“O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”

  • 0

==============================================================================

Transtornos mentais, atualmente afetam milhares de pessoas todos os dias e no mundo todo, os que sofrem com os mesmos, tendem a reagir de um modo muito desgastante e muitas vezes auto destrutivo com as diversas situações do cotidiano.

As redes sociais e de TV’s trouxeram com elas uma maior facilidade ao acesso de informações, porém, trouxeram também meios que ajudam a passar uma imagem de vida perfeita, fazendo com que as pessoas idealizem uma realidade inalcansável e inexistente, o que somado a problemas pessoais e/ou do dia-a-dia, posteriormente resulta em insatisfação, sentimentos de tristeza e diversos transtornos mentais.

Em muitos casos os individuos que possuem depressão, bipolaridade e ansiedade por exemplo, são julgados e pressionados por não conseguirem se “livrar” dos mesmos. Por haver esse preconceito, a pessoa que já esta afetada acaba desenvolvendo dificuldades de relacionamentos sociais o que a impede de procurar ajuda e se recuperar.

Portanto, é necessário que atitudes para auxiliar e amenizar a situação sejam tomadas, como por exemplo a criação de um projeto vinda do governo junto ao ministério da saúde, reunindo psicologos e terapeutas em diversos locais do Brasil distribuindo consultas gratuitas e periódicas para o máximo de pessoas possiveis. E inclusão dos mesmos profissionais nos planos de saúde dos trabalhadores, principalmente em áreas de constante estresse e contato direto com o público.

Compartilhar

5 Correções

  1. • Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160
    • Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 120
    • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
    • Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 140
    • Proposta de intervenção respeitando os direitos humanos: 120
    Nota final: 660

    • 1
  2. Olá, Evelii!

    Notei que em muitos momentos você não fez o emprego da vírgula nas construções de frases. Tenha atenção a isso.

    Além disso, o emprego do “mesmo” está incorreto. Ele só é usado para reafirmar uma Ideia, não para retomada como vc inseriu.

    Ex: Mesmo com a pandemia, as datas do Enem não serão adiadas.

    Faltou, ainda, repertório cultural no seu texto.

    Ministério da Saúde deveria vim em maiúsculo.

    Nota por competência:

    120/80/120/120/120

    Boa sorte!

    • 1
  3. Bom dia! Está relativamente boa. Prescisa aprofundar os argumentos, pontuar um pouco melhor, citar mais pessoas/séries etc… e aprimorar a sua conclusão. Mas isso a prática da redação, resolve. Leitura é o segredo. Automaticamente Quando você lê, seu cérebro aprimora suas capacidades. Procure livros de filósofos, psicólogos famosos, ajudam bastante ! Forte abraço!

    • 1
  4. Eu achei sua redação ótima, porém alguns quesitos podem melhorar, como por exemplo o aprofundamento na sua tese, ficaria perfeito se você ampliasse mais a introdução e o desenvolvimento da redação. Também senti falta de uma referência, fora isso, sua redação está muito boa, argumentos bons, acredito que você vai tirar uma boa nota.

    • 1
  5. está muito bom o seu texto, mas senti que falta uma argumentação melhor no segundo desenvolvimento.
    C1:160
    C2: 120 (o texto está bem conectado, mas a ausência de repertórios socioculturais ou dados estatísticos que reforcem a sua ideia faz sua nota cair nessa competência)
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 160 (se atente ao colocar os ministérios em letra maiúscula e detalhar melhor algum elemento)

    Nota: 720

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.