O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

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Favor, corrigir em modelo ENEM, obrigada :)

Na música “this is my trying”, a cantora e compositora Taylor Swift narra sob a perspectiva de uma pessoa com a saúde mental debilitada, falando de oportunidades perdidas e de como ela é vista de forma negativa. Semelhantemente, está enraizado na sociedade brasileira o estigma relacionado às doenças mentais, uma vez que existe uma má representação de doenças mentais na mídia, assim como a tendência à rejeição do que não se entende.

A priori, quando se trata de representação de personagens com problemas mentais, peca-se quantitativamente e qualitativamente. Para exemplificar, na série estadunidense “13 reasons why”, a personagem principal Hannah Baker comete suicídio e deixa fitas cassetes para 13 pessoas que são, conforme sugere o título, as razões pelas quais ela se suicidou. Porém, essa representação do suicídio como um ato de performance e o jogo de responsabilidade que se segue em nada ajuda na imagem de uma pessoa depressiva, ao contrário, reenforça esteriótipos de alguém problemática que só está em busca de atenção.

Segundamente, é notável que as pessoas tendem a se afastar do desconhecido. Por analogia, no livro “Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban”, o personagem Harry é afetado por criaturas chamadas dementadores, motivo pelo qual se torna causa de piada entre alguns outros alunos. Mais tarde, a autora do romance, J.K. Rowling, informou que tais criaturas eram analogias à depressão. Então, o paralelo entre o comportamento preconceituoso no livro e na realidade é facilmente identificável, ambos afetando a vida e auto-estima do descriminado.

Portanto, faz-se necessário que o Ministério da Saúde, com apoio de psicólogos, deve promover o debate e a desmistificação das doenças mentais por meio de campanhas com apelo emocional, envolvendo o relato de pessoas que sofreram e sofrem dessa problemática, a fim de proporcionar a conscientização em relação a esse tópico.

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5 Correções

  1. Quando dois advérbios de modo aparecerem em sequência, acrescente o sufixo mente no último. Ex: quantitativa e qualificamente.
    • performance é um estrangeirismo, use entre aspas
    • reenforça→reforça
    • alguém problemática→alguma problemática
    • é importante vc retomar algum repertório seu na última oração de sua conclusão
    C1= 120
    C2= 180
    C3= 180
    C4= 200
    C5= 180
    N= 860

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  2. Na música “this is my trying”, a cantora e compositora Taylor Swift narra sob a perspectiva de uma pessoa com a saúde mental debilitada, falando de oportunidades perdidas e de como ela é vista de forma negativa (1). Semelhantemente, está enraizado na sociedade brasileira o estigma relacionado às doenças mentais (POR QUÊ? {2}), uma vez que existe uma má representação de doenças mentais na mídia, assim como a tendência à rejeição do que não se entende.

    Introdução:
    (1) O repertório está ok, mas para ficar mais organizado, sugiro que primeiro apresente a obra e a descreva com uma breve sinopse. Depois, em outra linha, apresente o que você quer explorar da obra.
    Ex: Na música “this is my trying”, a cantora e compositora Taylor Swift canta sob a perspectiva de uma pessoa com a saúde mental debilitada. Assim, na canção, fala-se de oportunidades perdidas e a forma como ela é vista de forma negativa.

    (2): Faltou contextualizar a musica à sua tese, que aliás, não é possível identificar. Não basta afirmar que o estigma está enraizado na sociedade, é preciso apontar o porquê disso (tese), para que seu ponto de vista se torne mais claro. Apesar disso, você apontou os dois argumentos corretamente.
    ——
    A priori, quando se trata de representação de personagens com problemas mentais, peca-se quantitativamente e qualitativamente. Para exemplificar, na série estadunidense “13 reasons why”, a personagem principal Hannah Baker (1) comete suicídio e deixa fitas cassetes para 13 pessoas que são, conforme sugere o título, as razões pelas quais ela se suicidou. Porém, essa representação do suicídio como um ato de performance e o jogo de responsabilidade que se segue em nada ajuda na imagem de uma pessoa depressiva, ao contrário, reenforça (2) esteriótipos (3) de alguém problemática (4) que só está em busca de atenção.

    D1
    (1) Hannah Baker devia estar entre vírgulas.
    (2) Reforça *
    (3) Estereótipos *
    (4) Erro na concordância nominal, o certo seria “de um alguém problemático”

    Ótima contextualização do repertório, mas para completar o argumento, o ideal seria apontar as consequências provenientes de tal erro da mídia.
    Ex: Consequentemente, propaga-se uma visão errônea a respeito da pessoa com doença mental, além de contribuir para o fortalecimento do estigma na sociedade.
    ——
    Segundamente (1), é notável que as pessoas tendem a se afastar do desconhecido. Por analogia, no livro “Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban”, o personagem Harry é afetado por criaturas chamadas dementadores, motivo pelo qual se torna causa de piada entre alguns outros alunos. Mais tarde, a autora do romance, J.K. Rowling, informou que tais criaturas eram analogias à depressão. Então, o paralelo entre o comportamento preconceituoso no livro e na realidade é facilmente identificável, ambos afetando a vida e auto-estima (2) do descriminado.

    D2
    (1) Segundamente não é um conectivo válido, opte por ” Em segundo lugar”
    (2) Autoestima*

    O repertório é muito bom, porém você utilizou grande parte do parágrafo só para ele, tente ser mais objetiva quando for mencionar uma obra e mais clara na hora de contextualizar ao seu argumento, pois o foco é ele. Portanto, esse parágrafo ficou insuficiente.
    ——–
    Portanto, faz-se necessário que o Ministério da Saúde, com apoio de psicólogos, deve promover o debate e a desmistificação das doenças mentais por meio de campanhas com apelo emocional, envolvendo o relato de pessoas que sofreram e sofrem dessa problemática, a fim de proporcionar a conscientização em relação a esse tópico.

    Conclusão:
    Tenho vários pontos a destacar, ou melhor, sugerir.
    É interessante iniciar a conclusão com um tópico frasal retomando ao leitor os dois argumentos apresentados, uma espécie de um resumo.
    Ex: Diante do exposto, é necessário buscar medidas para que a postura errônea da mídia e a ignorância deixem de fomentar o estigma associado às doenças mentais no Brasil.

    É interessante, também, apresentar uma solução econômica para o problema, além da solução técnica. Pois tudo envolve dinheiro, então, é preciso mostrar um caminho de como investir nisso sem causar prejuízos. Há duas maneiras para isso: incentivos fiscais ou a taxação extra de impostos. Pesquise mais sobre, caso tenha dúvida.
    Ex: A partir da criação de um fundo com recursos advindos da taxação de remédios psiquiátricos, será possível financiar uma campanha midiática…

    Dica: Dê um nome a esse projeto, qualquer nome, pois é diferente e pode surpreender o corretor. Não é garantia de pontos a mais, mas é um diferencial. Ex: Projeto “Brasil consciente”

    E por último, finalize a conclusão com uma de frase efeito, com projeção do cenário futuro, caso essa sua solução seja adotada, e também, retome algum dos repertórios que utilizou junto a essa frase de efeito. Isso é muito importante, pois assim você tornará o seu repertório produtivo.
    Ex: Com isso, o Brasil caminhará para um futuro mais consciente e evitará situações opressoras como a que o Harry Potter sofreu.

    C1: 160 – Erros significativos de ortografia e gramática
    C2: 200 – Proposta entendida perfeitamente, com repertorio diversificado e domínio do texto dissertativo-argumentativo
    C3: 160 – Podia ter sido mais clara na introdução e D2
    C4: 120 – Tente usar mais conectivos e formular melhor os períodos.
    C5: 120 – Siga as sugestões
    Nota: 760

    Lembrando que é apenas uma estimativa, pois não somos profissionais.
    Espero que tenha sido útil e, se seguir às dicas, com certeza aperfeiçoará suas redações. Bons estudos!

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  3. Olá. Vou apontar alguns detalhes no seu texto.

    Na música “this is my trying”(1), a cantora e compositora Taylor Swift narra sob a perspectiva de uma pessoa com a saúde mental debilitada, falando de oportunidades perdidas e de como ela é vista de forma negativa. Semelhantemente(2), está enraizado na sociedade brasileira o estigma relacionado às doenças mentais, uma vez que existe uma má representação de doenças mentais na mídia, assim como a tendência à rejeição do que não se entende.
    (1) Opa, pelo que vi o nome da música na verdade é “this is me trying”. Acho que o ENEM não tira ponto nisso, mas né.
    (2) Ficou um pouco “solto” esse semelhante aqui. Seria interessante ter colocado “semelhante aos dias de hoje” ou algo assim.
    *Boa introdução. Trouxe os pontos que serão debatidos no D1 e D2.

    A priori, quando se trata de representação de personagens com problemas mentais, peca-se quantitativamente e qualitativamente. Para exemplificar, na série estadunidense “13 reasons why”, a personagem principal Hannah Baker comete suicídio e deixa fitas cassetes para 13 pessoas que são, conforme sugere o título, as razões pelas quais ela se suicidou. Porém, essa representação do suicídio como um ato de performance e o jogo de responsabilidade que se segue em nada ajuda na imagem de uma pessoa depressiva, ao contrário, reenforça(1) esteriótipos(2) de alguém problemática(3) que só está em busca de atenção.
    (1) Reforça.
    (2) Estereótipos.
    (3) Concordância. O correto seria “de uma pessoa problemática” ou “de alguém problemático”.
    *Trouxe um exemplo muito bom. Acredito que apenas faltou você detalhar um pouco mais essa relação de reforçar os estereótipos para ficar 100%.

    Segundamente(1), é notável que as pessoas tendem a se afastar do desconhecido. Por analogia, no livro “Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban”, o personagem Harry é afetado por criaturas chamadas dementadores, motivo pelo qual se torna causa de piada entre alguns outros alunos. Mais tarde, a autora do romance, J.K. Rowling, informou que tais criaturas eram analogias à depressão. Então, o paralelo entre o comportamento preconceituoso no livro e na realidade é facilmente identificável, ambos afetando a vida e auto-estima do descriminado.
    (1) Cuidado, até onde eu sei essa palavra meio que não existe kkk. Para evitar qualquer desentendimento, procure outro conectivo.
    *Bom desenvolvimento, porém faltou você argumentar mais. Trouxe um exemplo perfeito, mas o parágrafo ficou bem dependente desse repertório. Cuidado com isso, sempre tente desenvolver em cima do repertório, e não utilizá-lo como um argumento sozinho.

    Portanto, faz-se necessário que o Ministério da Saúde(agente), com apoio de psicólogos, deve promover o debate e a desmistificação das doenças mentais(ação) por meio de campanhas com apelo emocional(modo), envolvendo o relato de pessoas que sofreram e sofrem dessa problemática(detalhamento), a fim de proporcionar a conscientização em relação a esse tópico(efeito?).
    *Proposta de intervenção ok, mas perceba que faltou um detalhamento aprofundado e o efeito da proposta não ficou tão evidente assim. Tente falar para QUEM será a proposta de intervenção, mesmo que seja óbvio nesse caso.

    Boa redação no geral. Apenas algumas palavras escritas de maneira incorreta e uma falta de detalhamento em algumas partes.
    Só queria que você se atentasse que sua proposta de intervenção ficou curta até, ou seja, você poderia ter detalhado ela de uma maneira mais eficiente, como eu já disse acima. Por isso, não sei se você levaria 200 na C5 (competência da prop. de intervenção).

    C1: Há desvios. 160.
    C2: Argumentação consistente e ótimos exemplos. 200.
    C3: Falta em alguns pontos do D1 e D2 uma defesa do seu ponto de vista. 160.
    C4: Poucas inadequações na articulação do texto, mas elas existem. 160.
    C5: Vou colocar 160 pela falta de detalhamento e uma falta de efeito claro. 160.
    Total: 840 (pode ser mais ou menos, é apenas uma estimativa).

    Acredito que você esteja muito bem na redação no geral, só precisa se atentar a esses detalhes e conseguirá tirar 900+ com certeza. Parabéns pelo o uso produtivo dos repertórios.

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  4. • Quando dois advérbios de modo aparecerem em sequência, acrescente o sufixo mente no último. Ex: quantitativa e qualificamente.
    • performance é um estrangeirismo, use entre aspas
    • reenforça→reforça
    • alguém problemática→alguma problemática
    • é importante vc retomar algum repertório seu na última oração de sua conclusão
    C1= 120
    C2= 180
    C3= 180
    C4= 200
    C5= 180
    N= 860

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  5. Olá. Vou apontar alguns detalhes no seu texto.

    Na música “this is my trying”(1), a cantora e compositora Taylor Swift narra sob a perspectiva de uma pessoa com a saúde mental debilitada, falando de oportunidades perdidas e de como ela é vista de forma negativa. Semelhantemente(2), está enraizado na sociedade brasileira o estigma relacionado às doenças mentais, uma vez que existe uma má representação de doenças mentais na mídia, assim como a tendência à rejeição do que não se entende.
    (1) Opa, pelo que vi o nome da música na verdade é “this is me trying”. Acho que o ENEM não tira ponto nisso, mas né.
    (2) Ficou um pouco “solto” esse semelhante aqui. Seria interessante ter colocado “semelhante aos dias de hoje” ou algo assim.
    *Boa introdução. Trouxe os pontos que serão debatidos no D1 e D2.

    A priori, quando se trata de representação de personagens com problemas mentais, peca-se quantitativamente e qualitativamente. Para exemplificar, na série estadunidense “13 reasons why”, a personagem principal Hannah Baker comete suicídio e deixa fitas cassetes para 13 pessoas que são, conforme sugere o título, as razões pelas quais ela se suicidou. Porém, essa representação do suicídio como um ato de performance e o jogo de responsabilidade que se segue em nada ajuda na imagem de uma pessoa depressiva, ao contrário, reenforça(1) esteriótipos(2) de alguém problemática(3) que só está em busca de atenção.
    (1) Reforça.
    (2) Estereótipos.
    (3) Concordância. O correto seria “de uma pessoa problemática” ou “de alguém problemático”.
    *Trouxe um exemplo muito bom. Acredito que apenas faltou você detalhar um pouco mais essa relação de reforçar os estereótipos para ficar 100%.

    Segundamente(1), é notável que as pessoas tendem a se afastar do desconhecido. Por analogia, no livro “Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban”, o personagem Harry é afetado por criaturas chamadas dementadores, motivo pelo qual se torna causa de piada entre alguns outros alunos. Mais tarde, a autora do romance, J.K. Rowling, informou que tais criaturas eram analogias à depressão. Então, o paralelo entre o comportamento preconceituoso no livro e na realidade é facilmente identificável, ambos afetando a vida e auto-estima do descriminado.
    (1) Cuidado, até onde eu sei essa palavra meio que não existe kkk. Para evitar qualquer desentendimento, procure outro conectivo.
    *Bom desenvolvimento, porém faltou você argumentar mais. Trouxe um exemplo perfeito, mas o parágrafo ficou bem dependente desse repertório. Cuidado com isso, sempre tente desenvolver em cima do repertório, e não utilizá-lo como um argumento sozinho.

    Portanto, faz-se necessário que o Ministério da Saúde(agente), com apoio de psicólogos, deve promover o debate e a desmistificação das doenças mentais(ação) por meio de campanhas com apelo emocional(modo), envolvendo o relato de pessoas que sofreram e sofrem dessa problemática(detalhamento), a fim de proporcionar a conscientização em relação a esse tópico(efeito?).
    *Proposta de intervenção ok, mas perceba que faltou um detalhamento aprofundado e o efeito da proposta não ficou tão evidente assim. Tente falar para QUEM será a proposta de intervenção, mesmo que seja óbvio nesse caso.

    Boa redação no geral. Apenas algumas palavras escritas de maneira incorreta e uma falta de detalhamento em algumas partes.
    Só queria que você se atentasse que sua proposta de intervenção ficou curta até, ou seja, você poderia ter detalhado ela de uma maneira mais eficiente, como eu já disse acima. Por isso, não sei se você levaria 200 na C5 (competência da prop. de intervenção).

    C1: Há desvios. 160.
    C2: Argumentação consistente e ótimos exemplos. 200.
    C3: Falta em alguns pontos do D1 e D2 uma defesa do seu ponto de vista. 160.
    C4: Poucas inadequações na articulação do texto, mas elas existem. 160.
    C5: Vou colocar 160 pela falta de detalhamento e uma falta de efeito claro. 160.
    Total: 840 (pode ser mais ou menos, é apenas uma estimativa).

    Acredito que você esteja muito bem na redação no geral, só precisa se atentar a esses detalhes e conseguirá tirar 900+ com certeza. Parabéns pelo o uso produtivo dos repertórios.

    Parabéns, e continue treinando!

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