A obra cinematográfica Duelo de Titãs narra a história de jogadores pretos e brancos que através do esporte futebol, conseguiram combater os preconceitos raciais vividos naquele cenário. Fora da ficção, é notório destacar a grande valia que o esporte trás em benefício da inclusão social. Sob esta óptica, cita-se a necessidade de torná-lo acessível visto que há uma grande dificuldade, como a falta de estruturas e ausência de centros de lazer, além da falta de recursos econômicos para tal realização.
Em primeira análise, ressalta-se a importância que o esporte tem em relação a saúde, a sociedade e ao lazer dos indivíduos, uma vez que por meio dele vê se uma grande transformação em áreas periféricas, onde muitos jovens deixam a vida da criminalidade, ou até mesmo a ociosidade de lado e embarcam na diversão que as atividades esportivas proporcionam, além da ascensão que a mesmo pode trazer. Hoje em dia, um grande jogador da seleção de futebol brasileira, Gabriel Jesus, teve sua vida completamente modificada através do seu ingresso no mundo futebolístico, mesmo sem recursos financeiros. Porém, essa prática tão saudável a mente e o corpo ainda não é acessível a todos, visto que muitos bairros e cidades não possuem nenhum polo de lazer que possibilite esta atividade lúdica de inserção, o que viola o código 6 da Constituição Federal que prevê o lazer a todos como direito social.
Por conseguinte, tem se também a falta de recursos econômicos para a realização de algumas áreas esportivas que são elitizadas, ou seja, modalidades que não são de acesso livre a todos, onde apenas os mais ricos têm o privilégio de participarem. Segundo dados levantados em 2016 pelo jornal ‘’G1’’, o golfe, o tênis e o hipismo são os esportes mais caros para se realizar, levando em consideração a compra de materiais para se praticar, o que corrobora ainda mais para a exclusão social, mostrando como são necessárias mudanças.
Logo, diante do exposto é imprescindível medidas interventivas. Urge que o Ministério do Esporte com o auxílio do Governo Federal, proponham a criação e reformas de polos de lazer que ofereçam quaisquer tipos de esporte sem distinção, por meio de investimentos econômicos na formação esportiva da sociedade, além de usar campanhas publicitárias e recursos midiáticos a fim de mostrar a tamanha importância do esporte para os brasileiros. Desta forma, poderemos incluir socialmente a todos como previsto na Constituição Federativa.
Mariaec9
Olá, gostei do seu primeiro parágrafo, achei a citação do filme uma bela citação. uma ressalva é que o uso de “falta de estruturas e ausência de centros de lazer” acredito que colocar apenas falta de estruturas seria o suficiente, já que são correlacionadas.
Seu segundo parágrafo, creio que onde ficou o maior déficit:
-falta de tópico frasal no início, o 1° ponto final você prolongou demais.
-faltou você focar mais na falta de estruturas, já que foi o que abordou na introdução, a citação do jogador convém mais a uma realização pessoal do que de fato alguma abordagem sobre a falta de estruturas.
-ficou extenso demais, sendo visível a disparidade em comparação aos outros parágrafos.
No terceiro parágrafo, você citou uma informação relevante e poderia ter explorado mais essa informação e utilizado para argumentar um pouco mais.
Terminou com uma boa conclusão, um pouco mais de detalhamento também seria bom.
No mais, lembre dos tópicos frasais, use informações inerentes a sua tese e não prolongue um parágrafo de forma que exista discrepância com outros.