[Deleted User]
  • 0

O estigma associado a doenças metais na sociedade brasileira

  • 0

O artigo 5° da Constituição Federal de 1988 , defende o direito pleno de qualquer cidadão. No entanto, percebe-se uma lacuna na garantia desse direito na questão do estigma associado às doença metais na sociedade brasileira, o que , além de grave, torna-se uma problema social . Nesse âmbito, é lícito destacar como principais causas a omissão governamental e a falta de debate.

Sob essa perspectiva, é preciso salientar o quanto a omissão governamental contribuí para a existência do revés. Nessa óptica, segundo o Contrato social — proposto pelo filósofo John Locke — cabe ao Estado garantir o bem estar da população. Contudo , é evidente o romprimento desse contrato no Brasil, uma vez que , o Estado não consolida politicas públicas voltadas à saúde mental. Logo , faz-se mister a reformulação dessa postura estatal.

Outrossim, vale ressaltar a falta de debate como mais um dos fatores que agravam o impasse . Conforme o sociólogo Foucault, na sociedade pôs-moderna  muitos temas são silenciados. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre as doenças mentais, impedindo a sua resolução . Dessa forma, é fundamental que essa situação seja modificada.

Portanto, ações são necessárias para amenizar a problemática. Para isso , é  primordial que o Governo financie projetos educacionais sobre o estigma associado às doença metais, através de uma ampla divulgação midiática, que inclua , propagandas televisivas , entrevistas em jornais e debates entre professores e alunos. Nesse sentido, o intuito de tal medida deve ser a erradicação do problema no território nacional. A partir dessas ações, o Brasil se tornará um país melhor.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oii Ester
    Vou corrigir sua redação sim! Se puder corrigir a minha também, agradeço!

    • C1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160 ( No seu D1, a vírgula depois de “uma vez que” é inadequada. No seu D2, após “na sociedade pós-moderna” deveria haver uma vírgula. Na sua intervenção, a palavra “através” poderia ser substituída pela “por meio de”, já que através tem uma colocação diferente na língua portuguesa, como “Através da janela do carro, vejo a chuva”. Outro erro ortográfico na sua intervenção foi a vírgula depois de “inclua”. No mais, mediante os pouquíssimos erros que você teve, acredito que será bem avaliada nessa competência).

    • C2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 120 (Você utilizou várias áreas do conhecimento, parabéns por isso! No entanto, quando nós falamos de adequação ao tema, sua redação, apesar de ter trazido na introdução a sua tese argumentativa de maneira muito interessante e positiva, senti que isso faltou ser abordado nos seus parágrafos de argumentação. Você deveria ter os explorado mais os argumentos e ter deixado eles mais explícitos)

    • C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140 (Como falei na competência anterior, seus argumentos ficaram superficiais. Você poderia ter colocado exemplos, ter associado diretamente aos estigmas. Ficaria uma redação excepcional. Mas, apesar disso, você organizou seus parágrafos com louvor e acredito que, por isso, você não terá uma nota tão baixa nessa competência).

    • C4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200 ( Essa será sua competência melhor avaliada!! Em todos os períodos você utilizou um conectivo. Isso representa coerência à sua redação! Parabéns!!)

    • C5 – Proposta de intervenção respeitando os direitos humanos: 160 (Como você fez uma intervenção única, ela deveria ser muito bem detalhada. Dos 5 elementos de uma intervenção detalhada – agente, ação, modo, finalidade e detalhamento – você só deixou de abordar o detalhamento, o que vai fazer com que você provavelmente perca 40 pontos na C5. Mas sua intervenção foi excelente. Parabéns!)

    Nota final: 780

    Parabéns pela nota e espero que você se saia bem. Boa sorte!!

    • 1
  2. OIiiii!!! parabéns pela sua redação, argumentos fortes, sua linguagem bem elaborada, seu texto teve coesão e coerência, respeitou os direitos humanos, fez uma ótima proposta de intervenção, parabéns mostrou bastante conhecimento através do seu texto dissertação argumentativa!!!
    Boa sorte na sua nota, mas tenho certeza que ira ser boa

    • 1
  3. •Ótima introdução. Mostra explícita sua tese e apresentação do tema, além de trazer um repertório logo de início.
    •Ótimo. Seu desenvolvimento segue uma boa estrutura, boa argumentação, escolha de repertório e organização. Além disso, faz bom uso de conectivos sem repetições.Bons estudos ;)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.