A Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°,o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem se repercutido com ênfase na prática quando se observa às doenças mentais na sociedade brasileira, dificultando deste modo, a universalização deste direito que é tão importante. Diante dessa perspectiva faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater as doenças mentais. Nesse sentido, destaca-se a depressão que hoje é a doença mental que mais tem atingido pessoas no mundo. É visível a falta de recursos e tratamentos mentais, poucas são as clínicas especializadas em tratamentos mentais. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista Jonh Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpri o dever de garantir direitos indispensáveis como a saúde mental. O que claramente é evidente no Brasil.
Ademais, destaca-se o preconceito como impulsionador desse problema no país. Segundo a filósofa Simone Beauvoir “o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”, ou seja, mais escandalosa que a problemática abordada, é o fato da sociedade se conformar e fechar os olhos diante dessa realidade. O Brasil é o país com mais número de depressão da América Latina, e as pessoas veem essa doença como inferior as demais, agindo com palavras preconceituosas, que podem prejudicar mentalmente um indivíduo. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, é imprescindível que o Ministério da saúde, por meio de verbas governamentais, crie clínicas especializadas em saúde mental, e crie também campanhas publicitárias a fim de conscientizar a população e tratar as doenças mentais. Assim será consolidada uma sociedade mais saudável e justa, na qual o Estado cumpra o seu contrato social, tal como afirma Jonh Locke.
jheniffer0407
——————————————————————————————————————————-
—————————————————————————————————————————–
—————————————————————————————————————————–
amg sem palavras, tá muito caprichado.
eu usei a constituição também e creio que isso deu uma boa ênfase no nosso texto.
sucesso pra ti amiga <3 meu Deus mano que intro perfeitaaaa zero defeitoss mano pqp
——————————————————————————————————————————
————————————————————————————————————————–
—————————————————————————————————————————-
seu primeiro paragrafo, assim como o primeiro está impecável, possui todas as estruturas necessárias para correção. Creio que você tirará 1000 pontos. não tenho nem palavras pra descrever o quão perfeita está. PARABENS!!!
bielz09
Ótima redação do inicio ao fim! Sua redação contém informações que são bem relevantes, tudo contextualizado atendendo todos os requisitos, além de ter escrito uma introdução ótima, tudo bem idealizado.
—————————————————————————————————————————-