O estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira

  • 1

“Eu sei que a desiçao que eu tomei foi totalmente desqualificada e imoral,quem diabos e,para tira a própria vida ?.As pessoas passam a vida inteira julgando tudo que vê,jogam palavras que não voltam,olharem que machucam, rejeitam…” A carta escrita por Talia Mendes minutos antes de tira a vida em 19 de abril se 2017,percorreu em diversos lugares dentro do Brasil,causando assim muitas críticas na sociedade não só em questão do bullying, como também do abuso sexual. Entretando na sociedade que estamos vivendo nos dias de hoje não e diferente,os números de suicídio e doenças mentais tem aumentado muitos mais do que os dos anos anteriores. Isso ocorre, porque há a falta de apoio governamental na sociedade, além de tratamentos psiquiátrico não gratuitos.

Inicialmente a falta de apoio governamental na sociedade brasileira,tem sido uma grande barreira para os cidadãos,pois esse fator tem trazido não só o agravamento nas doenças mentais,como também na tomada de decições   da sociedade, como mostrado na série “os três porquês”,onde a atora sofre de uma doença mental muito falada e vivida nos dias atuais, a ” depressão”.Sendo assim inadmissível que esse fator continue a ocorre.

Outrossim os tratamentos psiquiátrico não gratuitos,tem ajudado a sociedade a caminha para o abismo,trazendo o aumento de motos por doenças mentais no Brasil, podemos ver isso atravéz das redes sociais onde jovens e adultos procuram ajuda e conforto em outras pessoas que também sofrem da doença,sem a falta de um profissional nessa área da saúde fica ainda mais difícil a sobrevivência dessas pessoas no Brasil.

Por isso que a questão do estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira,necessita  de medidas para ser solucionada,ou menos, amenizada. Cabe ao governo e ensino educacional realizar obras de apoio e ajuda psiquiátricas por meio de palestras  e consultas gratuitas em posto de saúdes, hospitais e escolas.
Tudo isso para que o número de doenças mentais na sociedade brasileira venha diminuir.

Compartilhar

2 Correções

  1. Texto bom de ler, bem preciso. No entanto chamo atenção de alguns erros de português na grafia e de concordância: decições, atora, motos, tira( tiraR) a vida. Sugiro que copie e cole sua redação no word assim ele apontará os erros e com a prática você vai aprendendo.
    Dê uma lida em concordância verbal e nominal. Cuidado com introdução e conclusão muito longos, geralmente são de 4 a 06 linhas.
    total= 700

    • 0
  2. Não sou um profissionais na correção, mas darei o meu melhor corrigindo conforme o modelo ENEM:

    Sobre a introdução: As ideias estão bem colocadas, com a apresentação dos argumentos da tese que serão abordados na sua redação, porém eu atentaria para o tamanho que ela ficou, você não precisava ter jogado tanta informação, poderia ter retirado algumas palavras para reduzir o tamanho do parágrafo, que ficou com muitos períodos.

    Sobre o desenvolvimento 1: Você poderia ter discorrido um pouco mais na problemática, ao meu ver o parágrafo ficou um pouco vago sobre a ideia apresentada, mas não está ruim, só poderia estar um pouco mais aprofundado.

    Sobre o desenvolvimento 2: acredito que sobre este parágrafo, o desfecho também poderia ser um pouquinho mais elaborado, como por exemplo, adicionar um repertório sociocultural relacionando ele com o argumento da tese, mesmo sendo obrigatório apenas um no modelo ENEM, isso poderia enriquecer seu texto, assim você poderia trazer uma reflexão um pouco melhor para o parágrafo,.

    Sobre a conclusão: na conclusão consegui identificar apenas 4 dos 5 elementos exigidos para a proposta de intervenção, que é o detalhamento (uma breve descrição mais detalhada sobre algum dos outros 4 elementos).

    No geral sua redação é boa, porém chamo a atenção para alguns erros de português tanto na forma de escrever algumas palavras, como por exemplo: “desiçao” o correto seria “decisão”, e também a falta de concordância de algumas expressões, como por exemplo: “olharem que machucam” acho que seria “olhares que machucam”…

    Nas competências eu daria as seguintes notas:

    Competência I: 80 pontos, o texto apresenta uma estrutura sintática deficitária, havendo muitos desvios (erros gramaticais que evidenciam pouco domínio sobre a norma culta da língua portuguesa).
    Competência II: 200 pontos, há abordagem completa do tema com uso de repertório legitimado e pertinente ao tema.
    Competência III: 160 pontos, o desenvolvimento das informações, fatos e opiniões está ótimo, porém o segundo desenvolvimento ao meu ver está um pouco vago, onde poderia ter sido abordado um pouco mais sobre a problemática e aprofundando um pouco mais o seu argumento.
    Competência IV: 160 pontos, Presença constante de elementos coesivos, com uso dos elementos fazendo ligação entre os períodos do texto com poucas repetições.
    Competência V: 160 pontos, na proposta de intervenção eu consegui identificar quatro elementos, o agente (quem fará a ação para solucionar ou amenizar o problema), a ação (o que vai ser feito para solucionar ou amenizar o problema), o modo/meio (como ação será feita/executada), e o efeito (qual o resultado/consequência da ação que será feita para amenizar o problema), faltando assim o detalhamento (que consiste em falar um pouco mais sobre um dos outros 4 elementos).
    Total: 760 pontos.

    Aconselho a estudar sobre concordância verbal e nominal, e também a procurar sobre a grafia correta de algumas palavras, acredito que se melhorar isso você vai conseguir um desempenho muito melhor, sua organização de ideias é muito boa, porém o domínio dá língua não é tanto.

    Espero ter ajudado!

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.