O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

  • 0

Todas as pessoas estão sujeitas à vivenciar um momento de descontrole emocional, porém nem todo indivíduo leva esse fato em consideração, optando acreditar que pessoas portadoras de “doenças mentais” são uma parte reclusa da sociedade, que deveria ser deixada de lado.

Pessoas que defendem, “doenças mentais” como sendo um tipo de ‘frescura’, estão associadas a um paradigma, sempre procurando rotular um padrão para a sociedade. Em sua obra, “O código da inteligência”, Augusto Cury revela situações que muitos de seus pacientes sofreram, ao serem julgados como pessoas fracas e desqualificadas, deixando o indivíduo à mercê do distúrbio e totalmente dependente de ajuda.

As redes sociais hoje, são o principal gatilho para o desenvolvimento desses problemas mentais, pois o usuário é exposto à vários tipos de conteúdo que incitam o desejo e a ansiedade de obter e ser tal e qual àquele que está do outro lado da tela. A falta de infraestrutura e de profissionais capacitados  também é um problema que deve ser levado em consideração, pois as orientações médicas e a falta de compreensão e de flexibilidade desses profissionais podem aprofundar a doença e dificultar a cura do indivíduo.

Então, conclui-se que é de suma importância a participação e união do governo e da sociedade para combater essa mazela, investindo em políticas públicas destinadas ao desenvolvimento do setor de saúde do Brasil, e na conscientização, com palestras, movimentos sociais e projetos direcionados à população brasileira.

Compartilhar

3 Correções

  1. O seu texto é bom ele apresentou o uso correto de mecanismos gramaticais linguísticos porém a estrutura do seu texto não obedece a do padrão Enem e por isso eu recomendo você ver tutoriais de vídeos no YouTube.

    A sua referência Augusto Cury foi muito bem feita como argumento do mundo porém esse foi o único já que os outros argumentos estão mais opinativos do que dissertativos

    Nota 860

    • 0
  2. INTRODUÇÃO
    *Coloque um repertório antes da tese ou faça uma citação de modo a introduzi-la e a deixe um pouco mais enxuta. Costumo pensar, na hora de fazer o texto que, o tema é o mais geral, a tese mais específica e os argumentos ainda mais específicos, mas relacionados a tese.

    D1

    *Acrescente um conectivo, depois da primeira frase. “Nesse sentido”, “Diante de tal aspecto, em sua obra….”
    *Procure enfatizar mais a explicação

    D2

    *Aqui você expõe dois problemas, as redes sociais e a falta de profissionais qualificados e infraestrutura.Procure colocar um problema por parágrafo,pois você não terá espaço para explicar os dois com os detalhes necessários.

    CONCLUSÃO

    *Não coloque “conclui-se ” na conclusão, fica redundante;
    *Está muito geral,pense em uma boa proposta, não precisa ser mais que uma, desde que ela tenha o detalhamento necessário, apresentando também o modo como ela seria coloca em prática (Como ? Através de

    • 0
  3. Tome cuidado, se sua intenção é adquirir uma boa nota na redação do enem, é preciso seguir suas regras de estruturação. Em seu texto, não vejo isso!
    Recomendo assistir vídeos no youtube e colocar em prática, adquirindo um maior conhecimento.
    Um ponto importante, sua tese está junto com a argumentação, muito diferente do método de estruturação do enem.
    Recomendação: leia bastante, assim, você terá um conhecimento maior de nosso vocabulário, aperfeiçoando seu entendimento. Da uma passada no canal da heydebee o conteudo dela é muito bom!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.