 

Avaliem no modelo do ENEM (competências), por favor.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá Agatha, vou avaliar seu texto conforme as 5 competências exigidas pelo Enem e comentar os motivos das notas.

    C1 – 200 (excelente domínio da norma culta, sem reincidência de desvios gramaticais.
    C2 – 200 ( tem bom domínio da estruturação do texto e teve várias citações de outras áreas do conhecimento que embasaram bem suas argumentações)
    C3 – 160 (apresenta argumentações relacionadas ao tema, com indícios de autoria)
    C4 – 80 (tem pouquíssimos elementos de coesão entre as frases dos parágrafos, as informações ficaram soltas)
    C5 – 40 (a proposta de intervenção foi muito vaga, não foi direta ao ponto, não plausível quando falou sobre os profissionais da saúde recomendarem, porque já fazem isso. Uma dica é, em sua PI, tentar responder as seguintes questões: quem? como? por meio de que? é plausível? para que?

    Agora vamos aos elogios, rsrs!
    Deu pra perceber que você fez um projeto de texto pois suas ideias estavam muito bem organizadas, não tangenciou ao tema seguindo a mesma linha de raciocínio até a conclusão, introduziu várias OAC’s (outra área do conhecimento).

    Só fique atenta aos conectivos dentro dos parágrafos, entre um parágrafo e outro você articulou bem. e atentar também para a proposta de intervenção. No mais, você arrasou e está de parabéns!!

    • 1
  2. Oi espero ajudar.
    .
    Intro: vc colocou uma alusão de outra área do conhecimento contextoualizou com a problemática e também ja pinselou seus argumentos que ira desenvolver nos outros parágrafos.
    .
    D1: toma cuidado com para que sua frase nao fica muito confusa, tenta relacionar as sua ideias para que vc tenha uma PROGRESSÃO TEXTUAL, porque isso te ajuda na C2. Da uma lida antes.
    .
    ■■ Sempre que cita algum dado vc tem que falar da onde vc tirou ele. Isso pode tirar
    .
    Conclusão: Uma dica o Corretor nunca tem que corrigir sua a sua redação, ele tem que corrigir muitas redações, então tenta deixa sempre de maneira muito clara onde estão os cincos elementos. Exemplos: Fulando (quem) irá fazer aquilo (modo) por meio (meio) ai detalha, nessa hora recomento vc se pergunta como vai fazer? O que vai usar? Pode ser fito que que forma? (detalhamneto) a fim de (finalidade)

    • 0
  3. Olá! Irei analisar sua redação de duas formas, parágrafo por parágrafo e dentro das cinco competências.

    Introdução (1° Parágrafo): A oração utilizada para iniciar o texto é uma curta narrativa bem empregada. A segunda oração funcionou como uma contextualização, entretanto, não foram utilizados conectivos para ligar as oração no parágrafo. O uso dos termos “julgar”, “preconceito” foram bem empregados e destacaram bem “estigmas”. Entretanto, “descompreensão” tem sentido de abandonar uma ideia e ao ser usada junto a “preconceitos” gera uma contradição de sentidos. O uso de áreas da medicina voltadas as “doenças mentais” não substitui a expressão e se afasta de estigmas, enfraquecendo sua tese. No geral, a introdução apresentou: Repertório (25%), contextualização (20%) e teses (15%), faltando porém a justificativa do tema (0%). Portanto, a introdução alcançou 60% do objetivo.

    Desenvolvimento 1 (2° parágrafo): O primeiro desenvolvimento deve ser utilizado para através de argumentos defender a sua primeira tese. No seu caso você deveria retomar a tese de que nem todas as pessoas convivem com doenças mentais no seu cotidiano e explicar como isso corrobora para a manutenção dos estigmas na sociedade. Entretanto ocorreu uma conceituacão de saúde e de como surgem doenças mentais, que não cumpre com sua primeira tese e tangencia o tema, já que deveriam ser abordados os estigmas e não as doenças. No geral, o desenvolvimento apresentou: Repertório (25%), não apresentou argumento que sustentasse a tese da introdução (0%), logo não apresentou contextualização que ligasse o repertório ao argumento e a tese (0%), e consequentemente não concluiu como a tese, o argumento e o repertório se relacionam ao tema. Portanto, o desenvolvimento 1 alcançou 25% do objetivo.

    Desenvolvimento 2 (3° parágrafo): aqui já ocorre uso de um conector, embora não faça sentido utiliza-lo, uma vez que o segundo desenvolvimento deve tratar da segunda tese e não ser uma extensão da primeira, mas felizmente houve apresentação de um argumento, repertório, contextualização e conclusão, ainda que não tenha sido evidenciada uma tese que possa se relacionar claramente com os argumentos, entretanto, mesmo que forçosamente, pode-se deduzir que as redes sociais e a “cultura da felicidade” contribuem para que as questões psíquicas não sejam abordadas no cotidiano e que isso acaba por gerar desinteresse da sociedade em compreender estas condições. No geral, o segundo desenvolvimento apresentou argumento que defendesse a segunda tese, ainda que forçadamente (15%), apresentou repertório muito bem empregado e condizente com o argumento (25%), uma ótima contextualização (25%), mas faltou concluir porque o argumento, o repertório e a tese se relacionam ao tema (0%). Portanto, o desenvolvimento 2 alcançou 75% do objetivo.

    Conclusão (4° parágrafo): Não houve retomada do tema! Não houveram, em nenhuma das duas propostas de intervenção a abordagem de “como?” e “para qual finalidade?” e nem detalhamento (um aposto explicativo do sujeito ou uma exemplificacão/explicação do modo/meio). Não se deve propor nada com futuros do preterido (“deveria”, “poderia”), ou o agente “deve”, “pode” ou não! Ocorreu um fechamento do texto através de um repertório! Entretanto, busque retomar um repertório citado durante o texto, de preferência na introdução para ligar, conectar toda a sua escrita e demonstrar que houve um planejamento prévio. Utilize conectores (“assim”, “logo”, “ademais”, “além disso”, “concomitantemente”…) nas propostas e entre elas, além de em todo o seu texto para conectar todas as orações, teses, argumentos, repertório, interpretações e conclusões. No geral, a conclusão apresentou retomada, ainda que confusa (10%), apresentou a proposta 1, mesmo que sem 3 dos 5 fatores de intervenção (10%), apresentou a proposta 2 nos mesmos moldes da primeira (10%) e fechamento, ainda que desconexo do resto do texto (20%). Portanto a conclusão alcançou 50% do objetivo.

    Nota geral definitiva: 210% ÷ 4 = 53%

    Competência 1: Não há desvios que comprometam o entendimento do texto.
    Nota: 200 pontos.

    Competências 2,3 e 4: usarei a nota geral definitiva.
    Nota: 110 pontos nas três competências.

    Competência 5: a mesma nota da conclusão.
    Nota: 100 pontos.

    Nota final definitiva: 630 pontos. (Modelo ENEM).

    Dicas: elabore bem suas teses. Faça o primeiro desenvolvimento com um argumento para sua primeira tese. Faça uma proposta de intervenção para sua primeira tese. Faça a mesma coisa para a segunda tese, só que no desenvolvimento 2 e na segunda proposta de intervenção. Aponte QUEM “”deve”” fazer o QUE,de que MODO e PARA QUAL FINALIDADE. Não se esqueça do detalhamento por exemplo: “O MEC ‘- órgão responsável pela educação no país -‘ deve …” você detalhou o agente através de um aposto que explica qual a função do agente (aposto explicativo) o que já serve como detalhamento. De atenção a sua introdução e a conclusão, geralmente os corretores leem primeiro a introdução e depois a conclusão e somente depois o resto da redação para poupar tempo e ver se você colocou os pontos principais.

    Você escreve muito bem, tem muito potencial, aperfeiçoue-o e com certeza chegará ao 1000, estude a teoria da redação, a forma como de dividem os parágrafos, as subdivisões, como se cada parágrafo fosse um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão! Espero que tenha gostado da correção! Levei 2 horas para fazê-la. Parabéns e continue estudando!

    • 0
  4. Competência 1 – 160 › Poucos erros de português, mas são suficientes para não tirar 200. Ex ( 1ª linha > não existe crase nesse “a”; 9ª linha > “pode se”; 10ª linha > o certo seria “às” e não “às”
    Competência 2 – 160
    Competência 3 – 120 › Poderia ter argumentado melhor, por exemplo, no segundo parágrafo de desenvolvimento, mostrado causas, consequências ou, até mesmo, explorado mais o tema em questão.
    competência 4 – 120 › Poderia ter utilizado mais conectivos para melhorar a coesão do seu texto.
    competência 5 – 80 › sua proposta de intervenção ficou incompleta, pois vc optou por duas ações diferentes e não detalhou nenhuma delas

    Nota: 660

    • 0
  5. O cenário atual permite que o aluno se torne protagonista do seu próprio desenvolvimento. Entretanto, para evitar um mau desempenho escolar, as instituições de ensino precisam focar no desenvolvimento das competências e habilidades dos seus estudantes.

    Ademais, no currículo tradicional, o educador domina a sabedoria e repassa as informações aos estudantes — que devem decorar ou apenas assimilar o conteúdo.

    Porém, atualmente, o conhecimento é aberto a qualquer pessoa com acesso à internet. Assim, muito mais do que saber, é essencial entender como aplicar esse conhecimento.

    Pensando nisso, preparamos este artigo para você realizar uma avaliação contínua das competências e habilidades dos alunos, a fim de adotar medidas para melhorar a performance escolar. Boa leitura!

    • -4

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.