O ESTIGMA ASSOCIADO À SAÚDE MENTAL NO BRASIL

  • 0

Em seu último álbum, o rapper Emicida, visa acabar com o tabu da saúde mental com seus versos na música Amarelo, como a voz que urge em “Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes”, a necessidade de um conceito de saúde que vá além da ausência de doenças, em meio aos padrões de uma sociedade que cala cada vez mais vozes e ao contexto do isolamento social durante a pandemia, se faz cada vez mais necessário compreender os seus reflexos na sociedade.
Diante de tal cenário, as redes sociais tem um papel fundamental devido à exposição criada na intenção de demonstrar ter uma ilusória vida perfeita, por padrões inalcançáveis impostos socialmente, gerando um ciclo danoso através da obsolescência programada das coisas, criando assim, cada vez mais, pessoas infelizes e marginalizadas e um consumo compulsivo na intenção de se satisfazerem momentaneamente pelo status social.
Além disso, em 2017, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a depressão atingia cerca de 12 milhões de brasileiros, um número alarmante que mostra como essa doença não pode ser minimizada e tende a crescer com a pandemia, devido desde a dinâmica, ou ausência dela, durante o isolamento preciso para conter o vírus até às percas familiares, que infelizmente ainda afetam a vida de muitos.
Logo, cabe ao governo federal, por meio do Ministério da Saúde, agir através de ações pautando a problemática, atuando em conjunto com as escolas para garantir acompanhamento psicológico aos seus discentes e docentes durante a volta para a dinâmica presencial, quando possível, assegurando assim, o direito à saúde previsto na Constituição Federal aos seus cidadãos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom, vamos lá à correção da sua redação por competência!

    • C1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 80 ( Na sua introdução, você fez o texto todo em um só período e isso caracteriza-se um erro de coesão Além disso, você teve alguns erros de coerência como o seguimento entre a frase que você citou o Emicida e a frase seguinte. Você devia ter separado por um conectivo e dividido em dois períodos. Você teve um erro também quando colocou depois da vírgula a preposição “se”, pois nunca se inicia uma frase após a vírgula com preposições. No seu D1, você esqueceu o plural do verbo “tem”. Além disso, você novamente fez o parágrafo em período único e isso prejudica você nas competências I e IV. Acredito que na frase “e demonstrar ter uma ilusória” o verbo “ter” não possui utilidade e está deixando a interpretação da frase confusa. No seu D2, há necessidade da vírgula depois de “(OMS)”. Novamente, você fez parágrafo em período único. Na sua conclusão, alguns erros de vírgula. )

    • C2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 80 (Você utilizou várias áreas do conhecimento, parabéns por isso! No entanto, quando nós falamos de adequação ao tema, seus argumentos tangenciaram a proposta. Você deveria ter os explorado mais os ESTIGMAS relacionados às doenças mentais que você até citou no início da redação quando fez a menção à música, mas se perdeu depois dali.)

    • C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 100 (Como falei na competência anterior, por conta de você ter focado nas doenças mentais e não no estigma, você também pode ser descontado nessa competência. No entanto, você teve uma organização mínima dos argumentos).

    • C4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 100 ( Acredito que os períodos únicos nos 4 parágrafos da sua redação farão você ser descontado nessa competência que trabalha justamente o uso de conectivos entre períodos)

    • C5 – Proposta de intervenção respeitando os direitos humanos: 120 (Como você fez uma intervenção única, ela deveria ser muito bem detalhada. Dos 5 elementos de uma intervenção detalhada – agente, ação, modo, finalidade e detalhamento – você só citou de marei eficaz os três primeiros. A ação e o meio pelo qual essa ação será realizada não ficaram claros. Mas não deixa de ser uma intervenção coerente!)

    OBS: Como opinião pessoal, digo que você escreve muito bem, tem argumentos e uma forma de escrever super original, só faltando uma prática maior quando falamos de um texto dividido por competências a exemplo do ENEM.

    • 2
  2. oi espero ajudar

    sua redação esta boa, mas tem repetição das palavras CADA VEZ 3x, o que faz vc perde pontos na C1. “ou ausência dela” toma cuidado quando vc for usa retomadas, essa daqui da pra confundi, pois pode ser relacionada com: “a depressão” “a pandemia” “a dinâmica”. Isso compromete a C3. outra coisa é que vc escreve frases muitos longas como no seu D2 um paragrafo com uma frase apenas. Na sua intervenção vc fala sobre volta as aula presenciais e isso não foi citado nem uma vez durante o texto, oq mostra que não houve uma organização. “governo federal” G F.

    C1- 160
    C2- 200
    C3- 120
    C4- 120
    C5- 120

    • 1
  3. C1- 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

    C2 – 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com certa distância do senso comum, demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

    C3 – 140 Articula em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma desorganizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

    C4 – 160 Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    C5 – 140 Atende parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

    Total: 760 pontos

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.