As doenças mentais estão cada vez mais presentes na sociedade atual, e muito desses distúrbios podem estar relacionados à crises noogênicas, descritas por Viktor Frankl. Um dos agravadores dessas condições é a falta do reconhecimento da seriedade destes problemas por parte da população, que acaba ignorando ou considerando algo fútil quando alguém lhes diz que que possui algum tipo de transtorno mental como, por exemplo, ansiedade.
As crises noogênicas, isto é, crises existenciais acabam se tornando frequentes nas pessoas de meia idade, aquelas que, em média, possuem de 30 à 40 anos. Geralmente, essa crise ocorre quando a pessoa consegue atingir suas metas de vida. Com isso, ela fica sem um direcionamento na vida, sem um porquê de viver.
De acordo com George Bernard, quem não consegue mudar sua mente, também não consegue resolver problemas. Análogo à isso, temos uma sociedade que desconsidera àquela ansiedade de um vizinho, de um amigo, àquela que, quando um amigo, que era presente em todas as confraternizações, deixa de participar de meios sociais, não faz nada, apenas se cala. Nessa perspectiva, a sociedade adquiriu uma forma de pensar errônea, que não ajuda a resolver o problema, e sim atrapalhar ou agravar este.
De acordo com Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa as você pode ter para mudar o mundo. Seguindo essa linha de raciocínio, o estado deve incrementar nas instituições de ensino a logoterapia; que, por sua vez, vai ensinar os alunos a evitarem problemas noogênicos. Também na instituições de ensino, para resolver os problemas sociais à respeito do pensamento errôneo adquirido por boa parte da sociedade, deve- se proporcionar palestras constantes sobre o perigo das doenças psiquiátricas, e inserir uma matéria no ensino médio sobre saúde mental, visto que as doenças psicológicas são o mau do século.
DaviiiGabriel
• C1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 80 (encontrei muitos erros de pontuação – 2 vírgulas na introdução, 1 vírgula no D1, várias no D2 e na intervenção – de coesão entre frases e de palavras coloquiais, como a frase “àquela que, quando um amigo, que era presente em todas as confraternizações, deixa de participar de meios sociais, não faz nada, apenas se cala”)
• C2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 120 (Você fez bom uso das áreas do conhecimento que tinha, mas, em relação à adequação do texto ao tema, o seu D1 está totalmente expositivo, sem a abordagem do tema central. Já o D2 aborda o tema central, possui um centro de opinião, no entanto, poderia ser melhor explorado)
• C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 100 (Acredito que o seu D1 irá lhe prejudicar muito nessa competência, uma vez que vc fez um parágrafo expositivo. Além disso, seu argumento em D2 também poderia ser melhor desenvolvido).
• C4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160 (Você iniciou o texto sem abordar os conectivos. No entanto, a partir do meio do D1, você fez bom uso de conectivos e isso foi bom para sua competência IV)
• C5 – Proposta de intervenção respeitando os direitos humanos: 180 (Proposta 1: faltou o modo como a ação será feita e o detalhamento referente a essa proposta. Proposta 2: Proposta completa com os 5 elementos mínimos para uma boa intervenção. Parabéns!)
Nota final: 640
C1 160 – Poucos erros gramaticais e ortográficos
C2 : 80 – Pouco repertório pertinente e produtivo
C3 120 – Tangenciou o tema ( não falou sobre os estigma associado a doenças metais ) e não apresentou tese
C4 : 80 – pouco conectivos nos parágrafos
C5 : 120 – Faltou o modo meio e o detalhamento
Nota final : 560