Iniciante

O estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira .

  • 1

O livro “Assim falou Zaratustra ” , escrito por Friedrich Nietzche , narra a história de Zaratustra que busca entender os pensamentos de sua época, para que o mesmo possa compreender seu propósito existencial . Hordienamente , com o padrão social rigidamente estabelecido pelas mídias digitais , inúmeras pessoas questionam sua existência assim como o protagonista da obra . Na tentativa de se encaixar no modelo estabelecido pela sociedade , grande parte dos indivíduos sofrem de desgaste emocional e mental , o que pode gerar doenças como depressão , ansiedade , síndrome do pânico e transtorno de bipolaridade .

Em primeira análise , jovens e adultos são os que mais sofrem com problemas mentais , visto que a pressão psicológica estabelecida por diversas vertentes sociais resulta no declínio mental do ser humano . Primeirannete , os jovens tendem a lidar com a pressão bilateral do âmbito escolar e familiar que buscam inserir o indivíduo no meio social . Em paralelo , os adultos sofrem mentalmente no ambiente de trabalho por conta da carga horária alta e trabalho pesado .

Em segunda análise , um fator propulsor para o aumento do número de pessoas afetadas por doenças mentais é a internet , já que o estilo de vida mostrado nas redes sociais não corresponde a realidade de muitas pessoas . Ademais , tais doenças resultam diversas consequências como o distanciamento familiar e falta de disposição para realizar atividades simples do cotidiano . Vale ressaltar que em alguns casos o suicídio é uma tentativa de cessar com o desgaste emocional e suas consequências .

Logo , cabe ao governo em conjunto com o ministério da educação implantar nos colégios acompanhamento psicológico para que o indivíduo se desenvolva mentalmente saudável , a família por sua vez deve ficar atenta ao comportamento se seus membros para assegurar o bem estar psicológico de cada um . Desse modo a saúde de todos será colocada como prioridade ,assim como a Constituição Federal promulgada em 1988 assegura.

Compartilhar

6 Correções

  1. As colocações dos amigos estão todas corretas. Faltou um projeto de texto alinhado com o tema – “estigma” te assustou? Eu achei bem escroto o Enem usar essa palavra, ao invés de “preconceito”. Os professores não devem pesar tanto na nota de quem ignorou essa palavra, apesar de uma leitura atenta ao 2º texto de apoio garantir a compreensão do que o Enem pedia. Vamos ver onde você vai perder ponto.

    C1: 120 (apesar da boa estrutura sintática, considero que foram “alguns” desvios, o que puxa a nota para 120)
    C2: 120 (repertório não legitimado – Nietzsche não me parece estar ligado aos seus argumentos)
    C3: 120 (projeto de texto com algumas falhas – Nietzsche sem produtividade argumentativa, Constituição como uma informação nova no final, argumentos precisando de um reforço técnico, que fosse um exemplo, uma autoridade, um dado, uma exploração de causas…)
    C4: 120 (presença regular de conectivos – seu texto tem poucas palavras na parte que é principal para essa avaliação, que é o Desenvolvimento; você pode ganhar 160 aqui se o seu corretor entender que a presença de conectivos é “constante”, eu não acharia nenhum absurdo)
    C5: 160 (o que conta para essa competência aqui é a quantidade de elementos que a sua proposta trouxe, não se é a proposta é rasa – porque, quando o corretor acha que está superficial, ele desconta no projeto de texto, não na proposta. Contei Agente, Ação e Efeito. Faltou o Modo, em qualquer uma das suas duas propostas, e Detalhamento de algum desses 4 elementos que você tinha que trazer).

    Ao que me parece, você está aqui há pouco tempo. Talvez não quisesse uma avaliação assim, mas com mais sugestões de caminhos de melhora para o próximo Enem. Se for esse o caso, fique à vontade para me chamar; posso ajudar mais do que simplesmente dando nota.

    • 2
  2. Competência 1 – Língua Portuguesa:
    180 pontos: Demonstra bom domínio, com poucos desvios.

    Competência 2 – Abordagem/gênero:
    140 pontos: Argumentação consistente e bom domínio das estruturas proposição, argumentação e conclusão. Embora tangencia ao tema.

    Competência 3 – Defesa/Coerência:
    140 pontos: informações, fatos e opiniões relacionam-se ao tema, de forma organizada, com indícios de originalidade, defendendo o ponto de vista, .

    Competência 4 – Coesão e Articulação:
    160 pontos: Repertório diversificado de recursos coesivos e articulação com poucas inadequações entre as partes do texto

    Competência 5: Proposta de intervenção:
    140 Pontos: Elabora bem a proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

    Nota: 760
    (Mas pode atingir os 800, os corretores tem um olhar muito mais prático, quanto à redação. 😊)

    • 1
  3. Eu gostei muito da sua redação, você utilizou referências muito boas na incorporação do seu texto e conseguiu estabelecer boas ideias. Encontrei alguns erros de gramática, você também tangenciou um pouco do tema, pelo fatp de não ter falado sobre o preconceito. A sua conclusão também não ficou muito completa, você deveria ter trabalhado mais nela. Más fora alguns erros, eu achei muito boa. 760

    • 1
  4. • Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160 (encontrei alguns erros de coesão, vírgula, pontuação em geral, e pequenos erros em palavras – mas me limito a dizer que pode ter sido no momento da transcrição)
    • Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 160 (Você usou duas áreas do conhecimento, Nietzche e a Constituição, mas nenhuma relacionada aos seus argumentos, isso pode baixar sua nota na competência II)
    • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120 (Você falou sobre doenças mentais, mas não falou sobre os estigmas relacionados a elas)
    • Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200 (Boa utilização de conectivos, parabéns!!)
    • Proposta de intervenção respeitando os direitos humanos: 120 (Você apresentou propostas, mas foram propostas rasas, sem detalhamento de elementos)
    Nota final: 760

    • 1
  5. Parabéns pelo seu texto👏
    Achei que tangenciou um pouquinho por não se atentar ao recorte do tema ESTIGMA , pois o problema apresentado na proposta não é às doenças mentais em sí , mas o preconceito que as pessoas que possuem sofrem. Então, acho que poderia ter se atentado mais ao recorte proposto. Ao mais sucesso, vai dar tudo certo 🙌

    • 1
  6. Eu achei que vc tangenciou o tema pelo fato de não ter se atentado ao recorte “ESTIGMA”. Pois, o problema não era às doenças mentais em sí, mas o preconceito que as pessoas que possuem sofrem. Logo, ao longo do texto não vi nenhuma argumentação em relação ao estigma, preconceito, indiferença que os indivíduos sofrem. O texto está bom, mas isso realmente deixou a desejar . Além disso, na conclusão eu não consigo identificar por qual meio fará a ação que propôs.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.