Segundo o artigo 196 da Constituição Federal, a saúde é direito de todos e é dever do Estado garanti-la. Contudo, nota-se que no Brasil, deficientes mentais não tem condições igualitárias no corpo social. Isso é notório devido a desinformação da sociedade e a negligência estatal. Logo, medidas são necessárias para a inclusão social desses indivíduos.
Primeiramente, vale destacar um exemplo dos estigmas criados pela população para deficientes mentais. Nesse viés, essas pessoas , são diversas vezes , inviabilizadas de aparecer na mídia, devido ao preconceito da sociedade. Consequentemente , os indivíduos com doenças mentais , tem sido raramente convidados a aparecer na TV. Uma dessas raridades foi a participação de Raissa Barbosa , diagnosticada com a Síndrome de Bordeline, na 12º edição de A Fazenda, onde a direção do programa foi repreendida por tê-la escolhido para o elenco.
Em segundo plano, cumpre destacar, a insuficiência de campanhas públicas , afim de combater os estigmas associados á doenças mentais, que circulam no corpo social. Afinal, a resolução desta problemática não é prioridade do governo. Segundo, o filósofo São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática são igualmente importantes. Porém , por consequência da negligência estatal, isso não ocorre no Brasil.
Portanto, medidas são necessárias para atenuar os estigmas associados á doenças mentais. Para isso, em ambas as causas, cabe ao Ministério da Saúde adotar politicas que visem inserir, por meio da mídia, maior participação de doentes mentais , que devem obter seus direitos.
mylle3008
Olá! Irei corrigir sua redação com base nos critérios exigidos pelo ENEM.
– Sua redação apresenta todos os critérios exigidos (contextualização+ tese+ argumentos), porém notei alguns erros relacionados à gramática (erros de crase e vírgula, além da organização do parágrafo)
– D1: Achei meio confuso esse parágrafo, ele não apresentou um devido fechamento e uma problematização muito clara, percebes a falta que faz um fechamento?
– D2: é melhor você sempre justificar o que está dizendo, porque o governo não está sendo eficiente? quais são as prioridades do governo? eu acharia melhor você contextualizar mais isso. Certo que todos os cidadãos são importantes, mas porque eles não estão sendo ajudados? Outro ponto importante que tira sua pontuação na C2 é o fato de que você até colocou um repertório legitimado, porém não relacionou a nada, nem justificou e trouxe uma contraposição. (C2,C3)
-Conclusão: observe o tamanho que ficou sua conclusão e sem o fechamento das ideias do teu parágrafo, além de não ter apresentado o detalhamento (C5); outro fator é que falastes de participação, mas participação onde? Não consegui encontrar também a sua finalidade. Meu conselho é a adição de um fechamento com a retomada da introdução nesse final de parágrafo.
C1: 120
C2: 160
C3: 120
C4: 160
C5: 120
nota: 680
Comentários: Nossos erros são ótimos para analisarmos com calma oque pode ser melhorado, logo aí vão algumas dicas: comece conhecendo a estrutura de uma conclusão e todos os elementos obrigatórios, depois, sempre relacione seu repertório a alguma ideia. Tome cuidado com o uso da crase e com erros gramaticais recorrentes. No mais, é isso! Continue praticando e espero ver sua evolução aqui na plataforma ;)
meugeniaxv
Oi!! Tudo certo? Não sou profissional, mas tentarei corrigir tua redação da melhor forma que posso.
C1 (120 pontos) — Para atingir a excelência nessa competência, é necessário apresentar, além da escrita inserida na norma padrão da língua, uma estrutura sintática fluida. O que eu pude observar é que a tua redação possui alguns desvios, como o uso da vírgula, a citar:
• “Contudo, nota-se que no Brasil, deficientes mentais não tem condições […]”. Nesse caso, o correto seria empregar: “Contudo, nota-se que, no Brasil, deficientes mentais não tem condições […]”. Como não foi o único erro envolvendo o uso da vírgula, recomendo fortemente que estude e treine esse assunto.
Além disso, também há alguns desvios em relação ao uso da crase e à fixação da devida concordância. Tente verificar a diferença entre “afim” e “a fim”. Se puder reservar um tempo para ver cada um desses tópicos, garanto que será uma experiência enriquecedora.
C2 (120 pontos) — Para ter a pontuação máxima nessa competência, é necessário ter um bom conhecimento da organização textual exigida pela banca e uma variedade de repertórios, que além de estarem de acordo com o tema, também demonstrem a tua percepção frente à sociedade. É notório que você sabe guiar e conhece a estruturação dos parágrafos. Além disso, você também apresentou repertórios que se conectam com a proposta. Você está indo em um bom caminho! Contudo, tente atentar-se quanto à previsibilidade dos argumentos, certo? Sempre que possível, detalhe seu texto, porque essa é a chave do sucesso.
C3 (120 pontos) — A competência 3 é referente à organização do seu ponto de vista e é atrelado, diretamente, à argumentação. Eu classifiquei dessa forma porque é preciso detalhar cada ponto da tua opinião. Sempre que acrescentar alguma informação, não deixe de justificar o uso dela. Isso é essencial, porque você comprova que o que você está dizendo é válido, entende? Tente demonstrar exatamente onde acontecem as situações que você selecionou e você vai perceber a sua evolução!
C4 (160 pontos) — Dentro do seu texto, há uma variedade de conectivos, o que te garante alavancar a pontuação na competência 4! Mas tome cuidado com as repetições ao longo do seu texto. Reserve um período, ao escrever, para checar isso. É difícil perceber, mas por mais clichê que soe, a prática leva ao sucesso.
C5 (80 pontos) — Como venho abordando ao longo da correção, é preciso ser minucioso ao redigir a redação. Não é obrigatório inserir duas estruturas de perguntas, mas é necessário que a resolução, caso seja feita para as duas propostas ao mesmo tempo, contemple bem os empecilhos e responda cada uma das exigências (agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento). Nesse caso, é essencial inserir detalhes. Eu particularmente até conecto parte da minha introdução ao final dos meus textos. Isso garante uma coesão grande, o que te ajuda tanto na C5 quanto na C4.
Nota: 600