[Deleted User]
  • 3

O estigma associado ao HIV na sociedade brasileira

  • 3

       De acordo com o sociólogo Amitai Etzioni, os indivíduos devem ser capazes de articular tudo aquilo que é bom para a sociedade. Ao traçar um paralelo com a condição de estigma, caracterizado por raízes históricas e pela desinformação, vivenciado pelos portadores do vírus HIV no Brasil, torna-se evidente a negligência dos agentes sociais em articular a inclusão, de forma positiva para a sociedade, desses indivíduos. Diante disso, é imprescindível a minimização dessa realidade. 

       Na série de TV americana, “Grey’s Anatomy”, em uma volta no tempo para a década de 80, em que se pouco sabia sobre a AIDS, um paciente recebe a suspeita de ter contraído a doença, gerando bastante angústia, já que naquele período a doença era tratada com ignorância e preconceito, caracterizada por ser uma doença contraída apenas pelos homossexuais e transmitida pelo ar. Infelizmente, saindo do contexto ficcional a situação também se dá de forma caótica, pois, decorrente do antigo histórico que os indivíduos com HIV possuíam, o julgamento por parte da parcela populacional se torna fator constante no dia a dia. Tal despreparo relacionado à disseminação de pensamentos arcaicos, gera uma dificuldade na obtenção de uma inclusão plena, deixando, assim, deixando o indivíduo à margem da sociedade. Assim, torna-se evidente a necessidade de investimentos na educação a fim de alterar as concepções antigas e sem embasamento da população. 

    Além disso, Aristóteles afirmou que os indivíduos diferentes devem ser tratados de modo positivamente diferente, a partir do seu nível de diferença. Ao relacionar esse pensamento ao contexto atual, é possível perceber que a população soropositiva é tratada de maneira diferentemente pejorativa, por conta da falta de informação. Dessa maneira, é indubitável que a desinformação esteja entre as causas do problema. A partir disso, é gerada uma dificuldade na desestigmatização dessa parcela da população, por conta dos receios de outros indivíduos que por não conhecerem a doença acabam tratando aqueles que são portadores com hostilidade e preconceito, o que pode levar a problemas psicológicos e a autoexclusão. 

     Sendo assim, é notória a necessidade da viabilização de propostas para a desestigmatização do HIV na  brasileira. A partir disso, é imprescindível o direcionamento de recursos, a partir da Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, para a integração das políticas de inclusão, através de debates e projetos, por meio de equipes de saúde juntamente com as famílias e as próprias equipes escolares, a fim de quebrar todas as concepções fora da realidade criadas desde a descoberta da doença. Além disso, é primordial a revisão da Política Nacional de Inclusão, pelo Congresso Nacional, a fim de tirar aqueles indivíduos que se sentem julgados à margem da sociedade em que são colocados. Desse modo, a população estará articulando aquilo que é bom.

Compartilhar

6 Correções

  1. Oii, Paula!💛
    Espero poder te ajudar.
    ——————————–
    Introdução:
    “De acordo com o sociólogo Amitai Etzioni, os indivíduos devem ser capazes de articular tudo aquilo que é bom para a sociedade. Ao traçar um paralelo com a condição de estigma, caracterizado por raízes históricas e pela desinformação, vivenciado pelos portadores do vírus HIV no Brasil, torna-se evidente a negligência dos agentes sociais em articular a inclusão, de forma positiva para a sociedade, desses indivíduos. Diante disso, é imprescindível a minimização dessa realidade”.
    -Repertório: Ok (ótima citação coringa)
    -Contextualização: Ok
    -Tese: Ok
    -Problematização: Ok
    -Vi que você citou 3 problemas (a questão das raízes históricas, desinformação e negligência dos agentes sociais). – É importante que eles estejam no seu desenvolvimento.
    ———————————————————————————————-
    D1:
    “Na série de TV americana, “Grey’s Anatomy”, em uma volta no tempo para a década de 80, em que se pouco sabia sobre a AIDS, um paciente recebe a suspeita de ter contraído a doença, gerando bastante angústia, já que naquele período a doença era tratada com ignorância e preconceito, caracterizada por ser uma doença contraída apenas pelos homossexuais e transmitida pelo ar. Infelizmente, saindo do contexto ficcional a situação também se dá de forma caótica, pois, decorrente do antigo histórico que os indivíduos com HIV possuíam, o julgamento por parte da parcela populacional se torna fator constante no dia a dia. Tal despreparo relacionado à disseminação de pensamentos arcaicos, gera uma dificuldade na obtenção de uma inclusão plena, deixando, assim, deixando o indivíduo à margem da sociedade. Assim, torna-se evidente a necessidade de investimentos na educação a fim de alterar as concepções antigas e sem embasamento da população”.
    -É aconselhável que, ao iniciar um novo parágrafo, você utilize um conectivo, a fim de dar harmonia à redação.
    Repertório: Ok
    Contextualização: Ok
    -Evite usar expressões informais/subjetivas, como: Infelizmente.
    Pois dá uma marca de superficialidade ao seu texto dissertativo argumentativo.
    -Substitua a expressão “dia a dia” por “cotidiano”, é mais formal.
    -Na sétima linha, você foi incoerente – “na obtenção de uma inclusão plena, deixando, assim, deixando o indivíduo à margem da sociedade”.
    -Evite usar o mesmo conectivo, principalmente se for na mesma linha.
    —————————————————————————————————————-
    D2:
    “Além disso, Aristóteles afirmou que os indivíduos diferentes devem ser tratados de modo positivamente diferente, a partir do seu nível de diferença. Ao relacionar esse pensamento ao contexto atual, é possível perceber que a população soropositiva é tratada de maneira diferentemente pejorativa, por conta da falta de informação. Dessa maneira, é indubitável que a desinformação esteja entre as causas do problema. A partir disso, é gerada uma dificuldade na desestigmatização dessa parcela da população, por conta dos receios de outros indivíduos que por não conhecerem a doença acabam tratando aqueles que são portadores com hostilidade e preconceito, o que pode levar a problemas psicológicos e a autoexclusão”.
    -Dessa vez, você iniciou com um conectivo aditivo (ótimo).
    -“Acabam tratando”- Você poderia substituir por o verbo “acabar” por outro verbo.
    Acaba gerando um sentido conotativo, entende?
    -No último período, você poderia deixar seu posicionamento conclusivo mais sólido, por exemplo:
    “…por conta dos receios de outros indivíduos que por não conhecerem a doença acabam tratando aqueles que são portadores com hostilidade e preconceito, estimulando-os a adquirir problemas psicológicos e de autoexclusão”. | ou:
    “…por conta dos receios de outros indivíduos que por não conhecerem a doença acabam tratando aqueles que são portadores com hostilidade e preconceito, estimulando o surgimento de problemas psicológicos e de autoexclusão sobre esses indivíduos”.
    -Se você colocar apenas “o que pode levar….” – “Pode surgir levar quem?” ou “pode levar ao surgimento de quê?”.
    Não tenha medo de argumentar e, principalmente, de enfatizar a sua ideia crítica, pois você tem muuuito potencial.
    ———————————————————————————————————————–
    Conclusão:
    “Sendo assim, é notória a necessidade da viabilização de propostas para a desestigmatização do HIV na brasileira. A partir disso, é imprescindível o direcionamento de recursos, a partir da Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, para a integração das políticas de inclusão, através de debates e projetos, por meio de equipes de saúde juntamente com as famílias e as próprias equipes escolares, a fim de quebrar todas as concepções fora da realidade criadas desde a descoberta da doença. Além disso, é primordial a revisão da Política Nacional de Inclusão, pelo Congresso Nacional, a fim de tirar aqueles indivíduos que se sentem julgados à margem da sociedade em que são colocados. Desse modo, a população estará articulando aquilo que é bom”.

    -Presença de desvio gramatical: “juntamento com..” está errado, o certo seria “juntamente às…”
    -Presença de informalidade (“a fim de QUEBRAR…”)
    Agente: Ok
    Ação: Ok
    Modo/meio: Ok
    Detalhamento: Ausente
    Finalidade: Ok

    C1: 120
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 160

    Nota: 880

    Obs: Paula, a sua argumentação está impecável, de verdade, tão boa que fiquei em dúvida, se eu descontava, ou não, pontos na C1!!!! Na C1, coloquei 120, pois, apesar do seu número de desvios gramaticais ser baixo (2), você apresentou 3 marcas de coloquialidade.

    Parabéns!!💛

    • 1
  2. Boa tarde, tudo bem? Então, dei uma lida na sua redação e tenho alguns pontos para te falar. Não são muitos, mas espero te dar dicas que te ajudem de alguma forma na redação.
    Bora lá, sua introdução está muito boa, mas se eu pudesse te dar uma sugestão seria separar a segunda frase para não ficar muito longa além de separar melhor a tese.
    No seu desenvolvimento 1, temos alguns aspectos que merecem bastante atenção para evitar perder pontos. É bom usar repertório, mas existe uma maneira correta de posicioná-los no texto. Primeiramente, começar um desenvolvimento logo de cara com um repertório não é bom pois compremete a competência 3, o projeto de texto. Aprendi com uma professora de redação algo que eu sempre me atento na hora de escrever que é o tópico frasal. Mas o que é isso? De maneira simplificada o tópico frasal é a primeira frase do parágrafo de desenvolvimento que resume as ideias que você vai trabalhar no parágrafo. Ela também está relacionada com o primeiro problema apresentado na tese, lá na introdução. A boa articulação dele garante pontos na competência 3. Ao não começar com conectivo (para alguns corretores isso pode te trazer problemas na C4) e iniciar com uma série, sem antes apresentar o tópico frasal te traz problemas no projeto de texto pois o professor pode não achar essa maneira adequada de se tratar o desenvolvimento. O mesmo vale para o terceiro parágrafo. Além disso, não sugiro colocar uma série no desenvolvimento (pelo menos não se a redação segue o estilo enem). Para a sua redação, trocar o repertório de autoridade da introdução pela série seria mais interessante. Há também problemas gramaticais, principalmente relacionados à vírgula. A repetição de conectivos também de traz problemas na C4. Isso pode ser facilmente resolvido estudando uma tabela de conectivos pela internet, apresentar variedade é tão importante quanto usar um conectivo corretamente. Sua reflexão sobre os argumentos também auxilia bastante na C3. Tudo que eu falei vale tanto para o D1 quanto pro D2.
    Indo para a conclusão, sua escrita é boa e apresenta duas soluções. Entretanto nenhuma delas tem os 5 elementos (a mais completa tem apenas 4) e elas não se relacionam com suas propostas de desenvolvimento. Isso pode ser facilmente resolvido. Na primeira parte, é importante que você dê atenção para o detalhamento. Sugiro o detalhamento do agente, pois fica mais fácil de ser identificado pelo corretor (ex: o governo, sendo o órgão garantidor da saúde pública, …). E segundo apenas lembre que a ação tem que resolver diretamente o problema que você criou.
    Assim, levando em conta tudo que foi apresentado:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160
    Total: 840
    Espero ter te ajudado :)

    • 0
  3. Introdução:

    De acordo com o sociólogo Amitai Etzioni, os indivíduos devem ser capazes de articular tudo aquilo que é bom para a sociedade. Ao traçar um paralelo com a condição de estigma, caracterizado por raízes históricas e pela desinformação, vivenciado pelos portadores do vírus HIV no Brasil, torna-se evidente a negligência dos agentes sociais em articular a inclusão, de forma positiva para a sociedade, desses indivíduos. Diante disso, é imprescindível a minimização dessa realidade.

    Análise geral (estrutura, repertório e tema):

    Em resumo, o seu parágrafo introdutório está muito bom, pois você o estrutura bem. Você trouxe um repertório legitimado na menção ao sociólogo Amitai, sem pertinência ao tema de forma direta. No entanto, a pertinência ao tema é encontrada no uso produtivo que você faz desse repertório. No que se refere ao tema, a problematização está perfeita, pois você o transforma em um problema e deixa bem evidente.

    Dica: apesar de eu ter conseguido encontrar a sua tese junto à transição, aconselho que separe essas duas partes, ficando três períodos, um para cada parte da estrutura da introdução: contextualização, transição e tese.

    Desvios gramaticais e problemas de estrutura sintática:

    Não há desvios gramaticais e falhas de estrutura sintática nesse parágrafo.

    Uso de conectivos e coesão:

    Em relação ao uso de elementos coesivos, todos estão posicionados corretamente.

    Desenvolvimento 01:

    (1) Na série de TV americana, “Grey’s Anatomy”, em uma volta no tempo para a década de 80, em que se pouco sabia sobre a AIDS, um paciente recebe a suspeita de ter contraído a doença, gerando bastante angústia, já que naquele período a doença era tratada com ignorância e preconceito, caracterizada por ser uma doença contraída apenas pelos homossexuais e transmitida pelo ar. Infelizmente, saindo do contexto ficcional a situação também se dá de forma caótica, pois, decorrente do antigo histórico que os indivíduos com HIV possuíam, o julgamento (2) por parte da parcela populacional (3) se torna (4) (5) fator constante no dia a dia. Tal despreparo relacionado à disseminação de pensamentos arcaicos, (6) gera uma dificuldade na obtenção de uma inclusão plena, deixando, assim, deixando (7) o indivíduo à margem da sociedade. Assim, (8) torna-se evidente a necessidade de investimentos na educação (9) a fim de alterar as concepções antigas e sem embasamento da população.

    Análise geral (argumentação e repertório):

    Aqui, nesse parágrafo, você cumpriu perfeitamente o que foi abordado na tese – raízes históricas, uma vez que você explica muito bem o porquê de o passado influenciar na questão do preconceito com as pessoas com HIV na contemporaneidade. Isso sem deixar lacunas na argumentação. Portanto, nada tenho a pontuar de forma negativa nesse parágrafo.
    Em relação ao seu repertório, ele é legitimado, pertinente e produtivo.

    Desvios gramaticais:

    2 e 3 – Ausência de vírgulas para isolar o adjunto adverbial grande – por parte da parcela populacional.
    4 – Devido ao isolamento do adjunto adverbial, você terá que usar a ênclise, empurrando o pronome oblíquo átono “se” para depois do verbo “torna”, ficando “torna-se”.
    5 – Ausência de elemento sintático para uma melhor fluidez. Adicione o artigo indefinido “um”. Ficará assim: “[…] torna-se um fator constante […]”
    6 – Equívoco de vírgula, pois você está separando “despreparo”, que está atuando como sujeito, de seu verbo “gera”.
    7 – Duplicação de elemento sintático.
    9 – Apesar de a vírgula não ser obrigatória no adjunto adverbial no final da frase, mesmo que ele seja longo, aconselho que use a vírgula para uma melhor fluidez.

    Uso de conectivos e coesão:

    1 – Ausência de conectivo interparágrafo, pois o seu parágrafo de desenvolvimento precisa estabelecer uma relação com a introdução. São exemplos destes: Diante desse cenário, Nesse contexto, Sob tal viés, etc.
    8 – Repetição do conectivo intraparágrafo “assim”.

    Desenvolvimento 02:

    Além disso, Aristóteles afirmou que os indivíduos diferentes devem ser tratados de modo positivamente diferente, a partir do seu nível de diferença. Ao relacionar esse pensamento ao contexto atual, é possível perceber que a população soropositiva é tratada de maneira diferentemente pejorativa, por conta da falta de informação. Dessa maneira, é indubitável que a desinformação esteja entre as causas do problema. A partir disso, é gerada uma dificuldade na desestigmatização dessa parcela da população, por conta dos receios de outros indivíduos que (1) por não conhecerem a doença (2) acabam tratando aqueles que são portadores com hostilidade e preconceito, o que pode levar a problemas psicológicos e a (3) autoexclusão.

    Análise geral (argumentação e repertório):

    Aqui, nesse parágrafo, você cumpriu perfeitamente o que foi abordado na tese – desinformação. No entanto, nesse parágrafo, senti falta de um maior aprofundamento. Note que você não explica o motivo de ocorrer a desinformação, ou seja, quem deveria informar à população sobre isso, mas não informa? Fale, pois isso aqui que você acabou de fazer foi uma lacuna na sua argumentação, isto é, você está dando o papel de preencher as “brechas” da argumentação para o corretor, e isso não pode acontecer.

    Desvios gramaticais:

    1 e 2 – Ausência de vírgulas para isolar o adjunto adverbial longo – por não conhecerem a doença.
    3 – Ausência de crase, pois “se leva, leva a alguma ou a alguém”. Portanto, o correto é “leva à autoexclusão”.

    Uso dos conectivos e coesão:

    Não há desvios relacionados ao uso de elementos coesivos nesse parágrafo de desenvolvimento. Só tome cuidado com a repetição de termos, como o “por conta”.

    Conclusão:

    Sendo assim, é notória a necessidade da viabilização de propostas para a desestigmatização do HIV na (1) brasileira. A partir disso, (2) é imprescindível o direcionamento de recursos, a partir da Secretaria Estadual de Educação, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, para a integração das políticas de inclusão, através de debates e projetos, por meio de equipes de saúde (3) juntamente com as famílias e as próprias equipes escolares, a fim de quebrar todas as concepções fora da realidade criadas desde a descoberta da doença. Além disso, (4) é primordial a revisão da Política Nacional de Inclusão, pelo Congresso Nacional, a fim de (5) tirar aqueles indivíduos que se sentem julgados à margem da sociedade em que são colocados. Desse modo, a população estará articulando aquilo que é bom.

    Análise geral (elementos e resolução dos problemas):

    A proposta de intervenção mais completa apresenta 4 dos 5 passos necessários para a sua formulação (agente, ação, meio, efeito e detalhamento), além de que respeita os direitos humanos. No entanto, faltou o detalhamento.

    Além disso, você não retoma os assuntos discutidos nos parágrafos de desenvolvimentos, o que é um problema para a Competência 3.

    Desvios gramaticais e problemas de estrutura sintática:

    1 – Ausência de elemento sintático. Adicione “sociedade”.
    3 – Ausência de vírgula para isolar o adjunto adverbial de valor de meio.

    Uso dos conectivos e coesão:

    Não há desvios relacionados ao uso de elementos coesivos nesse parágrafo de desenvolvimento.

    2, 4 e 5 – Repetições de conectivos. Cuidado com a Competência 4.

    Nota por competências:

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160
    Total: 840// :)

    • 0
  4. Eu sou BEM iniciante em corrigir redações, nunca corrigi uma sequer para ser sincera, mas achei a sua redação bem coerente, você não fugiu do tema e fez um bom uso dos repertórios, bem legítimos por sinal, além do ótimo vocabulário. E a proposta de intervenção ficou boa.
    Introdução: 200
    Desenvolvimento: 200
    Proposta: 200

    • 0
  5. Olá! Gostei muito mesmo da sua argumentação, acredito que não tenha ficado nada solto (sua coerência e coesão estão impecáveis), observei apenas pequenos desvios gramaticais (acho que foram 2); Na sua conclusão eu não identifiquei seu detalhamento, lembre sempre de colocar os 5 elementos válidos na sua redação.
    C1: 160/200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5:160 (faltou o detalhamento)
    NOTA: 940
    Continue praticando e lembre-se do seu potencial ;)

    • 0
  6. Assim como você, também estou aprendendo a escrever redações então não leve tão a sério minhas opiniões
    Na competência 2 (bagagem sociocultural) eu avaliei como 200 pontos pelo uso de uma autoridade (sociólogo Amitai Etzioni) e de uma série de grande alcance e com conexão com o tema.
    200 pontos na competência 3 (organização e estrutura) e 200 na parte de conectivos
    A proposta de intervenção ficou ótima pois citou dois agentes, mais de uma proposta de mudança.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.