O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

  • 2

Na série “13 reasons why”, criada por Brian Yorkey aborda vários temas importantes, como os estigmas associados às doenças enfrentadas no cotidiano. O personagem Clay lida com a morte de Hannah, uma amiga da escola. Ela deixa fitas explicando os porquês do seu suicídio e ele fica extremamente triste e diariamente procura entender os motivos. A realidade enfrentada pelos brasileiros é retratada na série, uma vez que milhares sofrem com doenças mentais.
Por conseguinte, o estigma associado à tais doenças é um assunto interessante, de bastante complexidade, porém não compreendido por todos. São inúmeros tipos de doenças mentais, e pode-se desenvolver durante a vida. Algumas pessoas por não possuírem o devido entendimento, praticam preconceitos, não ajudam e acabam piorando a situação. Entre o conjunto dessas desinformações existes frases em que desprezam a dor do próximo, olhares maldosos, e uma grande exclusão social que acarreta no agravamento psíquico.
Além disso, muitos cidadãos desenvolvem problemas mentais e não conseguem pedir ou obter ajuda de ninguém, entre os motivos está o medo do julgamento. Os indivíduos acometidos por tal fato, muitas vezes demoram para perceber pelo o que estão passando, e quando compreendem torna-se complicado de lidar. É mais difícil ainda quando não possuem apoio familiar e de amigos, pois é um sentimento de imensa tristeza. Esse apoio é essencial para que o processo de cura seja mais rápido e eficaz. Pessoas que já nascem com deficiência psicológica, lutam a vida toda para se encaixar na sociedade, enfrentam dificuldades e desigualdades a todo o momento.
Na citação do primeiro parágrafo, o personagem Clay, procura os porquês da morte de Hannah nas fitas, e observa os indícios que levaram à sua morte. Assim dizendo, Clay não foi capaz de perceber os sinais e evitar o ocorrido. Portanto é necessário atentar-se aos indícios e auxiliar os que vivenciam essa desalegre experiência. Cabe, ao governo juntamente com o Ministério da Saúde disseminar informações sobre o assunto exposto, para que os altos índices de vítimas, possa atingir uma queda satisfatória, por meio de intensificações de campanhas como o Setembro Amarelo, introdução do assunto em meio escolar, aumento do quadro de psicólogos no SUS, e promover políticas públicas à favor da saúde. Por fim, as doenças mentais avançarão para um caminho de estabilidade onde o bem-estar da população estará em primeiro plano.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa tarde Sara!

    Vou tentar fazer algumas observações sobre a sua redação e depois avaliar de acordo com as competências pedidas no ENEM.

    Vamos lá!…

    Parágrafo 01- Introdução
    No último período parece que faltou um conectivo para ligar ele á alusão que você fez.
    Ex: ´´Análogo a isso´´ ou´´ Assim como na série…´´.
    Faltou também apresentar os argumentos que usaria ao longo do texto.

    Parágrafo 02- Desenvolvimento 1
    ´´São inúmeros tipos de doenças mentais *que *podem-se *desenvolverem durante a vida.´´
    Senti a falta de conectivos para ligar uma frase a outra. Eles são muito importantes, pois tornam a leitura fácil e precisa.

    Parágrafo 03- Desenvolvimento 2
    Novamente senti a falta de conectivos. Sem eles se torna complicada a compreensão dos argumentos apresentados no texto.

    Parágrafo 04- Conclusão
    Gostei da conclusão, pois ela apresenta todos os elementos necessários para o bom entendimento da proposta de intervenção.

    Notas
    Competência 1- 160 ( Seu texto está bem escrito, exceto pela aquela pequena observação no 2º parágrafo).
    Competência 2- 120
    Competência 3- 120 (As informações são aleatórias e desconectadas entre si,
    embora relacionadas ao tema. O texto revela pouca articulação
    entre os argumentos).
    Competência 4- 80 a 120 (Como eu disse faltou elementos coesivos no seu texto)
    Competência 5- 160 a 200 (Sua proposta de intervenção é clara e bem articulada)

    Continue escrevendo e praticando.
    Espero ter ajudado!!!

    • 1
  2. Olá, primeiramente gostaria de deixar claro que sou apenas uma estudante, mas tentarei ajudar-te com base no meus conhecimentos.

    Sua introdução esta boa, tem repertorio, uso correto da língua portuguesa, porém você ficou muito tempo explicando a serie, em vez de deixar sua tese mais clara como por exemplo : “ Na série “13 reasons why”, criada por Brian Yorkey aborda vários temas importantes como os estigmas associados a doenças mentais, O personagem Clay lida com a morte de Hannah, uma amiga da escola. que deixou fitas explicando os porquês do seu suicídio. fora da ficção a realidade enfrentada pelos brasileiros não possui muita diferença haja vista que milhares de pessoas possuem algum tipo de doença mental ´´ Não recomendo no final você colocar “ A realidade enfrentada pelos brasileiros é retratada na série, uma vez que milhares sofrem com doenças mentais´´ pois parece que a serie esta retratando algum caso que aconteceu no Brasil, como se fosse um documentário.
    Seu desenvolvimento esta ótimo, mas eu senti falta de alguns repertorio, ou de um detalhamento maior, mas esta muito bom,
    Seu segundo desenvolvimento esta ótimo também eu só recomendaria você trocar o além disso por “ Ademais faz-se necessário ter em vista que muitos cidadãos desenvolvem problemas mentais e não conseguem pedir ou obter ajuda de ninguém, haja vista que entre os motivos está o medo do julgamento. Os indivíduos acometidos por tal fato, muitas vezes demoram para perceber pelo o que estão passando, e quando compreendem torna-se complicado de lidar. É mais difícil ainda quando não possuem apoio familiar e de amigos, pois é um sentimento de imensa tristeza. Esse apoio é essencial para que o processo de cura seja mais rápido e eficaz. Pessoas que já nascem com deficiência psicológica, lutam a vida toda para se encaixar na sociedade, enfrentam dificuldades e desigualdades a todo o momento.´´
    Sua conclusão esta ótima atende todos os fatores necessários parabéns

    Nota; 800

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.