Iniciante

O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. (correção com nota por competência pfvvr)

  • 0

Na série da Netflix “13 reasons why” é relatado a dificuldade em lidar com a morte de uma jovem em razão da depressão, que poderia ter sido evitada a partir da identificação do problema. De modo análogo, a realidade brasileira demonstra negligência e estigmatização em relação às doenças mentais, visto que o preconceito e as cobranças da comunidade pela perfeição acarretam a adquirição dos transtornos psíquicos nos brasileiros.

Primordialmente, a válido ressaltar que o preconceito com pessoas que apresentam transtornos mentais ocorre em todos os âmbitos. Assim, observa-se que a atitude discriminatória é, geralmente, impulsionada pela desinformação, pois não há a compreensão da gravidade da situação. Semelhantemente, durante o período da Idade Média era comum a negação das doenças psiquiátricas baseada em dogmas religiosos, os quais perduram na sociedade brasileira até os dias atuais. Dessa forma, percebe-se que a falta de conhecimento demonstra o avanço em relação ao aumento dos casos dos males psíquicos.

Outrossim, é notório a dimensão existente nos relatos de pacientes com quadro de transtornos mentais a necessidadede atingir a perfeição em suas vidas. Ademais, a pressão colocada sob os diversos campos de interação social prejudica a saúde mental da população, como a atual “onda do cancelamento” em redes sociais, causando perturbações psicológicas nas pessoas atingidas. Acerca disso, entende-se que a intolerância da sociedade ao perceber falhas na conduta é um agravante da situação.

Portanto, é nítido que a estigmatização das doenças mentais agrava a problemática na sociedade brasileira. Dessa maneira, é necessário que o Ministério da Saúde, órgão responsável pelo bem-estar da população, invista em melhorias dos tratamentos, por meio da construção de unidades exclusivas para atendimento de pacientes psiquiátricos, com a participação da família, a fim de desmistificar fatos irreais e contribuir para o conhecimento a respeito das doenças mentais, visando a diminuição dos casos de depressão e suicídios no país.

Compartilhar

4 Correções

  1. Acredito que tire uma nota alta, talvez seja descontado alguns pontos na competência 1, na 2 foi com certeza tira 200, a 3 seu projeto de texto tá excelente, e a competência 4 e 5 vc fecha também! Acredito que tire uns 960. E o mais importante, você não tangenciou o tema, o que muitas pessoas acabaram cometendo esse erro!

    • 0
  2. oi, acho que mesmo que englobando o tema, você poderia ter aprofundado bem mais sua introdução deixando mais visíveis os agentes causadores.
    no decorrer da redação, achei seu repertorio legal e abordou o tema sem a repetição da mesma coisa, só se atenta também um pouquinho mais na gramática.
    no geral ficou boa:)
    espero ter te ajudado

    • 0
  3. Eu achei sua redação ótima, porém alguns quesitos podem melhorar, como por exemplo o aprofundamento na sua tese de intervenção, ficaria perfeito se você ampliasse mais. Também senti falta de uma referência notória, fora isso, sua redação está muito boa, argumentos bons, acredito que você vai tirar uma boa nota.

    • 0
  4. sua redacao fico muito boa tem cuidado com ortografia com acentuação gráfica. a crase pontuaçao falta uma pouco de conectivos uma boa citacao na tem muitos sitia bom para estuda no internte seu argumentos fica muito boa tem sitia que muito bom https://blogdoenem.com.br/redacao-ortografia-enem https://www.infoescola.com/portugues/acentuacao-grafica

    • -2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.