Na série “O gambito da rainha”, muitos duvidavam da existência de problemas mentais na vida da protagonista Beth, já que sua inteligência e maestria no xadrez eram conhecidas e cobiçadas mundialmente, ela aparentava ter uma vida serena e perfeita. Sua realidade era completamente divergente, em consequência de estigmas de seu passado traumatizante, seus problemas mentais quase à afundaram no mundo das drogas. Felizmente Beth salvou-se de um fim trágico, já na realidade brasileira, por outro lado, nem sempre termina em final feliz.
O negligenciamento dos sintomas de doenças mentais dos cidadãos é alarmante. Principalmente quando ignorados desde criança, podem ocasionar em situações de difícil tratamento. Essa problemática é gravíssima, pois afeta drasticamente a vida das vítimas dessa situação, que podem chegar a estado vegetativo, como também reflete o problema em pessoas ao seu redor.
Contudo, mesmo com medidas já criadas, como o Centro de Valorização a vida (CVV), a situação do Brasil em relação às doenças psíquicas é visivelmente grave, pois, essa opção de saída ainda é muito precária, já que muitas vezes há demora na resposta de e-mail, ou ligações não são efetuadas. Problemas como esses podem ocasionar em fins trágicos de desistência.
Por tanto, mais medidas devem ser tomadas para resolver tal impasse. É sugerível ao estado, a criação de um órgão voltado somente para garantir o suporte do cuidado de doenças psíquicas e o alerta do zelo da saúde mental como um todo. Esse órgão deve assegurar a continuidade e melhoria de medidas já existentes, como o CVV e os atendimentos psicológicos gratuitos. Agir também na conscientização da importância e serialismo dos problemas mentais é de importância demasiada.
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
Compartilhar
madu_barbosa
oiie
bom desenvolvimento e conclusão
escrita muito boa
alusões boas
porém a sua introdução fugiu um pouco do aspecto do tema que tem de estar sempre ligado ao tópico solicitado, a negligencia deveria começar no desenvolvimento, faltou a conexão com o titulo.
mas de forma geral, está muito boa, continue praticando
bjoo