Quando é abordado o tema saúde mental as pessoas já estipulam que sejam doenças mentais, isto ocorre por conta do estigma presente na sociedade que traz a ideia de que doenças como a ansiedade e a depressão são frutos de distúrbios mentais ou que só fazem aquilo por drama. Contudo, a saúde mental está relacionada da forma como a pessoa reage com o que a vida exige dela, isto é, suas capacidades, ambições, e emoções.
Segundo a organização mundial da saúde o Brasil é o país mais depressivo da América Latina, em vista disso pode-se afirmar que ocorre pelo preconceito empregado pela sociedade que trata a depressão como “frescura” ou até mesmo envolvem questões religiosas, como, por exemplo, a falta de fé em Deus. Os casos de depressão aumentam no Brasil por esse fator e de tal forma que pessoas que não possuem condições de pagar um tratamento particular não conseguem adquirir um tratamento adequado e acabam tirando a própria vida.
Sob este prisma, pode citar-se a série americana “thirteen reasons why” produzida pela Netflix, na qual conta a história de uma adolescente de 15 anos que possuía depressão e não reage bem com situações como estupro e bullying que ela sofria de seus colegas de classe, e muitas vezes se ela falasse algo relacionado a depressão acreditavam ser drama para chamar atenção e não levaram a sério o problema fazendo com que ela tirasse a própria vida.
Em vista disso, pode-se se afirmar que cabe ao ministério da saúde promover mais psicólogos que façam acompanhamento da saúde mental de pessoas que não possuem recursos financeiros para procurar uma clínica particular e, além disso, junto ao ministério da educação promover nas escolas palestras que ajudam desde cedo a criança e o adolescente entenderem a importância de cuidarem da mente, e acabar com esse estigma enraizado na sociedade de que depressão não é doença.
rhaiane alves
ao ler o seu texto, a ideia geral esta dentro do tema a nota q eu daria é entre 660 e 720.
pontos importantes que podem abaixar a nota são :
1 – estrutura: da para perceber que você tem noção da estruturação básica de um texto modelo enem porém então organiza-la melhor é questão de pratica.
2- organização: Embora as ideias estejam totalmente dentro do tema, o jeito como foram usadas nos parágrafos dá uma sensação de que elas foram ” jogadas”
3- Interligar as partes do texto : no enem cada parágrafo tem uma estrutura completa que precisa ter sentido sozinho e que deve se conectar e relacionar com o tema.
Esses pontos são detalhes técnicos que precisam ser lapidados.
Dicas:
1- tente iniciar os textos de outras formas como por contextualização história, ou ( em temas que a gente n lembra nada para usar) definição.
“Ao longo da evolução das sociedades humanas pessoas com doenças mentais foram negligenciadas e relacionadas à forças malignas resultando, como na Idade Média, em perseguições. Entretanto, apesar da sociedade brasileira atual ter evoluído sobre essas questões muitos dos estigmas relacionados às doenças mentais ainda estão presentes no imaginário geral” exemplo de introdução por analise histórica (é de extrema importância quando se inicia falando do passado marcar a volta ao atual.)
2- marcar duas causas do problema na introdução e desenvolver depois nos parágrafos de argumentação( de preferencia na mesma ordem)
3- CONECTIVOS quanto mais vc souber melhor ex: ( nesse sentido; Dessa maneira, Ou seja, Contudo, A partir disso etc…)
4- sempre o ultimo parágrafo deve conter a retomada da tese ( o porque do problema q vc determinou na introdução) e como resolver.
4 ,2- a resolução do problema deve responder a 4 perguntas : quem? deve fazer oque? como? e para que??
espero ter ajudado, seu texto tem muito potencial só precisa mesmo de um pouco de experiência com o estilo do Enem.
Estercar
Boa noite,
Eu não costumo usar esse formato de contextualização que nem você usou mas acredito que ficou bom. Não identifiquei a sua tese (por mais que não seja obrigatório, isso mostra ao corretor que você planejou um texto).
No seu D1 eu senti falta de um conectivo de introdução (ex: primeira análise, antes de tudo, primeiramente) e também percebi alguns erros de vírgula que poderiam ter sido evitados por algumas revisões. Percebi também que, durante o seu texto, você trabalhou apenas o mesmo argumento, estando ele no seu D1. Além do fato do seu D2 ser apenas uma alusão à uma série.
Quando você for escrever a sua conclusão, procure colocar as informações parecidas juntas, ex: ”Urge que o agente, em parceria com outro agente, por meio de tal coisa, faça a ação 1 e a ação 2, a fim de tal coisa”. Achei a sua proposta meio vaga pois não achei o meio (como o agente vai fazer aquela ação?) e senti que sua ação foi bem simplificada. Também senti falta de uma frase para finalizar o texto.
Como você pode escrever na próxima redação: ”Em vista disso, cabe ao Ministério *tal, em parceria com o Ministério *tal, por meio de *tal modo, faça a *ação, a fim de *finalidade. *frase para finalizar.”
Total: C1: 120
C2: 80
C3: 120
C4: 160
C5: 80
Total: 560