O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

  • 0

Hodiernamente, através das mídias televisivas e sociais, muito se tem falado acerca de doenças mentais no Brasil. Essa problemática deve ser enfrentada, e não só os estereótipos impostos pela sociedade como também problemas familiares influenciam para que essa aconteça.
Primordialmente, vale ressaltar que redes sociais, como o Instagram e Facebook, se tornaram populares, e, diversos são os famosos que fazem uso delas. Eles muitas vezes possuem corpos esteticamente modificados, que são considerados perfeitos pela mídia, e inalcançáveis pela maioria das pessoas. Então, isso causa crise de autoestima aos indivíduos que não são considerados padrões, levando-os a adquirir problemas psicológicos, como transtorno de ansiedade e depressão. Sendo assim, o pensamento do iluminista Thomas Hobbes de que o homem é p lobo do homem faz jus à essa situação, visto que o próprio ser é capaz de afetar negativamente o seu semelhante.
Outrossim, na série “The end of the fucking world”, Alyssa, uma das personagens principais, é deixada de lado pela mãe, que proporciona toda sua atenção às outras duas filhas, fazendo com que ela se sinta sem importância. Fora da ficção, problemas familiares como a pouca interação familiar, discussão e agressão entre a família, contribuem para que os indivíduos desenvolvam doenças mentais, sendo a crise do pânico um exemplo, devido à realidade vivenciada, e, se não houver tratamento, cujo deve ser feito de forma correta, o suicídio é propício.
Portanto, cabe ao Governo Federal, consoante o Ministério da Saúde, realizar campanhas na mídia, por meio de propagandas falando sobre o quão é importante cuidar da saúde mental e não deixar que o estereótipo a prejudique, que serão realizadas em horário de maio alcance à população. Isso será feito a fim de que várias doenças mentais sejam evitadas.

Compartilhar

1 Correção

  1. Uma boa redação, podia ter produzido mais. Tem letra grande?

    C1: 160 (contei errinhos suficientes para tirar o 200 de ti, talvez algumas vírguals tenham sido erros de digitação que, na hora da prova, você não cometeu – foram 5, sendo um de crase e 4 de pontuação)

    C2: 120 (1º repertório baseado em textos de apoio; 2º repertório legitimado, mas sem pertinência – se o corretor considerar que há pertinência na série citada, você ganha 200, mas pelo que li sobre pertinência ser associação a um dos elementos do tema, não acho que 200 não/na real, eu gostaria até de saber quanto você ganhará nessa competência aqui)

    C3: 120/160 (aqui é onde a pouca quantidade de palavras pode pesar. Há algumas brechas, como o salto argumentativo entre corpos perfeitos e crise de autoestima, e a citação de Hobbes que não tem muito a ver com essa disputa de imagens nas redes sociais; aqui também pesa o fato de não ter tocado na questão do preconceito, que era o centro do tema, o tal do estigma)

    C4: 160/200 (Tá bem no limite entre “presença expressiva” e “presença constante” de conectivos – ainda vou estudar melhor quantos o Enem quer por parágrafo, não me admiraria um 180 aqui)

    C5: 200 (presença dos 5 elementos)

    Já corrigi redações com notas menos abertas que a sua, mas deve ficar entre 800-900.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.