No programa exibido na record “A Fazenda 12”, uma das participantes com borderline — transtorno mental caracterizado por humor, comportamentos e relacionamentos instáveis — que conteve surtos de raiva, tristeza, estresse, ansiedade e principalmente de bipolaridade, foi prejulgada e até atacada por isso. Seguindo esse raciocínio, é exatamente por essa causa que o estigma associado as doenças mentais é presente na sociedade brasileira. Urge, pois, uma análise da falta de orientação e da escassez de punições como principais responsáveis pela estabilidade do revés.
Em primeiro lugar, é válido reconhecer como a discriminação por pessoas com transtornos mentais é uma ocorrência atual, isso, infelizmente, é uma causa direta do individualismo. Desse modo, dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão, é a maior taxa da América Latina e a segunda maior das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos. Dessa forma, a união da sociedade é essencial para garantir o bem-estar coletivo e combater a falta de empatia das pessoas relacionado a tal estigma.
Por conseguinte, nota-se uma omissão governamental. O filósofo libertário Barnett, em uma de suas análises críticas, pontua que o Estado é incapaz de obedecer às suas próprias leis, de forma a ser necessariamente ineficiente e contraditório como legislador. Dessa maneira, por mais que o governo tente atenuar o impasse impondo medidas, ainda não é suficiente para garantir o reconhecimento das pessoas com distúrbios mentais, já que a sociedade míope também alimenta uma visão eugenista e tóxica, limitando as possibilidades de manifestação do ser humano. Assim, fica explicito que os problemas ainda persistem devido ao descaso governamental.
Portanto, é fundamental que esse preconceito seja atenuado. Para isso, o governo deve implantar leis mais rigorosas, eventos de conscientização em grupo e materiais didáticos para as escolas, também poderia investir em um programa “Transtorno Não são Brincadeiras”, por meio do Ministério de Justiça e de Educação, e pela mídia, aplicando políticas e ações mais precisas e severas, para que diminua ou até mesmo para desaparecer esses pensamentos e atos preconceituosos. Somente assim, será possível solucionar o entrave e, felizmente, alcançar um equilíbrio social duradouro.
milenaaaaaaaaaaaaaa
Adorei a sua redação!
o seu corpo de texto ficou muito bom e você abordou corretamente o assunto da temática da redação.
a citação que você utilizou no início do texto foi muito legal
acho que ao invés de utilizar o “desse modo” poderia ter utilizado expressões como ” segundo dados da OMS” ou ” de acordo com dados publicados pela OMS”
0 Compartilhar
laisacarolinaa
oiii, tudo bem? adorei sua redação! a escrita está boa, sem contar na elaboração do desenvolvimento, e na estrutura que na minha opinião está muito bem feito. a citação que você usou é super importante e o que é bom, não fugiu do tema. bom, é isso.
bons estudos.
parabéns pela redação!
Camila_T
Oii,então eu achei que o corpo do texto ficou bom,é além do repertório sociocultural que e muito importante para as redações do enem e também a tese já presente no primeiro parágrafo para contextualizar o assuntos Também gostei muito da sua proposta de intervenção pois apresenta o agente o meio e a finalidade ,o que é muito importante.
Ana Ligia
Oii Pedro, tudo bem?? Eu amei sua redação, o corpo de texto ficou perfeito! Adorei as alusões que você fez introduzindo o tema em um acontecimento recente e atual ao qual todos possuímos acesso, e também citação de filósofos, acho que isso é muito importante para demonstrar conhecimento. Se esse texto fosse publicado em qualquer outro lugar poderia facilmente ser de um profissional!!! Parabéns !
lorena1000enem
Nossa ficou muito bom o corpo do texto. Muito bom como você buscou o assunto corretamente e fez todo o sentido do qual se trata a temática. Porém não sou muito boa com vírgulas, mas acho q em algumas frases você não utilizou ela corretamente. Mas não sei ao certo. Mas o texto está ótimo na minha opinião, um pouco redundante no desenvolvimento. Você poderia ter começado a explicação sem “Desse modo” contendo somente “dados da OMS”. Fora isso ficou bem criativo mesmo!!! Parabéns!!!!
Marcos011
Sua redação está ótima, mas eu gostaria de destacar alguns pontos que eu notei:
Na conclusão evite usar expressões como : poderia, deveria, seria bom, etc, use essas expressões no presente.
Seria bom você retornar, na ultima linha, o repertório que você inseriu na introdução, no caso o exemplo da Fazenda.
No mais é isso, está muito boa mesmo sua redação.
Sabrinamfrança
Nossa ficou muito bom o corpo do texto. Muito bom como você buscou o assunto corretamente e fez todo o sentido do qual se trata a temática.
Também gostei muito da sua proposta de intervenção pois apresenta o agente o meio e a finalidade ,o que é muito importante.citação que você usou é super importante e o que é bom, não fugiu do tema. bom, é isso.
Vandinha
Que texto TOP!
Adorei a forma como você argumenta.
A leitura do texto é bem fluída e a argumentação consistente, algo que prende com a atenção do leitor, pois o corpo de texto ficou perfeito! Adorei as alusões que você fez introduzindo o tema em um acontecimento recente e atual ao qual todos possuímos acesso, e também citação de filósofos, acho que isso é muito importante para demonstrar conhecimento. Se esse texto fosse publicado em qualquer outro lugar poderia facilmente ser de um profissional!!! Parabéns !
Leticiaaspomberg
Adorei a sua redação!
o seu corpo de texto ficou muito bom e você abordou corretamente o assunto da temática da redação.
a citação que você utilizou no início do texto foi muito legal
acho que ao invés de utilizar o “desse modo” poderia ter utilizado expressões como ” segundo dados da OMS” ou ” de acordo com dados publicados pela OMS”