O filósofo e sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, fala sobre a ausência de solidez nas relações pós-modernas em seu conceito de “Modernidade líquida”, no qual o autor enfatiza a superficialidade vivida nos dias atuais, trazendo como o sequência marcas e cicatrizes psicológicas. No Brasil, é cada vez mais perceptível o crescimento de indivíduos com transtornos mentais graves, mas é mais nítido ainda o nível de desinformação diante desse fato. Conquanto, urge que medidas sejam tomadas para que altas consequências não se agravem e para que o Brasil não se afunde neste escasso rio de serotonina.
Por meio de uma série americana, “13 reasons why”, em 2017 temas como depressão e ansiedade passaram a ser altamente abordados. A série trata de uma adolescente no ensino médio que enfrente diversos transtornos mentais, mas mesmo implorando pela ajuda de pessoas ao seu redor, permanece sozinha pra enfrentar seus problemas, acarretando em seu suicídio. Infelizmente, essa situação não é algo que fuja da realidade, dada principalmente pela liquidez da sociedade, que ao invés de ensinar os indivíduos a pedir socorro, os ensina a forjar um sorriso.
Portanto, mesmo em uma era altamente superficial, o brasileiro percebeu a necessidade de lutar contra estigmas associados às doenças mentais, tendo em vista que em toda a América Latina, o Brasil vence como país mais depressivo. Enquanto a falta de informação leva as pessoas a não compreenderem a gravidade de doenças psicológicas, a ansiedade vem fazendo mais vítimas e a depressão, acabando com mais vidas, mas ainda há tempo de vencê-las.
Hodiernamente, tendo em vista o cenário em que o país se encontra, faz-se mister que o Ministério da Educação (MEC) promova campanhas e saraus nas escolas, por meio de palestras e atividades lúdicas, com o objetivo de mostrar às crianças e aos adolescentes a importância de cuidar da saúde mental e que nenhuma dor é frescura, pois através deles será possível levar conhecimento aos seus familiares e se desde cedo for ensinado, se tornarão adultos melhores, capazes de promover a mudança em seu país.
anapradoo
Boa tarde, segue minhas considerações:
1. Percebo a falta de um projeto de texto claro e falta também tópicos frasais nos desenvolvimentos.
2. Tangenciamento do tema => “uma abordagem parcial baseada somente no assunto mais amplo a que o tema está vinculado, deixando em segundo plano a discussão em torno do eixo temático objetivamente proposto”
Tente trabalhar utilizando as palavras do tema em todos dos parágrafos. Apenas no D2 vc realmente aplica o tema proposto, e ainda assim é necessário um melhor desenvolvimento. Procure trabalhar em seu projeto, arquitetando melhor as ideias com questionamentos do tipo “Qual o motivo de existir um estigma associado a esta questão?” => a sua resposta, portanto, deverá estar exposta na introdução e desenvolvida nos respectivos D1 e D2.
3. Trabalhe melhor seus repertórios, expondo menos e argumentando mais.
4. Abuse (com moderação) dos conectivos entre parágrafos (Em primeira/ segunda análise…) e períodos (Desse modo, nesse sentido, por conseguinte…)
5. Proposta com 5 elementos ok. Cuidado com os tamanhos do período. E sempre retome a sua introdução para finalizar, e todo o texto estar conectado.
6. No geral, vc está no caminho! Procure estudar uma forma de desenvolver um projeto de texto claro. Uma dica é analisar redações nota mil e desintrincha-las, separando o que é tese, tópico frasal, onde entra x, y informação e assim por diante. Além disso, para ajudar na questão do tangenciamento e evitá-lo, treine com vários temas, destrinchando também, qual é o seu assunto principal e o que o tema quer desse assunto.
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
=> o assunto é doenças mentais, porém a abordagem é sobre o estigma. O que faz esse etigma? Po que ele ocorre? Quais são suas causas e suas consequências?
Bom, espero que eu tenha ajudado de alguma forma. Abs! :))
DANIELBSILVEIRA
competência 1: domínio da escrita formal da língua portuguesa – 160
competência 2: compreender o tema e não fugir dele – 200
competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200
competência 4: conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 160
competência 5: proposta de intervenção (com respeito aos direitos humanos) – 160
total: 880
análise geral: o texto em geral está coeso e bem estruturado, além de apresentar o reportório necessário na introdução e desenvolvimentos, porém ao meu ver faltou argumentos mais perceptíveis (não entendi quais são os dois argumentos da tese) e uma proposta de intervenção menos óbvia. <3
obs: não sou especialista ou profissional, sou apenas um estudante, então tentei analisar da melhor forma possível que consegui.