PS: Favor, corrijam a redação padrão ENEM, com as respectivas notas das competências, grata.
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Tais fatores se devem pela ignorância da população ao se tratar de quadros mentais, além da toxicidade das redes sociais.
Em primeira análise, cabe salientar o preconceito da sociedade para com enfermidades de cunho psicológico. Nesse contexto, a frase “não há nada mais difícil do que tomar a frente para mudança”, de Maquiavel, reflete completamente a contemporaneidade atual, visto que a mesma insiste em manter um pensamento intolerante a buscar informações e respeitar as condições clínicas do outro. Desse modo, nota-se a urgência em educar o Brasil com relação a esse tema.
Ademais, a toxicidade das redes sociais também é outro fator que tem se tornado bastante presente. Sob esse viés, a série de televisão “Black Mirror”, produzida pela Netflix, traz à sociedade uma crítica ao publicar um episódio no qual a comunidade só é valorizada com boas avaliações na internet, e, quando não é, encontra-se em situações precárias. Esse episódio, por mais extremista que seja, retrata a realidade de hoje, e como os meios eletrônicos podem afetar a vida de uma pessoa. A partir dessas afirmativas, é crucial que haja uma iniciativa para combater essa situação.
Urge, portanto, a necessidade de tratar essas problemáticas. Para tal, é imprescindível que o Ministério da Saúde, por intermédio de anúncios nas mídias sociais, promova atendimento gratuito à população com doenças mentais além de informar a sociedade brasileira a seriedade desse quadro, a fim de diminuir os números e enfermos com problemas psicológicos. Com tais atitudes, o Estado irá cumprir o que diz a Constituição Federal em seu artigo 6º.
Noob
Olá! Boa noite. Sua redação está muito boa, com poucos erros.
Segue a nota:
C1: 200 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.
C2: 180 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.
c3: 160 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.
c4: 190 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.
c5: 200 = Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.
NOTA FINAL: 930.
kallinysm
Adorei seu texto, mas notei o uso de mesma como pronome (use outras palavra como ela ou até mesmo sinônimos), outra coisa é sua intervenção, em específico o meio, como assim atendimento nas redes?? acho que faltou especificar se o atendimento seria virtual ou então eles divulgariam os atendimentos pelas redes.
NOTAS POR COMPETÊNCIA
1: 180
2; 200
3: 200
4: 180
5: 180
Nota final: 940