O estigma associado às doenças mentais na sociedade.

  • 0

O conceito de saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), não se resume à ausência de doenças, mas ao conjunto de fatores sociais, ambientais, e outros. Da mesma forma a saúde mental não se resume na ausência de doenças psíquicas, podendo-se inferir que sofrimento mental e alterações de comportamento e de interpretação do mundo externo são condições que incluem diretamente nesse aspecto. Entretanto, o estigma social sobre as doenças mentais acabam por ludibriar sobre esse assunto, tornando-o alvo de preconceitos e rotulações.

Em primeira instância, o preconceito anelado a concepção de doenças mentais fazem com que muitas pessoas escondam seu sofrimento e suas angústias vivenciadas no mundo contemporâneo. Esse fato é sustentado historicamente no qual a doença exclui a pessoa da sociedade, definida como algo anômalo ao que é padronizado como “normal”. Isso é fortalecido pela deficiência de políticas públicas voltadas para a desmistificação do entendimento real do panorama envolvido que levam as pessoas a se esconderem em máscaras de sorrisos e felicidades para não serem sujeitas à rotulação e exclusão social.

Outrossim, a OMS afirmou que o Brasil se encontra em primeiro lugar no tocante a quantidade de casos de depressão na América Latina. Esse dado deveria fomentar ações para reverter esse quadro, todavia há um descaso e um pensamento arcaico no qual as outras pessoas definem esses fatos como sendo “frescura” e “falta de atenção”. Essa rotulação termina em aumentar o grau da doença mental na medida em que essas pessoas se isolam e se excluem da sociedade, somado ao fato de não procurarem ajuda por medo do preconceito, e o fim desse dilema, muito das vezes, é o suicídio.

Urgem, portanto, medidas eficazes que controlem o aumento de casos e que institua a solidariedade na sociedade pós moderna. O Estado, nesse sentido, deve não somente instituir políticas públicas juntamente ao Ministério da Saúde que promovam a captação e o tratamento adequado desses indivíduos como também, com o Ministério da Educação, desenvolver matérias e palestras nas escolas e universidades que conscientizem as pessoas a serem mais harmoniosas passando a serem mais empáticas quanto as pessoas que sofrem de doenças mentais.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oii, espero te ajudar
    Seu texto foi digno de nota 800+. Bem estruturado, vocabulário bem rico, repertório bom!
    A coesao entre as frases podem melhorar um tiquinho só, as frases estão longas demais, ai dificulta na leitura, tem algumas palavras que se repetiram tambem, como doenças. Tem parte do texto motivador ai, e eu adorei o modo que voce os colocou, pois nao ficou nem um pouco obvio, ficou bem colocado. Entao, parabens!

    • 1
  2. Oii
    O texto esta bom, existe somente muitas informações, esta bem organizado e desenvolvido. Faltando só um pouquinho de coesão em cada frase que apresenta um contraposto, ou que vai mudar de assunto, e também tem algumas palavras repetidas, mas esta muito bem elaborado. Continue praticando.

    • 1
  3. Olá! Ao ler o texto, percebe-se que há riqueza no vocabulário e no uso de figuras de linguagem. O texto foi bem desenvolvido e a temática é interessante, só chamo a atenção para alguns erros gramaticais e de concordância que muitas vezes passam despercebidos. No mais, está bem apresentável.

    • 1
  4. Seu vocabulário é muito bom. Porém, acho que a informação da primeira frase não está nos textos do enem, se eu estiver errado é só ignorar mas Tomás cuidado com essas informações. Um ponto muito importante e que pra mim foi o maior erro, vc desviou do tema, o tema é “o estigma das doenças mentais” e não o “o s preconceito sobre as doenças mentais” ou “a imagem na sociedade da doença mental” ou algo assim. Foi isso oq persebi, porém a estrutura da sua redação tá maravilhosa sem mencionar essa conclusão. Preste mais atenção no tema vc desviando do tema acaba com todo seu texto. Lembrando que sou apenas um estudante do ensino médio não muito experiente entt não confie 100%. Mas, não acho q minha correção esteja errado. Eu fiz esse tema ontem, se vc quiser vai no meu perfil q postarei em breve.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.