Iniciante

O esporte na construção social brasileira

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Na Grécia Antiga, a prática esportiva era uma forma de transmissão cultural, tinha caráter sagrado e buscava celebrar a honra dos deuses. Por analogia, na sociedade brasileira contemporânea, assim como na Grécia, o esporte tem papel fundamental na construção social, permitindo que eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, sejam considerados datas importantes no calendário brasileiro. Entretanto, apesar de muito valorizado, é uma modalidade pouco inclusiva nacionalmente, havendo baixo incentivo às práticas esportivas. Assim, faz-se imperativo democratizar o acesso ao esporte e incentivar a prática dessas modalidades.

Deve-se pontuar de início, que há uma padronização no esporte brasileiro. Além do futebol, poucas modalidades são acessíveis ou valorizadas nacionalmente, o que impede os jovens de optarem por outras práticas. Ademais, a falta de infraestrutura para deficientes físicos no âmbito esportivo, piora o cenário antidemocrático que o Brasil se encontra. Dito isso, destaca-se o que já dizia Oscar Wilde, “a insatisfação, é o primeiro passo para o progresso de um homem ou uma nação.” . Enquanto a sociedade não se mover para mudar o cenário atual, tais problemáticas continuarão sendo negligenciadas.

Ademais, é imperativo ressaltar, que o esporte deve ser visto como apto à retirada de jovens da situação de pobreza. Porém, tal situação é pouco comum no Brasil, devido a falta de incentivo às práticas esportivas em periferias e escolas públicas. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. No entanto, isso não ocorre em território nacional. Pouca verba é destinada à criação de quadras esportivas e projetos estruturantes, o que inviabiliza, o jovem brasileiro de baixa renda, de entrar no mundo do esporte.

Em suma, é incontrovertível que o esporte tem papel fundamental na construção social brasileira. À vista disso, cabe ao Governo Federal, órgão responsável por cuidar da política pública nacional, destinar a verba necessária para o investimento de quadras nas periferias do Brasil. Juntamente, as Escolas devem garantir acesso a diferentes modalidades esportivas aos alunos, inclusive aos deficientes físicos, através de aulas práticas. Com a finalidade de uma sociedade mais justa e igualitária. Deste modo, o Brasil superaria a problemática.

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2 Correções

  1. INTRODUÇÃO

    Na Grécia Antiga, a prática esportiva era uma forma de transmissão cultural, tinha caráter sagrado e buscava celebrar a honra dos deuses. Por analogia, na sociedade brasileira contemporânea, assim como na Grécia, o esporte tem papel fundamental na construção social, permitindo que eventos[1] como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, sejam considerados datas importantes no calendário brasileiro. Entretanto, apesar de muito valorizado, é uma modalidade pouco inclusiva nacionalmente, havendo[2] baixo incentivo às práticas esportivas. Assim, faz-se imperativo democratizar o acesso ao esporte e incentivar a prática dessas modalidades.
    Contextualização e explicação do tema bem feita. Atualmente, analisando as redações nota 1000, o Enem pede que você insira seus argumentos já na introdução, para demonstrar um projeto de texto.
    1 – faltou vírgula
    2 – evite verbos no gerúndio
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    DESENVOLVIMENTO 1

    Deve-se pontuar[1] de início, que há uma padronização no esporte brasileiro. Além do futebol, poucas modalidades são acessíveis ou valorizadas nacionalmente, o que impede os jovens de optarem por outras práticas. Ademais, a falta de infraestrutura para deficientes físicos no âmbito esportivo,[2] piora o cenário antidemocrático que o Brasil se encontra. Dito isso, destaca-se o que já dizia Oscar Wilde[3], “a insatisfação, é o primeiro passo para o progresso de um homem ou uma nação.” . Enquanto a sociedade não se mover para mudar o cenário atual, tais problemáticas continuarão sendo negligenciadas.
    Sua argumentação está muito expositiva. Utilize mais da sua escolha lexical. Leia as redações nota 1000 e perceba o padrão estrutural nelas, isso ajuda muito a vice perceber como desenvolver um parágrafo.
    1 – faltou vírgula
    2 – não tem vírgula nesse caso
    3 – primeiro, para o repertório ser pertinente, você deve dizer quem é Oscar Wilde, e segundo, para o repertório ser produtivo, você precisa argumentar e relaciona-lo a tese (você apenas trouxe como uma exemplificação).
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    DESENVOLVIMENTO 2

    Ademais[1], é imperativo ressaltar,[2] que o esporte deve ser visto como apto à retirada de jovens da situação de pobreza. Porém, tal situação é pouco comum no Brasil, devido a falta de incentivo às práticas esportivas em periferias e escolas públicas. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. No entanto, isso não ocorre em território nacional. Pouca verba é destinada à criação de quadras esportivas e projetos estruturantes, o que inviabiliza,[3] o jovem brasileiro de baixa renda,[4] de entrar no mundo do esporte.
    Existem algumas estratégias para deixar a argumentação mais consistente. Procure por isso, vai te ajudar na competência 3. Nesse caso, você soube deixar o repertório pertinente e produtivo, mas atente-se a isso (se salvou na C2).
    1 – evite AO MÁXIMO repetir conectivos. Você pode perder 40 pontos na competência 4 só por essa bobeira
    2 – não tem vírgula nesse caso
    3 – não tem vírgula nesse caso
    4 – não tem vírgula nesse caso
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    CONCLUSÃO

    Em suma, é incontrovertível que o esporte tem papel fundamental na construção social brasileira. À vista disso, cabe ao Governo Federal, órgão responsável por cuidar da política pública nacional, destinar a verba necessária para o investimento de quadras nas periferias do Brasil. Juntamente, as Escolas[1] devem garantir acesso a diferentes modalidades esportivas aos alunos, inclusive aos deficientes físicos, através* de aulas práticas. Com a finalidade de uma sociedade mais justa e igualitária. Deste modo, o Brasil superaria a problemática.
    Proposta de intervenção completa.
    1 – escolas é substantivo comum, então se escreve com letra minúscula (a não ser que seja em início de frase, o que não é o caso)
    * através remete ao verbo atravessar, então evite usar nesses casos. Troque por “por meio de”, “por intermédio de”, “mediante a”…

    Sobre a gramática: te aconselho a estudar vírgula e regência. Procure fazer períodos mais complexos e coerentes, o contrário de apenas períodos frasais. Procure também por sinônimos para não repetir muitas palavras no texto.

    C1 – 160
    C2 – 200 (o repertório do Thomas Hobbes te salvou)
    C3 – 120 (tente melhorar sua argumentação e demonstrar projeto de texto ao corretor) dica: quinta-feira o canal do prof. Henrique Araújo irá fazer uma live sobre argumentação (te aconselho a assistir)
    C4 – 160 (não repita conectivos)
    C5 – 200

    Nota: 840 (é apenas uma simulação baseada nos erros, concentre-se mais nas dicas, porque são elas que vão te fazer evoluir)
    Parabénss!!

    Tenho certeza que logo você alcança o 900+ e, assim, concluirá seus objetivos ;)

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  2. *Introdução – Está ok [Aconselho que evite usar gerúndio na construção do texto].

    *Desenvolvimento 1 – É preferível iniciar os parágrafos usando conectivos, dá mais fluidez ao texto. Fora isso, me parece perfeito.

    *Desenvolvimento 2 – Creio que faltou uma arrematação ao final do parágrafo. Ademais, se usastes uma estrutura no primeiro parágrafo de desenvolvimento, é preferível que a repita no segundo parágrafo,

    *Proposta de intervenção – Mencionastes o Governo Federal, mas qual órgão exatamente? Não podes generalizar assim, precisa especificar. Ademais, faltou um maior detalhamento da finalidade da ação.

    – Espero ter ajudado :D –

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