No filme “O Coringa”, o personagem principal “Arthur Fleck” sofre de problemas psíquicos, o que faz com que ele seja discriminado por causa de sua saúde mental. Fora da ficção, vê-se que o problema enfrentado pelo protagonista é cada vez mais comum na sociedade, tendo em vista o estigma relacionado às pessoas que sofrem de problemas mentais no país. Nesse sentido, tal questão persiste devido ao preconceito da população, e também, pela falta de capacitação de profissionais da educação especializados na saúde mental de seus alunos.
Em primeira análise, é inegável a persistência do preconceito em relação as pessoas que sofreram de algum problema psíquico. De acordo Albert Einstein, seria muito mais fácil desintegrar um átomo, do que o preconceito. Nesse contexto, é perceptível o quanto as diferenças na sociedade são excluidas e ridicularizadas, ao ponto de duas pessoas utilizarem termos como “louco, maluco, pertubado”, como formas de ofensas. Desse modo, só revela à falta de respeito e de empatia com o próximo.
Em segunda análise, fica evidente a falta de capacitação de profissionais da educação para lidarem com a saúde mental de seus alunos. Segundo a Constituição Federal de 1988, assegura à todos o direito a saúde e ao bem-estar social. No entanto, esse direito não é garantido de fato, pois, o Estado não investe em profissionais capacitados a lidarem com os problemas e os anseios de seus jovens. Dessa forma, muitos adolescentes sem o apoio da escola e da família, acabam, muita vezes, por se sentirem excluídos da sociedade por não saberem lidarem com os seus medos e com a sua saúde.
É necessário, portanto, que medidas sejam feitas para mitigar o estigma relacionado às doenças psíquicas no país. Para isso, cabe ao Ministério da Cidadania em parceria com as mídias digitais como: YouTube, Facebook, Twitter, a criação de campanhas publicitárias com o enfoque aos problemas relacionados a saúde mental, por meio de investimentos públicos com o apoio de empresas especializadas no ramo. Ademais, cabe o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Saúde, a implementação de profissionais capacitados sobre os problemas psíquicos nas escolas, por meio de projetos de leis entregue à Câmara de Deputados. A fim de que ambas as medidas acabem com o estigma associado às doenças mentais. Assim, a realidade enfrentada pelo personagem Arthur Fleck, no filme “O Coringa” ficará restrita à ficção.
(POR FAVOR ,GOSTARIA QUE ESSA REDAÇÃO FOSSE CORRIGIDA,EM RELAÇÃO AS COMPETÊNCIAS DO ENEM. MUITO OBRIGADO :)
Laysalacerda
Redação bem legal, bem estruturada, com recortes temáticos pertinentes. Porém, conectivos como “primeiramente” e “em segunda análise” não são mais considerados articuladores interparagráfos, mas a penalização disso dependerá do corretor. No mais, atente-se um pouquinho mais à gramática!
C1: 180
C2: 200
C3: 200
C4: 180
C5: 200
lipearaujo
Ótimo texto!
É nítido que você se preparou para a prova!
Seus argumentos foram bem amarrados e coerentes com sua tese.
Percebi alguns erros de concordância principalmente na conclusão, mas não é nada que vai te despontuar tanto
1/160
2/200
3/200
4/160
5/160
Boa sorte na nota e nas provas de domingo
bielz09
Opa, tenha um bom dia.
—————————————————————
1. Língua Portuguesa
180
2. Abordagem / gênero
180
3. Defesa / coerência
200
4. Coesão e articulação
180
5. Prop. de intervenção
200
NOTA: 940
—————————————————————
Espero ter ajudado você.
Yasmim16
Eu não sou capaz de identificar um erro nessa redação, estrutura está ótima, citações muito boas e a sua conclusão fechando com coringa, parabéns de vdd.
” lidarem ” ficou estranho na frase mas acho que foi erro de digitação, e o ministério da saúde creio que seja o maior responsável, citar ele primeiro seria mais coerente mas de toda forma está ótima.