Iniciante

O estigma associado ás doenças mentais na sociedade brasileira

  • 0

(Sou iniciante ainda, não sei corrigir minha redação direito e por isso peço ajuda a vcs. Provavelmente minhas correções tbm foram horríveis, se for possível detalhe cada ponto em que errei, principalmente questão de pontuação , vamos lá)

O Brasil é um país que tem altas porcentagens de morte causadas por doenças mentais.A sociedade não busca um certo conhecimento em relação a isso, talvez por comodismo de achar que o que sabem – o que é pouco – seja o suficiente. O transtorno depressivo e o transtorno de ansiedade afetam principalmente os jovens na faixa etária de 10 á 19 – no período da adolescência – Mesmo sendo doenças perigosas ela passaram a ser comuns, a cada 10 jovens 9 sofrem desses transtornos. Perda de entes queridos, traumas ou um lar no qual a família seja instável são fatos que desintegram a saúde mental, tornando mais fácil o acarretamento dessas doenças.

     A sociedade sofre de uma carência de educação emocional, não são preparados para isso. Buscar um conhecimento é essencial, até para um entender nosso e um saber de como lidar diante tal situação. Estresse emocional devido a relacionamentos, iniciação ao mercado de trabalho seriam outros motivos que levariam ao declínio da saúde mental. Como diz o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele, dessa forma o ser humano está se tornando individualista. Ignorar aquilo que está diante de você, não torna a situação e/ou problema menor.

     Uma postura diferente da habitual como: falta de apetite, alteração do humor com facilidade, estar triste constantemente, queda bruscas das notas e/ou desempenho na escola ou trabalho, são sinais que o corpo manda dizendo que já não estão bem. Atente-se aos sinais! Pode ser que as pessoas estão te pedindo ajuda

Compartilhar

5 Correções

  1. falta utilizar argumentos e contra propostas para solucionar o problema e faltou a confirmação baseada em fontes confiaveis dos seus argumento, o texto não pareceu a apresentação de um problema e uma solução, mas uma opinião, você poderia ter apresentado os problemas no primeiro paragrafo, desenvolvido o primeiro no segundo paragrafo, desenvolvido o segundo problema no terceiro paragrafo e solucionado no quarto. Ao citar as palavras deum filosofo deve colocar entre aspas.

    • 1
  2. Olá, vamos a sua redação
    A Macroestrutura do seu texto está desfalcada, a redação deve ter 4 parágrafos e não 3, sendo eles: Introdução, Desenvolvimento 1, Desenvolvimento 2 e Conclusão.
    Já na Microestrutura, procure utilizar de 6 a 7 linhas no máximo para a sua introdução, assim sobra 8 linhas para cada desenvolvimento e mais 7 linhas para a conclusão.
    O contexto e argumentos que você botou na sua introdução são bons e procure botar apenas 2 argumentos, mas você precisa procurar conectivos pois seu texto está todo “largado”, como se você tivesse pegado suas ideias e apenas colocado no papel, dessa forma o texto fica sem sentido e o corretor (se você estiver fazendo para modelo ENEM) não entenderá o que você quis expor a ele, outra coisa, procure ter um repertório, você pode usar citações de filósofos ou sociólogos, utilizar um contexto histórico, até mesmo filmes, séries ou livros que abordem o tema escolhido para a sua redação.
    No seu desenvolvimento você expõe que as pessoas sofrem de carência emocional mas não explicou o porque, dessa forma seu texto fica muito vago e não há entendimento do mesmo, a citação filosófica sempre deve estar entre aspas.
    Na Conclusão procure fazer a retomada do tema e dos argumentos usados, utilize conectivos e procure usar agente, ação, modo/ meio, efeito e detalhamento.
    Agente: você pode usar ministérios e programas governamentais, utilizar a União em parceria com mídias socias e etc.
    Ação: ( o que?) você deve utilizar de uma ação que vá solucionar os problemas que você botou no argumento 1 e 2
    Modo/Meio: ( como?) você tem que definir como a solução do seu problema vai ser aplicada na sociedade
    Efeito: ( para que?) você tem que pensar nas consequências que a solução do seu problema vai trazer para a nação
    Detalhamento: você vai detalhar/explicar melhor o modo/meio, ou seja, explicar bem a solução do seu problema.
    Espero ter ajudado, abraços

    • 1
  3. Olá! Primeiramente, parabéns pela redação e pelo empenho de escrevê-la.

    •Colocações iniciais
    – >Um modelo padrão de redação do Enem contém 4 parágrafos. Não é obrigatório usar esse modelo,mas ele é bem mais fácil pois é mais bem distribuído. (Introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão).

    -> outra coisa muiito importante é usar conectivos. A redação só vai fluir bem se você usá-los nos parágrafos,por isso eu recomendo muito que você pesquise na internet e estude essas palavras conectoras porque elas vão contar bastante na nota.

    -> usar filmes e livros é outra dica boa,porque além de ser fácil,tem muito valor na nota da redação.

    -> escrever uma redação é mais que mostrar seu ponto de vista,você tem que procurar dados e alusões que se encaixem no tema para que você comprove o que você está dizendo.(obs: sua argumentação é muito forte,por isso é só jogar um dado estatístico no meio,por exemplo,que é sucesso.)

    •Paragrafos
    1- comece com um tópico frasal,filme,livro,etc. A primeira frase é muito importante para contextualizar o tema. Você disse que o país tem muitas mortes causadas por doenças mentais,mas você deveria ter colocado um dado estatístico,por exemplo,para mostrar que o que você disse é verdade.
    Você deveria ter colocado nesse parágrafo (dica): uma alusão;falar que o tema da redação é um problema no país;dois problemas sobre o tema e seu ponto de vista quanto a eles.

    2- você poderia ter escolhido um dos dois problemas do 1 parágrafo e ter explicado ele. Colocar dados e obras literárias seria muito bom. Sua argumentação é bem boa,mas colocar problemas demais num parágrafo só faz com que você o explicite de forma muito superficial,e o correto seria justamente focar numa pauta só e explicar ela tim tim por tim tim.

    3- nesse você poderia fazer o mesmo do parágrafo anterior,porém aqui você iria falar sobre o segundo problema do 1 parágrafo.

    4- você não fez esse parágrafo, mas a proposta de intervenção é obrigatória e ela deve ser muito bem feita.
    Eu recomendo que você pesquise na internet vídeos sobre a proposta de intervenção da redação que você vai enteder direitinho a estrutura desse parágrafo,que deve apresentar uma ou mais formas de resolver as problemáticas apresentadas no texto.

    No mais é isso. Parabéns novamente pelo esforço e continue treinando bastante!

    • 1
  4. Vamos la, serei mais breve e simples com algumas dicas.
    primeiro, procure definir um número de linhas para cada parágrafo, sendo recomendado de 5 a 8 linhas para cada, até gerar um texto com 30 linhas (se possível, deixar 8 linhas para a conclusão)
    segundo, usar mais conectivos, cada parágrafo deve estar conectado entre si, seja após as pontuações como no começo de cada parágrafo, pra evitar, assim, a fuga do tema do texto.
    terceiro, usar mais alusões, sejam históricas, filosóficas etc, quanto mais tiver no seu texto, melhor. outra dica é usar cenas de filmes, livros, coisas do mundo para associar ao tema, o que facilita na hora de desenvolver o tema, pois pode usar qualquer área q vc goste.
    e por fim, na conclusão, mencionar órgãos públicos que possam resolver o problema citado nas duas teses, e de preferência usar duas conclusões diferentes.
    espero ter ajudado.

    • 1
  5. Olá,vou apontar alguns pontos que acho que podem melhorar na sua redação.
    Primeiramente,uma redação padrão tem 4 parágrafos,e você escreveu apenas 3!
    Os parágrafos que você deve dissertar são: Introdução,desenvolvimento 1,desenvolvimento 2 e conclusão.
    Introdução: Você fez uma introdução muito grande,o que n é adequado,ela deve ter em torno de 5 a 7 linhas. além disso,você apontou muitos problemas,minha dica é que você cite apenas dois,pois eles deverão ser explicados nos parágrafos de desenvolvimento,caso não haja essa explicação da problemática sua nota será reduzida. É interessante trazer fontes confiáveis para comprovar sua tese e fazer uma boa contextualização,pode ser um fato histórico,um filme,um acontecimento na mídia ou,no seu caso,onde foram citadas estatísticas,qual foi o jornal ou meio de comunicação que você usou para saber disso?
    Desenvolvimento:O ideal é escrever dois parágrafos de desenvolvimento,em média 7 linhas para cada. Você diz “a sociedade sofre de uma carência emocional”, Por quê? Ficou vago,não houve a explicação da sua opinião. Na citação de um filósofo,sempre dever haver aspas,por exemplo,Como diz o filósofo Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Não houve a retomada dos problemas que foram citados na introdução,você n explicou pq eles são um problema! Não houve o uso de conectivos,sempre que iniciar um parágrafo você deve usa-los exemplo:primeiramente,dessa maneira,nesse viés. Dica:para desenvolver um bom desenvolvimento pense,Pq isso é um problema? e oq impede de ser solucionado? assim você conseguira desenvolver bem.
    Conclusão:A conclusão não segue o modelo enem,para fazer uma redação no estilo do enem você deve trazer uma solução ao problema.Por exemplo:’O Brasil é um país que tem altas porcentagens de morte causadas por doenças mentais’,quem pode fazer com que essa realidade mude?O governo,a população ou a mídia? O que eles devem fazer para solucionar o problema? políticas públicas,manifestações ou conscientização conjunta? Por meio de que eles vão garantir essa solução? pela internet,maior disponibilidade de psicólogos ou programas de saúde? Oq irá acontecer no final?as pessoas terão mais saúde mental,os estigmas serão dissipados,os tabus serão quebrados? Citando o Agente,o meio,modo e a conclusão final,você conseguira fazer uma conclusão estilo enem. Seja impessoal na sua redação,não tente se comunicar dessa maneira com o interlocutor ‘Atente-se aos sinais! Pode ser que as pessoas estão te pedindo ajuda’
    E no final o mais importante,você se desviou do tema quando não falou sobre os estigmas,ou seja,o preconceito que as pessoas tem com a população que possui alguma doença mental.

    espero ter ajudado!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.