Iniciante

O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

  • 0

No filme Palavras nas Paredes do Banheiro, apresenta Adam o protagonista, diagnosticado com esquizofrenia, doença na qual o individuo passa a ter alucinações, ver e ouvir coisas que não condizem com a realidade. Adam é aceito em uma escola religiosa, a qual é sua última chance para se formar e fazer faculdade de gastronomia, a única coisa da qual o faz se sentir bem, já que todas as outras escolas o recusaram por causa de seu diagnostico. Porém, aceito com a condição de que ele permanecesse tomando os remédios que lhe foi prescrito, prometendo esconder os sintomas da doença e ajudando a ter um convívio social, sem ser prejudicado por tal já que na escola anterior ele sofrera bullying. No final do filme, Adam faz um discurso na formatura, revelando seu diagnóstico e como ele se sente diante do mesmo, alegando ter a doença, mas não ser a doença. O estigma associado as doenças mentais, são na verdade, descaso da sociedade brasileira, já que os indivíduos diagnosticados com doenças mentais, como esquizofrenia, ansiedade, depressão e outros, são desprezados pela população à grosso modo.

A depressão tem sido o auge de tais doenças, segundo o OMS ( Organização Mundial da Saúde), no mundo há uma média de 322 milhões de pessoas diagnosticadas com depressão, 11,5 milhões dessas são brasileiras Lembrando que a depressão pode aparecer no decorrer do tratamento de outras doenças, sendo elas mentais ou não devido a rejeição, exclusão social, traumas, entre outros.

Sabendo disso, o estigma associado as doença mentais na sociedade brasileira, poderia ser associado ao tratamento da saúde mental das pessoas suscetíveis a tais doenças. Portanto, cabe aos Ministério da Saúde a disponibilização de tratamentos gratuitos, concedidos através de eventos sociais, que visam a inclusão social desses indivíduos à sociedade, palestras, com o intuito da conscientização à importância da saúde mental à população; terapia, para que possam expressar e pôr para fora o que sente, para que não haja agravamento do quadro dos diagnosticado, e para casos avançados, tratamentos psicológicos e psiquiátricas para a recuperação mental. Lembrando sempre a população que os indivíduos tem a doença mas não são a doença.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá. A introdução ficou muito grande e você não apresentou a sua argumentação e o tema. Nessa parte é importante você apresentar essas questões, visto que será uma apresentação, como o nome já diz “introdução”. Ela é como se fosse a entrada para o prato principal, ou seja a entrada para o desenvolvimento. Abraços!

    • 0
  2. Olá, venho ressaltar aspectos gerais: em citações, tal como o filme, coloque-o entre aspas SEMPRE, logo, ficaria assim: no filme “Palavras nas Paredes do Banheiro”. Outro aspecto, evite realizar uma narrativa, em sua introdução há somente o repertório seguido de uma narração MUITO extensa!! Assim, você não possui espaço, qualidade e capacidade para expor a carga argumentativa, o tema e as delimitações. Ou seja, exponha o necessário e que tenha mais a ver com a proposta da redação.

    O desenvolvimento 1, não encontrei o 2, realiza outra citação, agora estatística, mas outra vez sem carga argumentativa e sem uma proposta anunciada na introdução.

    Não sei se é uma redação sob moldes do Enem, mas já denoto aspectos gerais:
    Introdução
    Carga argumentativa: Sem
    Repertório: Ok
    Evidenciar o tema: Ok
    Delimitações: Sem

    Desenvolvimento 1
    Introduzir assunto: Sem
    Repertório: Ok
    Carga Argumentativa: Sem
    Fechar assunto: Sem

    Desenvolvimento 2
    Introduzir assunto: Sem
    Repertório: Sem
    Carga Argumentativa: Sem
    Fechar assunto: Sem

    Intervenção:
    Introduzir o fechamento: +-
    Agente: Ok
    Ação: Ok
    Modo/Meio: Ok
    Efeito: Ok
    Detalhamento/Finalidade: Quase
    Tornar Cíclico a redação: Sem

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.