Iniciante

O esporte como propulsor da qualidade de vida dos brasileiros

  • 0

Na obra “Utopia”, o escritor Thomas More retrata uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade brasileira é o oposto do que o autor narra, tendo em vista a dificuldade de validar o esporte como propulsor da qualidade de vida. Sob esse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a inoperância estatal e a influência midiática.

Em primeiro plano, é válido destacar como a omissão governamental corrobora com essa problemática. Isso ocorre, principalmente, porque, como já mencionado nos estudos da antropóloga Lilia Schwarcz, há uma prática de uma política de eufemismo no Brasil, ou seja, determinados problemas tendem a serem suavizados e não recebem a atenção necessária pelo Poder Público. Sob essa ótica, é perceptível que o reduzido debate sobre a importância da prática de exercícios, bem como o difícil acesso a informações sobre os benefícios que o esporte pode ofertar dificultam a resolução desse quadro. Desse modo, enquanto a desinformação e a falta de ação se mantiverem, o quadro se perpetuará.

Ademais, é notório como a influência midiática apresenta-se como entrave na resolução do problema. Nesse ínterim, pela frequente veiculação, pelos meios de comunicação, de conteúdos que fantasiam os esportes como algo realizados apenas por atletas de grande porte físico, parte dos brasileiros se mostram persuadidos sobre esses assuntos, de modo que não praticam atividades físicas por acreditarem que não são capazes. Esse contexto exemplifica os estudos do filósofo Adorno, o qual afirma que a mídia possui grande capacidade de influenciar na conduta humana. Assim, a capacidade das tecnologias de influenciar a sociedade contribui de forma intensa para esse agravante.

Portanto, medidas devem ser tomadas para mitigar essa mazela. Para tanto, a Mídia, a qual tem grande poder de alcance de pessoas, deverá realizar campanhas, por meio das redes sociais, como o Instagram, a fim de apresentar a importância dos esportes e como eles podem proporcionar qualidade de vida. Destarte, espera-se alcançar uma sociedade perfeita como a retratada pelo escritor Thomas More.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, Denilson!! Tudo bem?

    Introdução: Perfeita!, gosto muito de como você fecha o parágrafo. Além dos fatores que você trouxe são muito pertinentes.
    D1: Também está ótimo, a argumentação ficou bem encaixada.
    D2: Muito bom também, mas se atente à repetição de palavras em um mesmo parágrafo e alguns erros gramaticais.
    Conclusão: Apresenta todos sos elementos válidos, mas acgo q se você densenvolvesse mais, ficaria melhor.

    Em geral, está muito boa, você tem uma bela escrita!!
    c1-180
    c2-200
    c3-200
    c4-180
    c5-200
    Total = 960

    • 1
  2. Olá, tudo bem?Vou analisar sua redação com base no Enem
    Sua introdução está ótima, apresenta a tese e bons repertórios, assim como seguiu uma linha de raciocínio que foi bem planejado.

    Desenvolvimentos:você também fez um bom projeto de texto, com quase nenhum erro. O que deve melhorar, em minha opinião, são os conectivos. Evite usar “isso”, “esse, “esta”… como conectivos ou para introduzir um novo período.
    “Pela frequente violação pelos meios de comunicação” não possui vírgula já que o “pelos” está ligado ao “violação”. Fora isso, apresentou bons argumentos.

    Conclusão: embora mais resumida, apresentou os requisitos necessários.
    Parabéns pela redação e espero que continue treinando! Nota:960

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.