Iniciante

O ESPORTE COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL

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Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita. Na qual, o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, observa-se na realidade contemporânea, o oposto da coletividade sublime defendida pelo autor, uma vez que o esporte não é aplicado como ferramenta de inclusão social, dificultando a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência governamental, quanto da falta de iniciativa das escolas.

Precipuamente, é fulcral pontuar que tal problemática deriva da baixa atuação dos setores governamentais. Apesar da “Constituição Cidadã” de 1988 garantir a população o direito ao esporte, nota-se que o governo brasileiro não aplica tal direito na prática, visto que não apresenta interesse em debater e construir medidas de criação de áreas de esportes e lazer para a sociedade brasileira.

Ademais, vale ressaltar a ausência de iniciativa no âmbito escolar como promotor do problema. Devido a falta de incentivo das escolas relacionada ao esporte dentro do espaço educacional, muitos jovens se sentem sem apoio e oportunidade para seguir uma carreira esportiva, e que muitas vezes acabam indo para o crime.

Portanto, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação juntamente com o do Esporte, devem desenvolver atividades práticas esportivas – como futebol, vôlei, basquete e queimado – nas escolas e comunidades de baixa renda, por meio de professores voluntários de Educação Física e Fisioterapeutas esportivos. Tais práticas devem ser filmadas e transmitidas via internet pelas redes sociais dos Ministérios, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre os benefícios do esporte e promover a inclusão social da sociedade brasileira. Assim, a coletividade alcançará a utopia de More.

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2 Correções

  1. Oi, tudo bem? Vamos lá…

    Introdução:
    Tua alusão foi bem sacada, entretanto tem um erro de pontuação. O certo seria: “Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos.”. O restante, ao meu ver, esta bom.

    Desenvolvimentos:
    Teus desenvolvimentos, em questão de estrutura, estão bons. Entretanto, os elementos utilizados para criar um argumento estão vagos, e também um pouco deslocados da realidade, sendo que a constituição garanta o sim o direito ao esporte, e isso realmente acontece na prática, afinal, ninguém é proibido de praticar esportes no país. O problema esta na falta de incentivos públicos. Da mesma forma no segundo argumento. Citar a falta de esportes como causa do aumento da criminalidade é de certa forma ingenuo, sendo que isso compõem mais fatores socioeconômicos do que esportivos.

    Conclusão:
    Igualmente ao restante do texto, tua estrutura esta boa, mas os elementos utilizados estão errados. Não existe mais Ministério do Esporte. Tal gafe pode te custar caro em uma prova. No restante, não tenho o que comentar.

    Como já disse: estruturalmente o teu texto esta bom, mas as informações que você utilizou estão desconectadas com a realidade.
    Quando for estudar redação, não se acanhe em pesquisar a respeito do teu tema. Isso só irá te ajudar a ter um repertorio melhor.
    Bom, é isso. Espero ter te ajudado. Bons Estudos.

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  2. Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita. Na qual, o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, observa-se na realidade contemporânea, o oposto da coletividade sublime defendida pelo autor, uma vez que o esporte não é aplicado como ferramenta de inclusão social, dificultando a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência governamental, quanto da falta de iniciativa das escolas.

    (EXCELENTE INTRODUÇÃO COM TESE CLARA)

    Precipuamente, é fulcral pontuar que tal problemática deriva da baixa atuação dos setores governamentais. Apesar da “Constituição Cidadã” de 1988 garantir a população o direito ao esporte, nota-se que o governo brasileiro não aplica tal direito na prática, visto que não apresenta interesse em debater e construir medidas de criação de áreas de esportes e lazer para a sociedade brasileira.

    (AQUI VOCÊ FEZ UM TÓPICO FRASAL DESCENTE – CITAÇÃO. MAIS FICOU FALTANDO O DESFECHO FINAL COM CRÍTICA. TEM QUE TER UNS 2 OU 2 LINHAS E MEIA PARA O FECHAMENTO DO PARÁGRAFO COM UM CONECTIVO, TEU DESENVOLVIMENTO ESTÁ MUITO RESUMIDO).

    Ademais, vale ressaltar a ausência de iniciativa no âmbito escolar como promotor do problema. Devido a falta de incentivo das escolas relacionada ao esporte dentro do espaço educacional, muitos jovens se sentem sem apoio e oportunidade para seguir uma carreira esportiva, e que muitas vezes acabam indo para o crime.

    (AQUI TAMBÉM PARECE QUE COLOCOU SÓ O TÓPICO FRASAL, FICOU FALTANDO UMA CITAÇÃO, EXPLICAÇÃO E O FECHAMENTO FINAL DO PARÁGRAFO COM UM CONECTIVO… ESTÁ MUITO PEQUENO O SEU DESENVOLVIMENTO).

    Portanto, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação juntamente com o do Esporte, devem desenvolver atividades práticas esportivas – como futebol, vôlei, basquete e queimado – nas escolas e comunidades de baixa renda, por meio de professores voluntários de Educação Física e Fisioterapeutas esportivos. Tais práticas devem ser filmadas e transmitidas via internet pelas redes sociais dos Ministérios, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre os benefícios do esporte e promover a inclusão social da sociedade brasileira. Assim, a coletividade alcançará a utopia de More.

    (FICOU BACANA SUA CONCLUSÃO, FICOU FALTANDO VOCÊ DETALHAR UM AGENTE E COMO IRÃO FAZER ISSO COM DINHEIRO DE ONDE?)

    Dica: Você escreve bem, tente ver ai no meu canal modelo de redações completas….

    C1 = 180
    C2 = 160
    C3 = 180
    C4 = 160
    C5 = 180 ==== 860 PONTOS

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