O estigma associado ás doenças mentais na sociedade brasileira

  • 0

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6° o direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o estigma associado ás doenças mentais na sociedade brasileira, o que acaba dificultando ainda mais a universalização desse direito social tão importante.

Em uma primeira análise pode se ressaltar a falta de medidas governamentais para combateras doenças mentais. Nesse sentido conta se com as verbas liberadas pelo governo para esse tipo de tratamento. Mas, em contrapartida à isso, o número de pessoas que possuem essa doença é alto, onde, muitas vezes essas verbas não chegam a cidadãos que não tem condições de contratar um profissional de qualidade e acabam tendo de esperar por filas enormes até a sua vez de ser atendido. Com essa espera, essas pessoas acabam sendo vítimas de preconceito.

Ademais, é fundamental apontar o uso das redes sociais como impulsionador para essas doenças mentais, pois nela persevera somente uma vida perfeita. Segundo as ideais do filósofo contratualista John Locke, isso configura se como uma violação no “contrato social”, uma vez em que o estado deveria garantir que seus cidadãos desfrutassem livremente  de direitos sociais como a saúde. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende se portanto, a necessidade de combater esses impedimentos para o tratamento da saúde mental. Para isso, é imprescindível que o estado por intermédio do ministério da saúde, venha a sancionar mais leis que possam garantir que pessoas com doença mental tenham livre acesso ao tratamento com profissionais qualificados. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa e igualitária que cumpre corretamente com seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá Letícia, vou avaliar sua redação conforme as 5 competências exigidas pelo Enem e fazer algumas observações indicando onde melhorar e o já está bom.
    C1 – 120 (domínio médio da escrita formal, com alguns desvios gramaticais, principalmente na semântica das frases)
    C2 – 120 (bom domínio da estrutura do tipo textual dissertativo-argumentativo, porém poderia ter usado mais outras áreas do conhecimento para embasar melhor seus argumentos, vi que usou a constituição e o contrato social de John Locke, mas o segundo parágrafo ficou sem embasamento, deixando sua argumentação fraca.
    C3 – 80 (ao decorrer do texto, suas frases dentro de cada parágrafo não ficaram bem contextualizadas e as vezes não tinha nada a ver com a frase anterior, por exemplo ali no terceiro parágrafo que começa com uma frase falando sobre redes sociais e logo em seguida fala do contrato social sem nenhum nexo entre as ideias. Quando se tratar de um parágrafo, tente manter sua sua argumentação falando especificamente de um assunto, sempre)
    C4 – 160 (articulou bem as partes do texto usando conectivos, porém não tem diversidade dos elementos de coesão o bastante para fechar esse critério)
    C5 – 120 (sua proposta de intervenção não foi detalhada o suficiente, principalmente quando você fala que o estado deve sancionar mais leis, quais leis? será que já não existem leis e o que deveria ser feito seria colocá-las em prática? enfim, poderia ter detalhado mais sua proposta e dado uma solução mias plausível para a problemática)

    Outra observação é que você não focou muito no “estigma”, você mencionou somente na introdução e no primeiro argumento, então meio que tangenciou o tema um pouquinho.

    Agora vamos aos elogios né, rsrs!
    Gostei muito da sua introdução, ela ficou bem completa, apresentou a problemática embasando na constituição e deixou claro o assunto que irá decorrer ao longo do texto.
    Sua estrutura textual ficou boa, proposição, argumentação e conclusão.
    Usou bastante conectivos nos parágrafos, deixando o texto mias leve para o leitor não se perder em frases muito grandes.
    Sua redação ficou boa, eu critiquei bastante, mas isso é tudo e se você melhorar esses aspectos tenho certeza que vai tirar uma nota bem alta na redação.
    Parabéns pelo seu esforço, espero ter ajudado nos seus estudos e continue estudando!
    Um abraço!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.