Estudante

O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil

  • 0

A Constituição Federal, promulgada em 1988, garante a todos os cidadãos acesso à cultura e esportes, promovendo o bem-estar e interação social. Entretanto, o Brasil ainda é desafiado a fazer do esporte uma ferramenta de inclusão social e tem em vista obstáculos para integrar a sociedade. É notório que, o Direito Constitucional não está sendo realizado na prática, uma vez que cidades mais afastadas não acolhem uma parcela do público.

Em primeira análise, faltam espaços para a prática segura dos esportes em muitos bairros e cidades pequenas. Atualmente, o país passa por um crescente desenvolvimento, ocupando a nona maior economia mundial, então se espera atenção ao destino desse financeiro. Afinal, o cumprimento de metas mínimas é essencial para alcançar a população completamente, advém às prefeituras concretizar projetos de ginásios e centros esportivos porque sem eles aumenta o perigo aos participantes de jogos e brincadeiras que optam pelas ruas. Logo, a infraestrutura nas áreas mais afastadas também é menor, pois, os objetivos do governo não atendem medidas para integração das comunidades.

Em segunda análise, ressalta-se espaços em que há esportes dedicados a um público alvo padrão e não oportunizam prática a todos. Diante disso, vê-se na população a falta de participação em programas coletivos, principalmente porque não são inseridos nesses planejamentos. Neste contexto, é possível exemplificar a inexistência de recreações para idosos ou deficientes, considerando que os jovens são os participantes numerosos preferidos. Desse modo, alguns públicos se afastam dos esportes e se isolam, perdendo o convívio, como após a 2° Guerra Mundial quando os soldados mutilados não conseguiam participar, houve a necessidade de adaptar os esportes para englobá-los e não, apenas, esquecê-los.

Em suma, portanto, urge sanar desafios para transformar os esportes em ferramentas de inclusão social no Brasil. A fim de que a população seja englobada nos planos governamentais e participe de suas comunidades, o Ministério Público unido ao Ministério do Esporte deve ampliar projetos recreativos que abordem a terceira idade, bem como crianças e deficientes, públicos menos participativos. Por meio do Fundo de Investimentos Brasileiro será resolvido dificuldades de inserção de ginásios, centros da juventude e quadras poliesportivas. Somente assim, a Constituição Federal estará trazendo plenitude ao povo brasileiro.

** A vírgula vai na introdução, 3° frase vai depois do “que” em notório?

Compartilhar

3 Correções

  1. A introdução está bem desenvolvida, com a temática vivenciada ainda pelos os brasileiros. Foi importante ressaltar o direito dos brasileiros promulgado pela constituição federal.
    Na frase onde há sua dúvida, a norma padrão seria dessa forma: ” É notório, que o Direito Constitucional não está sendo realizado na prática, uma vez que cidades mais afastadas não acolhem uma parcela do público.”
    Essa é uma oração adjetiva explicativa.
    Uma oração explicativa gera uma quebra em relação à oração principal e, consequentemente, é isolada por vírgulas. Nesse caso, o uso da vírgula é fundamental para a desambiguação do sentido, uma vez que, sem essa separação, a oração passa a ser restritiva, como é possível perceber.
    Seu desenvolvimento está utilizando de forma coerente ao que se pede no tema. Sua defesa de tese usam argumentos que favorece a compreensão da problemática vivenciada pela sociedade brasileira, quanto a participação de classes menos favorecidas.
    Na conclusão as ideias estão bem organizadas de forma sistemática que nos apresentam soluções que devem ser utilizada para poder promover o desenvolvimento social, apresentado em questão em sua tese proposta na introdução e defendida com argumentos que convence o leitor da realidade contemporânea.
    Muito bom, espero ter ajudado.
    Parabéns.

    • 1
  2. Excelente texto, meus parabéns. Porém, a única coisa que pode implicar quando você for fazer o concurso público, é o fato do primeiro parágrafo está menor que os outros. o primeiro deve ser justamento o momento que você deve chamar a atenção do seu corretor. Tente caprichar mais nele e faça as teses serem mais evidentes.

    • 1
  3. Acho que ficou boa sua redação, sem erros de ortografia, da pra ler com muita facilidada e acho que isso ajuda o corretor, Continue assim viu, voce esta se saindo muito bem. Na verdade eu preciso de pontos kkkkk então to elogiando, mas os elogios sao totalmente verdadeiros. Se for pro Enem voce vai ter uma bela nota e ai de quem nao escrever tao bem assim kkk

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.