Iniciante

O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

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A notória obra literária “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, retrata uma sociedade perfeita, padronizada pela ausência de problemas e conflitos sociais. Fora da ficção, a realidade brasileira denota-se contraditória à obra supracitada, uma vez que o individualismo histórico, interligado às negligências governamentais, realça a ocorrência dos estigmas associados às doenças mentais. Logo, faz-se necessária a atuação de subterfúgios eficientes, a fim de mitigar esse infortúnio social brasileiro.

Vale salientar, a princípio, as diretrizes que viabilizam, no que tange o corpo social, a consolidação dos estigmas frente às doenças mentais. Nessa perspectiva, segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a população vivência um período denominado de “Modernidade Líquida”, o qual é marcado pela insaciável busca pela adequação frente à uma sociedade individualista, que preestabelece paradigmas a serem seguidos e, consequentemente, provoca a exclusão, a marginalização e a estereotipação dos portadores de deficiências mentais. Sendo assim, verifica-se a ausência, e a necessidade, de medidas comunitárias adequadas, as quais busquem atenuar essa problemática.

Ademais, de acordo com o filósofo contratualista John Locke, é dever do Estado proporcionar, no que concerne o âmbito constitucional, o indubitável direito dos cidadãos brasileiros à dignidade da pessoa humana, bem como à integridade física e mental desses, em busca de cumprir com o seu papel frente ao viés ideológico do Contrato Social. Entretanto, na realidade nacional, é visível a ausência, em sua maioria, de medidas estatais que visem coibir o problema analisado. Nesse contexto, observa-se que os portadores de deficiências mentais tenderão a sofrer com uma estigmatização exacerbada, ficando à mercê da inércia governamental, o que transcende a necessidade de alternativas que visem a melhoria dessa realidade distópica.

Desta forma, é necessária a intervenção do Governo Federal – órgão responsável por gerir e organizar a sociedade -, através do Ministério da Cidadania, a fim de instituir mecanismos eficientes para o combate da problemática supramencionada. Para tal, é indispensável a atuação de medidas comunitárias e de programas sociais, os quais visem desconstruir os paradigmas ideológicos preestabelecidos pela sociedade contemporânea e, consequentemente, combata os estigmas associados às doenças mentais presentes na comunidade nacional. Desta maneira, tencionar-se-á, através dessas medidas, que a realidade brasileira se aproxime da utopia retratada por More em sua obra.

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6 Correções

  1. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 200

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 200

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200

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  2. Ótima redação! Além de bem estruturada e coesa, os argumentos foram pertinentes ao tema, bem dispostos, de forma coerente e devidamente justificados com repertórios apropriados. Suas alusões foram muito boas, e estavam presentes nos três paragráfos, o que é fundamental para uma boa nota. A referência à obra literária, citada na introdução, ao final da conclusão proporcionou um texto cíclico, muito bom!

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  3. Ótima redação, deve ter tido menos pressão ao realiza-la por estar em casa ufa, achei maravilhoso que tenha citado um repertório por paragrafo, continue assim.

    a organização do texto, frases e elementos coesivos está perfeita, adorei a redação, se continuar treinando dessa forma certamente irá arrasar nos vestibulares futuramente.

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  4. a estruturação ficou correta, bem organizada e a compreensão do tema e seu recorte satisfatória, mas procure desenvolver os argumentos, a análise, de modo mais aprofundado, conforme detalhado nos comentários acima. Cuidado com o uso das vírgulas e acentuação gráfica. Você utilizou ótimas alusões

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  5. Adorei, você escreveu muito bem! Usou ótimos elementos coesivos e escreveu muito bem as três anatomias da redação. Citou vários estudiosos (e aparentemente não foi nenhuma decoreba barata) e sua intervenção foi coesa com o resto do texto.
    Seu vocabulario também parece ser muito amplo e isso é ótimo para uma prova assim. Mostra bagagem de leitura e estudos.

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  6. 😢 Fiz o Enem de 2020 é fui pego nesse tema, infelizmente, não devo ter saído muito bem. Mas, bola para frente.
    Sua redação está ótima. Tem repertório sócio-cultural , coesal nos argumento. Sua tese e sua proposta de intervenção está de acordo com o desenvolvimento. Você soube aborda o tema proposta.

    A proposta de intervenção falto você resgata o que estava argumentado. Imagine que o avaliador vá direto para o final, ele deveris saber o problema que você quer oferece a solução. Então fica a dica: retome o problema e exija uma mudança e oferece essa suposts mudança.

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