O ESTIGMA ASSOCIADO ÀS DOENÇAS MENTAIS MA SOCIEDADE BRASILEIRA

  • 1

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do Brasil, prevê em seu artigo sexto o direito á saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem se reverberado na prática quando se observa a saúde mental e seu estigma. Neste modo a universalização deste direito social é de suma importância. Diante desta perspectiva faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem o quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater e conscientizar a população frente aos diversos tipos de doenças mentais e popularizar, tendo como objetivo, extirpar o estigma frente a uma doença tão relevante nos dias de hoje. Essa conjuntura segundo o filósofo contratualista Jonh Locke, configura com uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir aos cidadãos direitos indispensáveis como a saúde, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais é fundamental apontar que a falta de políticas públicas e a falta de informação tem papéis impulsionadores do estigma frente as doenças mentais no Brasil, visto que a visão de grande parte da população é que doença mental é loucura, sendo assim a pessoa acometida por essa enfermidade bem como sua família, se sentem constrangidas em buscar ajuda profissional, desencadeando um crescimento exponencial de casos. A Organização Mundial da Saúde(OMS), já mostra que cinco por cento da população brasileira sofre de algum transtorno mental e que existe uma incidência ainda maior em mulheres, o que por sua vez aponta uma futura desestabilização nas famílias brasileiras. Logo é inadmissível que este cenário continue a perdurar.
Depreende- se portanto a necessidade de combater estes obstáculos. Para isso é imprescindível que o governo federal, por intermédio do Ministério da Saúde, estados e municípios, criem políticas públicas que envolvam não apenas os CAPS e hospitais psiquiátricos, mas que sejam levados às escolas, a saúde primária, como avaliação psicológica, triagem por incidência e prevalência  de idades com orientações das principais doenças mentais que acometem as séries iniciai, palestras aos pais ou responsáveis, atendimento médico efetivo, propagandas em canais abertos e rádios. Com essas ações poderemos garantir a quebra dos paradigmas frente a essa enfermidade. Assim torna – se – a possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos contidos na Carta Magna.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, Loren! Vou corrigir sua redação e se tiver algum erro você me avisa, tá? :)

    INTRO
    –> conectivos de transição, bem como os de oposição precisam ser isolados com vírgulas, você deixou essa questão bastante pendente na sua introdução.
    –> sua estrutura está adequada e correta. Embora você não tenha trago uma tese com 2 argumentos, você trouxe um encaminhamento quando disse que os fatores precisam ser analisados. Se quiser uma dica, prefira monstar a sua introdução já com os problemas na tese, pois serve de norte para o corretor, o que, consequentemente, facilita na correção.

    D1
    –> faltou a sua tese de fechamento, isto é, a sua opinião; a parte que você dar dizer, indiretamente, qual o seu posicionamento a respeito da problemática. Uma dica é sempre começar esse período com um conectivo conclusivo, para você marcar, de fato, a sua conclusão.
    –> novamente, houve algumas pendencias quanto ao uso da virgula, no quesito aposto e em alguns lugares houve a ausência ou não era necessário colocar
    –> “em primeira análise” não é uma expressão conectiva pelo INEP
    –> você colocou “frente ao” e depois “frente a”, o correto é o segundo, pois não admite preposição
    –. “frente a uma doença tão relevante” uma vez que você, em momento algum, especificou seus termos, que doença seria essa?
    –> otimo uso de repertório com argumentação pouco pertinente

    D2
    –> desvios gramaticais (acentuação e pontuação)
    –> você gastou muitas linhas falando sobre seu repertório utilizado, deixando sua argumentação de lado
    –> afirmação forte e pertinente
    –> tese de fechamento em síntese e superficial

    CONCLUSÃO
    –> fez em EXCELENTE detalhamento
    –> identifique os agentes, a ação, o detalhamento da ação e a finalidade, faltando o meio/modo. Foi uma excelentissima propsota, mas como tais orgãos iriam executa-la? por meio de que?
    –> desvios gramaticais
    –> uso de 1° pessoa do plural “poderemos”
    –> [evite] o uso de mesóclise
    –> sua conclusão ficou maravilhosa, pra mim foi o melhor parágrafo da redação. Entretanto, embora esteja muito bem feita e detalhada, você não trouxe o meio/modo. Sua conclusão pode estar ótima (como é o caso da sua), mas, se você não atender aos 5 elementos exigidos, a nota da C5 cai.

    C1: 120
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160
    NOTA: 800 [representativa]

    Você escreve muito bem. Com certeza vai tirar +800 no ENEM. Procure estudar mais a vírgula, transitividade verbal e a crase. Outrossim, organize melhor suas ideias, dentro de uma estrutura modelo-padrão adequada. Com o treino, você se aperfeiçoará ainda mais. Parabéns pela redação, está muito boa !! Qualquer coisa, só chamar. :)

    • 5
  2. Boa redação, parabéns!

    =============================

    Depreende- se portanto a necessidade de combater estes obstáculos. Para isso é imprescindível que o governo federal, por intermédio do Ministério da Saúde, estados e municípios, criem políticas públicas que envolvam não apenas os CAPS e hospitais psiquiátricos, mas que sejam levados às escolas, a saúde primária, como avaliação psicológica, triagem por incidência e prevalência de idades com orientações das principais doenças mentais que acometem as séries iniciai, palestras aos pais ou responsáveis, atendimento médico efetivo, propagandas em canais abertos e rádios. Com essas ações poderemos garantir a quebra dos paradigmas frente a essa enfermidade. Assim torna – se – a possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos contidos na Carta Magna.

    ==========================
    C1 = 160
    C2 = 200
    C3 = 160
    C4 = 160
    C5 = 180 =========================== 860 PONTOS

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.