O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

  • -1

Hodiernamente, assuntos como saúde mental são trazidos à tona na sociedade brasileira. No entanto, aqueles que sofrem com desequilíbrios mentais não são compreendidos por diversos factores, seja pela dificuldade de interações sociais ou pela ignorância da população. Assim sendo, é fundamental ressaltar que doenças mentais são recorrentes na sociedade e devem ser amenizadas com o auxílio de todos.

Em primeira análise, o avanço tecnológico é um dos principais empecilhos causador dessa adversidade. Dessa maneira, os jovens tendem a reduzir interações sociais diretamente, elevando os casos de depressão, transtorno de bipolaridade e ansiedade. Em contra partida, a utilização da tecnologia como meio de comunicação é uma forma alternativa de induzir relações sociais, mesmo a distância, de forma que seja possível evitar problemas adjacentes à saúde mental.

Em segunda análise, o descaso da sociedade é um fator que causa omissão do estado psicológico da vítima. Nesse contexto, como aludido pelo rapper e poeta Fábio Azeredo em sua música De Volta Para o Futuro, “na era da cibernética a tristeza era uma doença e a alegria era uma droga sintética”, há refere dia da depressão e da utilização de medicamentos para reduzir seus efeitos nocivos. Ademais, em 2018 foi relatado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que a depressão é o transtorno mental mais recorrente e agravante, inclusive no Brasil.
Em síntese, é notório que atitudes devem ser tomadas para atenuar as dificuldades das vítimas de doenças mentais. Cabe, portanto à sociedade agir com empatia e solidariedade as vítimas e divulgar o Centro de Valorização a Vida. Além disso, o Ministério da Saúde em união com a OMS devem promover novas campanhas por meio de palestras com acompanhamento de profissionais qualificados, visando a conscientização da população local e a superação de doenças mentais no Brasil. Somente assim será possível melhoria das condições dos afetados e a redução de transtornos na sociedade contemporânea.

Compartilhar

2 Correções

  1. Gostei do seu texto. Na minha humilde opinião acho que vc deveria ter focado mais no recorte do tema “ESTIGMA”, pois o problema não é a doença mental e sim o preconceito que as pessoas que possuem sofrem. Então, acho que tangenciou um pouquinho por não ter se atentado ao recorte do tema. Ao mais parabéns, sucesso.

    • 1
  2. Olá, com base na minha humilde experiência, irei fazer algumas observações. O tema é apresentado de uma forma objetiva no seu texto, você desenvolve argumentos e conclui. Entretanto, há problemas de progressão, de relação temática, de gramática e de coesão. Além disso, não há os 5 elementos essenciais da conclusão.
    Aqui vai sua nota:
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160
    boa sortee!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.