O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

  • 0

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6 o direito a saúde, como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem se manifestado com ênfase na prática, quando se trata de doenças mentais na sociedade brasileira. Diante disso, fica claro que não só a falta de empatia mas também a ausência de tratamentos são necessários para combater o problema.

Primeiramente, convém ressaltar a falta de empatia como a principal causa do problema, como na série: ”Os Treze Porquês”, que é retratada a história de uma jovem que por sofrer diversos tipos de preconceitos acaba cometendo suicídio, fora da ficção, nota-se que muitas pessoas sofrem violência piscologica, não só pelos familiares e amigos mas principalmente eles, os mesmos que não percebem os sintomas da depressão e abalam ainda mais o problema. Logo é necessário que medidas sejam tomadas para amenizar o estigma.

Ademais, é evidente que o Brasil é considerado o país com maiores casos de depressão na América. Diante desse cenário, é inacreditável que o país continue assim, No entanto será necessário que tratamentos preventivos contra essas doenças seja aplicado e assim garantido o direito a saúde a todos cidadão, e evitando que esse entrave continue a perdurar.

Depreender-se, portanto, medidas interventivas necessárias para combater esse impasse. Para que isso ocorra será preciso que o governo tome providências por meio da mídia, a exemplo de: televisão, rádio e instagram e faça uma campanha de concientização, para que a sociedade tenha noção e perceba que todos tem direitos iguais. Além disso, as escolas devem fazer palestras por mediante aos professores e alunos para falar nas ruas sobre os tratamentos a depressão e outras doenças mentais, afim de que os indivíduos com tais problemas se consultem com profissionais da área de piscologia. Garantido assim que o estigma associado às doenças mentais na sociedade seja freado no Brasil.

Sou péssima em redação, aceito sugestões de como melhorar essa pra chegar em 1000, obrigada.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, Boa noite, vou tentar ajudar com alguns errinhos que identifiquei, mas também não sou especialista, certo.
    Erros que encontrei:
    -primeiro paragrafo: Devia ter uma vírgula depois de “conquanto”.
    -Segundo paragrafo: como colocou a sua citação entre aspas não era necessário o dois-pontos. “psicológica” está escrita da forma errada. Antes do “mas” devia ter uma vírgula por ser uma conjunção adversativa, nas conclusivas também se põe. depois de “logo” deveria ter uma vírgula.
    -Terceiro paragrafo: Antes da palavra “maiores” eu colocaria “os” para ficar com um entendimento melhor. a forma escrita certa do “seja aplicado” na frase é “sejam aplicadas”. Verifique antes de enviar se as palavras estão corretas.
    Sua redação apresentou referencias, mas não apresenta argumentos suficientes, acho que mais um argumento e ela ficaria “redondinha. Outro ponto, tente exemplificar melhor qual parte do governo está falando na proposta de intervenção, por exemplo: nesse tema poderia ser o Ministério da Saúde. As coisas que eu verifiquei que precisam de reparo são menores que os acertos, você aparenta ter um domínio e uma boa formula de redação.

    • 1
  2. Oi, Beatriz. Tudo bem?! Então, seu texto está muito bom. Entretanto, você precisa delimitar os seus parágrafos para que não seja penalizada em algumas competências. Por exemplos: deixar o seu posicionamento claro. Percebi que você usou a constituição de 88, proposta interessante. Mas, no primeiro desenvolvimento você repetiu uma nova Introdução ao invés de expor seus argumentos. Também precisa usar os conectivos adequado para as devidas ocasiões. Por exemplo, na frase: ” Logo é necessário que medidas sejam tomadas para amenizar o estigma.” essa frase deveria está no ultimo desenvolvimento, porque ela é um encaminhamento conclusivo, normalmente usado antecedente ao paragrafo de conclusão. Ademais a sua escrita é muito boa e tem uma proposta interessante. Só precisa de um pouquinho mais de atenção no modelo de redação. Espero ter ajudado.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.