No filme “Por lugares incríveis” os personagens principais sofrem por situações diferentes com os transtornos mentais, Violet tem a chamada “culpa de sobrevivente”, e Theodoro é perseguido por seu modo de ser no colégio e na própria casa. Similarmente a ficção, o estigma associado as doenças mentais é um problema real na sociedade brasileira, onde quem sofre e demonstra é taxado de “fresco” e excluído de certa maneira.
De início, é notório destacar a aversão que a sociedade criou por essas pessoas, isso porque as mesmas que lidam com esses problemas, na maioria das vezes não são apoiadas e sim julgadas. Prova disso recaí a teoria da Sociedade do Espetáculo, de Gry Debord, onda fala que todos vivem em uma constante performance aparentando a perfeição dentro dos padrões, com medo do julgamento e do “cancelamento”.
Ademais cabe ressaltar que esse comportamento de não querer mostrar a realidade, e sim só a parte boa da vida, tem por consequência uma comparação, que é bastante impactante, por exemplo nas redes sociais, onde todos estão a procura de uma “perfeição” inalcançável, configurando assim essa mancha na sociedade.
Portanto é dever do Ministério da Saúde, por meio de investimentos nas áreas de psicologia e da psiquiatria, e na capacitação dos funcionários, promover um melhor suporte para esses cidadãos, conscientizando a população, a fim de frear as cicatrizes associadas aos problemas mentais.
apaixao
No filme “Por lugares incríveis” os personagens principais sofrem por situações diferentes com os transtornos mentais, (1) Violet tem a chamada “culpa de sobrevivente”, e Theodoro é perseguido por seu modo de ser no colégio e na própria casa. Similarmente a ficção, o estigma associado as doenças mentais é um problema real na sociedade brasileira, onde (2) quem sofre e demonstra é taxado de “fresco” e excluído de certa maneira. (3)
De início, é notório destacar a aversão que a sociedade criou por essas pessoas, isso porque as mesmas que lidam com esses problemas, na maioria das vezes não são apoiadas e sim julgadas. Prova disso recaí a teoria da Sociedade do Espetáculo, de Gry Debord, onda (4) fala (5) que todos vivem em uma constante performance aparentando a perfeição dentro dos padrões, com medo do julgamento e do “cancelamento”. (6)
Ademais (7) cabe ressaltar que esse comportamento de não querer mostrar a realidade, e sim só a parte boa da vida, tem por consequência uma comparação, que é bastante impactante, por exemplo nas redes sociais, onde (9) todos estão a procura de uma “perfeição” inalcançável, configurando assim essa mancha na sociedade. (8) (10)
Portanto (11) é dever do Ministério da Saúde, por meio de investimentos nas áreas de psicologia e da psiquiatria, e na capacitação dos funcionários, promover um melhor suporte para esses cidadãos, conscientizando a população, a fim de frear as cicatrizes associadas aos problemas mentais. (12)
1 – Adicione “em que” (C1)
2 – Marca de oralidade – substitua por “na qual”
3 – Você não falou quais são os seus argumentos (C3) / Não soube bem relacionar o repertório com o tema (C2)
4 – Erro de escrita (C1)
5 – Substitua o “fala” por “retrata” (C1)
6 – Poderia ter argumentado mais
7 – Adicione vírgula (C1)
8 – Poderia ter argumentado mais (C3)
9 – O mesmo caso do erro 2
10 – Esse parágrafo apresenta somente um único período (C4)
11 – Adicione vírgula (C1)
12 – Essa conclusão não resolve os dois problemas do seu texto (C3)
—
Oii Isabelle, tudo bem? fiz a correção da sua redação com base nos critérios do ENEM. O seu texto apresentou alguns erros gramaticais, precisando ser revisto. Além disso, ambos os seus desenvolvimentos são insuficientes, isto é, você precisa argumentar um pouco mais. Com relação ao repertório sociocultural, o da introdução não foi muito bem utilizado. O seu texto, no geral, apresenta poucos conectivos e o seu terceiro parágrafo apresenta um período único, impactando na competência 4. E por último, a sua conclusão só resolve um dos problemas. Sucesso na sua jornada!
—
Competência 1: 160
Competência 2: 120
Competência 3: 120
Competência 4: 120
Competência 5: 200
—
Total: 720
Lys
Gostei da referência. É uma boa redação, no entanto, eu acho que ela poderia ser mais trabalhada nos Desenvolvimentos e Conclusão. Na Introdução você poderia falar da(s) problemática(s) de seu tema e assim trabalhá-las nos desenvolvimentos e assim ‘cê conseguirá estruturar melhor sua redação.