“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Essa frase do poeta Carlos Drummond Andrade percebe-se que o homem ao longo do seu desenvolvimento encontra obstáculos. Na sociedade hodierna podemos observar muito isso no estigma deixado por doenças mentais no povo brasileiro.Esse fator tem se agravado mais por um aumento de casos mentais mais sérios e também pela a exclusão de pessoas com algum tipo de transtorno psicológico. Logo, é imprescindível a adoção de medidas sociais que visem a suplantação desse óbice.
Primeiramente, é indubitável que o aumento de doenças mentais mais sérios estejam em maior parte do problema. Segundo o matemático Thomas hobbes o estudado é responsável por garantir o bem estar da população entretanto isso não ocorre no Brasil, pois com o aumento recorrente de de casos mentais fica cada vez mais difícil de um tratamento e um diagnóstico precoce pois as infra estrutura que temos hoje no Brasil são muito baixas. O nosso país é um dos maiores em caso de depressão, ansiedade e transtorno bipolar, com um fator direitamente ligando a baixo centros psiquiátricos. Faz-se mister uma união de setores estatais urgentemente para irmos na contra desse problema.
Outrossim é notório que a exclusão de pessoas com transtorno psicológico é uma um impulsionador desse empecilho. O antropólogo Durkheim pensa que que “nosso egoísmo é, em grande parte produto da sociedade”, fazendo nos pensar que a sociedade anda pensando somente em si mesmo, é isso que ocorre por grande parte de mídias tradicionais onde casos de pessoas que tem algum tipo de transtorno são mal vista pela população, essas mídias não divulgam e nem conscientizam a população que “não é frescura”, que pessoas assim tem mais chance de se isolar do Mundo, ficando presas em seus pensamentos, fazendo assim terem crises de pânico e ou próprio suicídio.
Visto que os fatos supracitados é algo que afeta qualquer pessoa é necessário urgentemente que algumas medidas sejam tomadas. O estigma associado a doenças mentais devem receber atenção principalmente do tribunal de contas da união (TCU) disponibilizando capital que por intermédio do sistema de saúde (SUS) possam mandar recursos é tratamentos precoce para pessoas que forem procurar ajuda, para que antes que estejam em estado de isolamento possam ter ajuda, assim com mais centros psicológico mais profissionais capacitados possam começar a operar tratamento. Assim deixando de ser uma pedra no meio do caminho.
bru02
Olá! Irei corrigir sua redação com base nos meus conhecimentos.
Introdução: Em minha opinião, sua alusão é meio abrangente, sabe? Não é específica sobre o tema que você está falando, mas é provável que o corretor fosse aceitar sim. Apresentação do tema muito bem colocada. Mas um ponto a notar é que: estigma é sinônimo de preconceito, discriminação e na frase “…Na sociedade hodierna podemos observar muito isso no estigma deixado por doenças mentais no povo brasileiro…” , na parte ” estigma deixado por doenças mentais” você deveria ter colocado de um jeito que entendêssemos que as pessoas com doenças mentais sofrem com a discriminação, isso não é explícito na frase, é mal colocada. Resumindo: a introdução é boa, com poucos erros, mas pode ser melhorada.
Desenvolvimento 1 (d1):
Antes de tudo, venho lhe avisar que o INEP mudou algumas coisas sobre a redação, acho bom você pesquisar, pois algumas questões sobre os conectivos mudaram. Esse “primeiramente” não se encaixa mais como conectivo, não está errado, entendeu? Mas só não conta como conectivo na competência 4. Repetição do termo “doenças mentais mais sérias” que já foi falada na introdução e falta de concordância ((AS) doenças mentais mais sériAs, o candidato colocou “doenças mentais mais sériOs). Falta de vírgula na frase abaixo. Repetição da palavra “aumento”, tanto na introdução como no próprio D1. O termo “casos mentais” não existe. Erros ortográficos presentes no D1 (incluindo a palavra “infra estrutura” que é infraestrutura). Eu entendi que você quis dizer que a causa do problema é a falta de suporte e atenção que o Estado dá para essas pessoas, mas, no seu d1 dá muito a entender que quem tem culpa são as pessoas que possuem transtornos psicológicos. Você citou que o nosso país é um dos que mais tem casos de depressão, ansiedade e transtorno bipolar. O corretor iria se perguntar “de onde esse candidato tirou esse dado?”, ficou parecendo como se fosse um repertório, não recomendo fazer isso, pois pode te arrancar pontos. O desenvolvimento desse argumento não foi tão feliz. Faltou uma continuidade de ideias e aprofundamento.
Desenvolvimento 2 (d2):
Ótima oração para iniciar o d2. Foi uma ideia bem apresentada e possui lógica, porém mal escrita. Possui erros de gramática e de continuidade, sequência de fatos. Não é recomendável usar expressões coloquiais, mesmo que em aspas (bom, eu não gosto de arriscar, sabe?). Mas ainda sim, preferi bem mais o D2 que o D1 :)
Conclusão:
Várias repetições da palavra “fatos” ao longo da redação. A primeira oração foge um pouco do tema quando você fala que “atinge todas as pessoas” quando na verdade o tema é especificamente sobre pessoas com doenças mentais que sofrem discriminação. Nomes de órgãos devem ser escritos com as letras inciais maiúsculas. Você conseguiu apresentar uma solução para o d2, mas o d1 deixou a desejar. Poderia ser escrita de forma mais clara e que abrangesse de fato, os dois argumentos. Mas ainda assim o que foi apresentado foi bom pois cumpre os critérios.
NOTA:
Competência I: 80
Competência II: 120
Competência III: 160
Competência IV: 160
Competência V: 160
TOTAL: 680
Espero que eu tenha te ajudado e que você possa fazer bom proveito das minhas anotações. Lembre-se, de prática em prática chegamos lá! Aqui não são julgamentos, mas sim coisas pra você melhorar e chegar na nota desejada. Muita luz pra ti! :)
Iniciante01
1- Primeiramente, a redação inteira está faltando muitas vírgulas, inclusive em conectivos, que não pode faltar ela.
2- A primeira citação, de Carlos Drummond De Andrade, combinou a mensagem com o tema. Poderia ter usado citações ligados ao preconceito.
3- Palavras rebuscadas demais, acho que poderia usar as mais conhecidas, para melhor compreensão.
4- O sobrenome do matemático, Thomas Hobbes, está com o h minúsculo.
5- Muitos erros ortográficos no texto, acredito que seja por desatenção ao digitar.
6- argumentos fracos.
Compt. 1 – 80
Compt. 2 – 120
Compt. 3 – 160
Compt. 4 – 120
Compt. 5- 120
Nota: 600
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO:
▪︎”No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Essa frase do poeta Carlos Drummond Andrade percebe-se que o homem ao longo do seu desenvolvimento encontra obstáculos. Na sociedade hodierna podemos observar muito isso no estigma deixado por doenças mentais no povo brasileiro.Esse fator tem se agravado mais por um aumento de casos mentais mais sérios e também pela a exclusão de pessoas com algum tipo de transtorno psicológico. Logo, é imprescindível a adoção de medidas sociais que visem a suplantação desse óbice.
OBS:
▪︎Coloque uma vírgula depois de (Carlos Drummond Andrade).
▪︎Coloque uma vírgula depois de (sociedade hodierna).
▪︎(podemos) seja mais formal. Fale sempre na terceira pessoa (pode-se).
▪︎Tire esse (tem se agravado mais) tire esse (mais).
▪︎(pela a exclusão) tire esse ( a ).
▪︎ Senti falta de conectivos pra ligar as partes da introdução. Isso afeta a competência 4.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Primeiramente, é indubitável que o aumento de doenças mentais mais sérios estejam em maior parte do problema. Segundo o matemático Thomas hobbes o estudado é responsável por garantir o bem estar da população entretanto isso não ocorre no Brasil, pois com o aumento recorrente de de casos mentais fica cada vez mais difícil de um tratamento e um diagnóstico precoce pois as infra estrutura que temos hoje no Brasil são muito baixas. O nosso país é um dos maiores em caso de depressão, ansiedade e transtorno bipolar, com um fator direitamente ligando a baixo centros psiquiátricos. Faz-se mister uma união de setores estatais urgentemente para irmos na contra desse problema.
OBS:
▪︎Coloque uma vírgula depois de (Thomas hobbes).
▪︎(bem estar) tem hífen (bem-estar).
▪︎O (entretanto fica entre vírgulas (da população, entretanto, isso […] ).
▪︎(com o aumento recorrente de de) o que é esse (de de ) acredito que tenha sido erro de digitação, preste mais atenção.
▪︎Depois de (precoce) tem uma vírgula. Antes de (pois) sempre vai ter uma vírgula.
▪︎( as infra estrutura) se escreve junto (infraestrutura) e como você tá falando (as) coloque no plural (infraestruturas).
▪︎(que temos hoje) seja formal. Não fale com o corretor.
▪︎(o nosso país) não fale com o corretor.
▪︎Erro de concordância (a baixo centros psiquiátricos) o correto é (aos baixos centros psiquiátricos).
▪︎(para irmos). Seja formal.
▪︎Escassez de conectivos. Isso afeta a competência 4.
▪︎(Faz-se mister uma união de setores estatais urgentemente para irmos na contra desse problema) você só deve dizer o que fazer na CONCLUSÃO. Nos desenvolvimentos argumenta-se.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Outrossim é notório que a exclusão de pessoas com transtorno psicológico é uma um impulsionador desse empecilho. O antropólogo Durkheim pensa que que “nosso egoísmo é, em grande parte produto da sociedade”, fazendo nos pensar que a sociedade anda pensando somente em si mesmo, é isso que ocorre por grande parte de mídias tradicionais onde casos de pessoas que tem algum tipo de transtorno são mal vista pela população, essas mídias não divulgam e nem conscientizam a população que “não é frescura”, que pessoas assim tem mais chance de se isolar do Mundo, ficando presas em seus pensamentos, fazendo assim terem crises de pânico e ou próprio suicídio.
OBS:
▪︎Tem uma vírgula depois de (outrossim).
▪︎Erro de concordância (é uma um impulsionador) o correto (é um impulsionador).
▪︎O que é isso ? (pensa que que).
▪︎Tire a vírgula depois de (egoísmo é).
▪︎Essa frase de Durkheim não coube com o que você disse.
▪︎(fazendo nos pensar) seja mais formal.
▪︎Erro de concordância (ocorre por grande de mídias tradicionais) o correto (ocorre com grande das mídias tradicionais).
▪︎Coloque uma vírgula depois de (tradicionais).
▪︎Porque (Mundo) tá com letra maiúscula ? O correto é com letra minúscula (mundo).
▪︎Erro de concordância (pânico e ou próprio suicídio) o correto (pânico ou suicídio).
▪︎Escassez de conectivos.
CONCLUSÃO:
▪︎Visto que os fatos supracitados é algo que afeta qualquer pessoa é necessário urgentemente que algumas medidas sejam tomadas. O estigma associado a doenças mentais devem receber atenção principalmente do tribunal de contas da união (TCU) disponibilizando capital que por intermédio do sistema de saúde (SUS) possam mandar recursos é tratamentos precoce para pessoas que forem procurar ajuda, para que antes que estejam em estado de isolamento possam ter ajuda, assim com mais centros psicológico mais profissionais capacitados possam começar a operar tratamento. Assim deixando de ser uma pedra no meio do caminho.
OBS:
▪︎Coloque uma vírgula depois de (qualquer pessoa).
▪︎Erro de concordância e falta de crase (o estigma associado às doenças mentais).
▪︎Depois de (atenção) tem vírgula.
▪︎Erro de concordância (é tratamentos) o correto (e tratamentos).
▪︎Não respondeu a todos os quesitos necessários.
1) O que fazer ?
2) Quem fazer ?
3) COMO fazer ? (Detalhe)
4) Qual a finalidade ?
NOTA:
C1: 140
C2: 160
C3: 160
C4: 120
C5: 140
TOTAL: 720
Sua redação está ótima, qualquer coisa estou a disposição.
MariaclaraMatos
que referência mais nada a ver kkkkk
” NESSA frase do poeta Carlos Drummond Andrade, (VÍRGULA) percebe-se que o homem…”
“Logo, é imprescindível a adoção de medidas sociais que visem a suplantação desse óbice.” ISSO DEVERIA ESTAR NA CONCLUSÃO, NÃO INTRODUÇÃO.
“Segundo o matemático Thomas Hobbes (LETRA MAIÚSCULA HOBBES) o ESTUDO, (VÍRGULA) é responsável por garantir o bem estar da população, (VÍRGULA) entretanto isso não ocorre no Brasil….”
“POIS com o aumento recorrente de de casos mentais fica cada vez mais difícil de ( ESSE “DE” CAI FORA, TIRA ELE) um tratamento e um diagnóstico precoce POIS (REPETIU “POIS” DUAS VEZES) as infra estrutura que temos (NÃO PODE USAR VERBO NA 2° PESSOA DO PLURAL NEM DO SINGULAR PORQUE O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO É IMPESSOAL) hoje no Brasil são muito baixas (A INFRAESTRUTURA QUE HÁ NO BRASIL É MUITO BAIXA (SINGULAR))”
“O nosso país” O BRASIL. NÃO PODE USAR “NOSSO” PORQUE ESTÁ NA 2° PESSOA DO PLURAL
“irmos” 2° PESSOA DO PLURAL. TEM QUE SER IR-SE
“Outrossim, (VÍRGULA) é notório”
“O antropólogo Durkheim pensa que que “nosso egoísmo é, em grande parte produto da sociedade”” NÃO PRECISA DE ASPAS.
“fazendo nos pensar” 2° PESSOA DO PLURAL. TINHA QUE SER FAZENDO-SE PENSAR.
“A sociedade anda pensando” ISSO ESTÁ INFORMAL
“pessoas que tem” PESSOAS É PLURAL, ENTÃO É TÊM, COM ACENTO.
“isso que ocorre por grande parte de mídias tradicionais onde casos de pessoas que tem algum tipo de transtorno são mal vista pela população, essas mídias não divulgam e nem conscientizam a população que “não é frescura”” PERÍODO MAL FORMULADO. E O QUE SÃO ESSAS “MÍDIAS”??? TELEVIÃO, REPORTERES, MEIOS DECOMUNICAÇÃO?? NÃO SEU PARA ENTENDER DIREITO.
E OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES (MÍDIAS) NÃO SÃO RESPONSÁVEIS POR FAZER ISSO. QUEM TEM QUE FAZER É O GOVERNO!
“não é frescura” INFORMAL
“os fatos supracitados é (SÃO, PLURAL) algo que”
“afeta qualquer pessoa, (VÍRGULA) é necessário”
“O estigma associado a doenças mentais devem” DEVER REFERE-SE A ESTIGMA (QUE É SINGULAR), LOGO, “O estigma associado a doenças mentais DEVE (SINGULAR)”
“tribunal de contas da união” Tribunal de Contas da União COMEÇA COM LETRAS MAIUSCULAS
“tratamentos precoceS”
“centros psicológicoS”
“assim com mais centros psicológico mais profissionais capacitados possam começar a operar tratamento” PERÍODO MAL FORMULADO
“Assim, (VÍRGULA) deixando de ser uma pedra no meio do caminho.”
CONTINUE FAZENDO REDAÇÃO E TREINANDO!!!!