O livro “Tartarugas até lá Embaixo”, do John Green, fala sobre uma protagonista que sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e tem que lidar diariamente com os problemas associados a isso. Infelizmente, no Brasil, essa é a realidade de grande parte da população, gerada por um mundo cada vez mais instável e incerto e, tendo como consequência direta, o preconceito e ignorância da sociedade.
O filósofo Zigmunt Bauman escreveu a teoria da “Modernidade Líquida”, a qual diz que, no mundo moderno, tudo é como água, ou seja, muda de forma constantemente, nada se mantém fixo, como, por exemplo: crenças, governos, relacionamentos, etc. Essa inconstância gera, principalmente nos jovens, uma insegurança sobre o futuro e pessimismo sobre a realidade, que são fortes agravantes para transtornos como ansiedade e depressão.
No entanto, mesmo vivendo em “tempos líquidas”, os preconceitos, especialmente os de pessoas mais velhas, se mantém extremamente “fixos”. Na sociedade brasileira, ainda a ideia de que, por exemplo, “doenças mentais são frescura” e as mesmas, acabam sendo deixadas de lado e menosprezados. Esse preconceito mesclado com a falta de importância da população, acaba por ser outro forte agravante do problema.
Dadas as circunstância, é fundamental que os Ministérios da Educação e Saúde conscientizem a população, por meio da criação de uma nova disciplina escolar. Nessa disciplina, orientada por profissionais de saúde com psicólogos ou psiquiátricas, será ensinado para os alunos sobre as principais doenças mentais da atualidade e sobre quando e como buscar ou oferecer. Essa medida teria assim, a finalidade de frear o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.
adrianasmp
Introdução
-Faltou conectivo e deixar evidente os argumentos do D1 e D2
D1:
-Faltou inicia com conectivo e tópico frasal
-Ausência do conectivo ao iniciar a marcar de autoria
D2:
– Não tem citação, não acho que tempos líquido seja citação, também não entendi o motivo de está entre aspas, as três palavra no caso( tempos líquido, fixos e doenças mentais são frescuras)
Conclusão:
– Devia iniciar retomado o problema exposto na introdução
– Conectivo para falar sobre os agentes
Recomendo ler redações exemplares e continuar treinado!
Leticia/
olá! amei muito a redação ótimos repertórios.
no entanto, senti falta de conectivos e na introdução acho q faltou deixar mais em evidente os argumentos q serão desenvolvidos no d1 e d2.
ai nos desenvolvimento faltou o período inicial destacando o q vc vai falar tipo sla coloca um “em primeiro lugar vale evidenciar tal coisa q é um fator determinante para a persistência do problema” n sei
a conclusão não tenho nada a comentar está mt boa.
enfim espero ter ajudado
beatrizana2
Olá! Ao ler sua redação observa-se alguns erros de pontuação e da estrutura de uma redação. No seu D1 você iniciou com um repertório filósofo, entretanto, sempre comece evidenciando seu tópico frasal, ou seja, trazendo à tona sua problematização que você citou na introdução. Se você citou duas problemáticas na introdução, no decorrer do D1 e D2 fale sobre elas, justificando o motivo que tais acontecem e por fim, seus repertórios. Na conclusão, cite a ação, o agente, meio, detalhamento e finalidade. Espero ter contribuído. Bons estudos!
LeticiaBF
Bom texto, repertórios diversificados, e sua conclusão está boa consigo identificar os agentes, o meio, a ação, finalidade, e o detalhamento, apenas por via da construção mais organizada do texto seria bom que iniciasse seu D1 com um conectivo e na conclusão poderia trocar a locução “Dada as..” por “Desta maneira”, “Assim sendo, urge que…”, “Portanto”.
Gostei dos seus desenvolvimentos, você não se alonga e é objetiva nas frases, mas acho que poderia ter evidenciado a causa e a consequência citadas na introdução novamente no início de cada parágrafo e argumentado sobre sua tese de que as pessoas mais velhas serem as mais preonceituosas, por que isso acontece?
Sou apenas uma estudante e essa é minha opinião de leitora, espero que ajude nos seus estudos e parabéns pela pela redação!!