O ESTIGMA ASSOCIADO ÀS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA.

  • 0

Na obra cinematográfica “Vinkings” ,é retratada a repugnação do personagem Raganar para com seu filho,Ivar,  o qual nasce com uma deficiência física e, naquele período, era considerado inválido para a a sociedade. Analogamente a série, atualmente na sociedade brasileira, há estigmas associados às doenças mentais, que geram exclusões sociais de indivíduos com esses transtornos, por serem considerados inaptos à vida em sociedade. Isso ocorre devido a negligência governamental e carência de representatividade midiàtica.

Desse modo, em primeira análise, a negligência estatal é um entrave no que tange ao problema. Nessa lógica,  a Constituição Federal de 1988 garante a todos os cidadãos,  o direito à saúde. Entretanto, é notável que tal direito não é assegurado na prática, em virtude de estigmas criados como, tratamentos psiquiátricos precários, caracterizados pela baixa disponibilidade de psicólogos em UBSs, bem como seu devido acompanhamento ao paciente. Assim sendo, acometendo gravemente a população que possui baixo poder aquisitivo, pois não possuem condições de arcar com esses procedimentos em clínicas privadas, gerando um agravamento dos transtornos mentais.

Paralelamente, a baixa representatividade midiática contribui com a problemática. Para Djamila Ribeiro o silêncio é cúmplice da violência. Sob esse viés, nota-se a promoção de violência por parte de meios de comunicação ,em razão da baixa divulgação de informações a respeito de doenças mentais como, a falta de filmes que abordem essa temática explicitando corretamente o que são. Sendo assim, grande parcela da população desconhece o assunto, o que contribui para o estigma, preconceito, em relação à pessoas com transtornos mentais.

Portanto, objetivando minimizar os entraves supracitados, cabe ao Ministério da Saúde disponibilizar tratamentos psicológicos, por meio do auxílio de verbas do governo Federal, a fim de que toda população carente tenha acesso a esse tratamento. Tal ação, pode,ainda contar com atendimentos duas vezes na semana. Ademais, os meios midiaticos devem promover o conhecimento acerca de doenças mentais. Logo, os estigmas associados aos transtornos mentais serão minimizados e a repugnação para com esses indivíduos ocorrerá apenas em série, como em “Vinkings “.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá brend@
    Vamos lá para sua correção:

    1º PARÁGRAFO (INTRODUÇÃO)
    -Repertório quase desconexo ao tema: relacionou um personagem que possui uma doença física com doenças mentais. O que “salvou” nesse caso foi o complemento (ambos serem considerados inválidos) porém ainda é um ponto de atenção.
    – “ sociedade brasileira, há“ Não deveria haver vírgula.
    -Falta de conectivo no último período.
    -Não explicitou a tese.
    – “midiàtica” Erro de acentuação.

    2º PARAGRAFO (D1)
    – “Desse modo, em primeira análise, ” Conectivos inadequados.
    – “a negligência estatal” Repetição de vocabulário do parágrafo anterior.
    – “Nessa lógica, a Constituição Federal de 1988 garante a todos os cidadãos, o direito à saúde.” Qual a conexão com o parágrafo? Não relacionou de imediato.
    – “ de estigmas criados” Repetição de vocabulário.
    – “em virtude de estigmas criados como, tratamentos psiquiátricos precários, ” Tratamentos psiquiátricos não são estigmas. Cuidado!
    – “em UBSs” O que significa? Tem que colocar por extenso o significado da sigla UBS.
    -Nenhuma ligação ao problema (Estigmas), abordou somente sobre saúde mental

    3º PARAGRAFO (D2)
    – “baixa representatividade midiática ” Repetição de vocabulário do parágrafo anterior.
    – “ Para Djamila Ribeiro o silêncio é cúmplice da violência.” Qual a conexão com o parágrafo? Não relacionou de imediato.
    – “doenças mentais como, “ Vírgula no lugar errado. Deveria estar entre doenças mentais e como em vez de entre como e a falta (doenças mentais, como a falta…)
    – “contribui para o estigma, preconceito” Deixou a entender que estigma é preconceito. Cuidado!
    -Nenhuma ligação ao problema (Estigmas), abordou somente sobre saúde mental

    4º PARAGRAFO (CONCLUSÃO)
    – “ governo Federal” Governo também deve estar com letra maiúscula no início.
    – “ Tal ação, pode,ainda” Não deveria ter vírgula em nenhuma das situações.
    – “Tal ação, pode,ainda contar com atendimentos duas vezes na semana” Faltou melhor detalhamento do período.
    – “ Ademais, os meios midiaticos devem promover o conhecimento acerca de doenças mentais.” Faltou melhor detalhamento do período, nesse caso principalmente por ser a segunda proposta
    – “midiaticos” Faltou acento
    – “ocorrerá apenas em série, como em “Vinkings “” Erro gramatical. Deveria ser algo como “Ocorrerá apenas na ficção Vikings”

    CONCLUSÃO FINAL:
    C1: 160
    C2: 40 (Tangenciou o tema)
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 160
    Nota final: 600

    Não se desmotive, continue firme e estude mais um pouquinho, você está indo muito bem.
    Dica: pesquise mais sobre os significados das palavras do tema para ter certeza do que deve escrever na redação.

    • 1
  2. Olá, tudo bem?Vamos lá.

    I:”há estigmas associados às doenças mentais que geram exclusões sociais…” não apresenta a vírgula por estar separando o complemento e nem antes de “por serem”, tome cuidado com isso. Outra questão é que não é muito recomendado utilizar “isso” como conectivo, mas acho que não perderia pontos e, fora isso, sua introdução está boa e apresenta bem a tese.

    D1:Mais um problema de vírgula ao separar cidadãos e garante e a vírgula tinha que vir antes de “como”. Gostei de como houve um bom desenvolvimento e um repertório que fluiu bem sua argumentação, mas se atente a pontuação.

    D2:”Para Djamila Ribeiro, o silêncio é cúmplice da violência.” Apresenta uma vírgula também e que, como há dito sobre o parágrafo anterior”, a vírgula vem antes de “como”

    C:O único problema é que na segunda solução você não apresentou como a mídia poderia fazer aquilo, mas tudo certo após isso.

    Parabéns pela redação!Continue treinando e espero ter te ajudado.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.