O estigma associado as doenças mentais no Brasil

  • 0

No filme “Coringa”, ganhador do Oscar em duas categorias”, o protagonista enfrenta diversos conflitos e perturbações psiquiátricas, motivadas por questões internas e externas, que promovem a exclusão social do personagem. Não longe da ficção, percebe-se aspectos semelhantes no que tange as doenças mentais no Brasil, que são tratadas em pleno século XXI de modo estigmatizado. Nesse sentido, em razão do silenciamento e da lacuna educacional emerge um problema complexo.
Em primeira análise, é preciso salientar que a invizibilização apresenta uma íntima relação com a configuração da problemática. Segundo Foucault, em a sociedade pós-moderna, algumas temáticas são silenciadas para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso é indubitável que a falta de debates e reflexões sobre o estorvo contribui para falta de conhecimento da sociedade , que trata a doença como “frescura, bem como acentua a exclusão social dos indivíduos que enfrentam algum tipo de doença mental, como a depressão que atinge mais 11 milhões de brasileiros.
Ademais, a precariedade do papel da escola é uma causa latente para o obstáculo. De acordo com Kant, filósofo moderno, o homem é o resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, tem-se como base uma lacuna educacional, uma vez que escola não tem cumprido o seu papel de trazer debates sobre a questão, principalmente, na atualidade, devido a popularização das redes sociais e a intensificação da globalização, que provocam a alienação da sociedade.
Portanto, o governo Federal deve criar em parceria com escolas públicas e privadas uma plataforma para democratização de informações sobre as doenças mentais no Brasil, por meio de gráficos, palestras com profissionais da saúde e pessoas que enfrentam esse tipo de problema, com intuito de evitar a exclusão social e o preconceito da sociedade.

Compartilhar

1 Correção

  1. 1) Domínio linguístico: Você usou conectivos nobres e palavras diferenciadas e não ocorreu repetições de palavras. Em alguns casos você acabou colocando virgulas desnecessárias como: “a questão, principalmente, na atualidade, devido a…” que no caso poderia ficar: “a questão, principalmente na atualidade, devido a…”
    180

    2) Compreensão do tema: Você compreendeu bem o tema e não fugiu do mesmo
    200

    3) Organização das informações: Você soube organizar bem as suas ideias, colocou várias citações e soube integrar bem no seu texto
    200

    4) Argumentação: Sua argumentação foi boa, mas acho que poderia explorar um pouco mais. O seu primeiro argumento foi que as doenças são tratadas de modo estigmatizado, mas ainda é muito amplo você pode tentar explicar o porque isso ocorre, o que leva as pessoas a terem esses pensamentos ou se isso está relacionado a algum tipo de preconceito.
    Seu segundo argumento foi direcionado a influência que a educação tem. “tem-se como base uma lacuna educacional, uma vez que escola não tem cumprido o seu papel de trazer debates sobre a questão, principalmente, na atualidade, devido a popularização das redes sociais e a intensificação da globalização, que provocam a alienação da sociedade” eu acabei me perdendo um pouco pois você fez alusão a muitas coisas mas não especificou ou desenvolveu o papel educacional, tipo: como a escola pode intervir ou oque ela faz em relação.
    120

    5) Proposta de solução: Sua proposta de intervenção foi comum, não esta ruim mas faltou algo.
    120

    820! Bom espero que busque outras opiniões em relação ao seu texto e espero ter ajudado

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.