No filme “Coach Carter- treino para a vida” os alunos de uma precária escola lutam para conquistar uma carreira no basquete. Fora da ficção, a obra assemelha-se ao Brasil, visto que poucos conseguem utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social. Nesse âmbito, é lícito destacar como causas do revés a negligência governamental e a desigualdade social.
Diante desse cenário, a inércia do governo caracteriza-se como um complexo dificultador. De acordo com a Constituição Federal de 1988 é direito do cidadão o acesso ao esporte. Entretanto, tal acesso não é garantido na prática, haja vista que parte da população brasileira não convive com o esporte,pois o Estado não investe em ações adequadas para essa inclusão, como melhora nas quadras públicas e dos lugares onde se realizam atividades esportivas. Consequentemente, sem oportunidades os indivíduos, muitas vezes, deixam de acreditar em uma possível carreira como atleta, de modo a ocasionar um sentimento de deslocação destes seres.
Outrossim, a desigualdade social corroi ainda mais a problemática. Segundo a teoria darwiniana, de seleção natural, os seres mais aptos sobrevivem,ou seja, em uma sociedade capitalista, os pobres são os mais fragilizados. Sob essa lógica, o pensamento de Darwin vem de encontro com a realidade esportiva no Brasil, uma vez que as pessoas mais pobres, por não possuírem condições financeiras para ter uma estrutura correta e materias de treinamento, são isentas da prática séria do esporte. Assim, essa desigualdade acarreta, na população mais carente de capital, além da ausência de condições para treinar, uma exclusão social e um desamparo psicológico -como a falta de motivação devido a situação precária.
Portanto, é necessário intervir nesse quadro nefasto. Para isso, o Ministério do Esporte deve, mediante investimentos governamentais, melhorar a infraestrutura das praças públicas e dispor de materiais, como bolas e redes, a fim de conquistar uma maior democratização do esporte, principalmente como meio de inserção social. Paralelamente, o governo deve agir sobre a desigualdade social. Com essas medidas, a Constituição Federal ficará mais perto de cumprir com o anunciado.
BárbaraborgAprendiz
O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil
Compartilhar
AlmeidaDarlan
Comp. 1- tudo certo!
Comp. 2- Repertório: você utilizou ótimos repertórios e todos coerentes ao tema, uso produtivo de todos eles. 200
Comp. 3- Projeto de texto: o seu projeto de texto está muito bem estruturado e desenvolvido. 200
Comp. 4- Coerência: segue um modelo bom para introduzir argumentos dentro do parágrafo. 200
Comp. 5- Proposta de intervenção: está completa e muito bem detalhada. 200
Total: 1000
Você é muito bom, não encontrei nenhum equívoco. Corrija minha última redação, por favor Você parecer dominar esse tipo de texto
Marya@37
Olá, tudo bem? Espero que sim! Vamos lá:
Introdução: esse parágrafo está muito bem escrito, além disso, a tese está bem destacada no parágrafo. Ótima citação!
Desenvolvimento: D1: gostei bastante deste argumento. Apresenta argumentos que justificam de modo pontual o tópico frasal. Além disso, me chamou a atenção o fato de você contrapor tal afirmativa e conseguir justificar o porquê dela (obs: de todos os texto que li, que tinham essa característica, na minha interpretação não tinha nenhum escrito a justificativa da contraposição). Muito bem!!!
D2- Esse desenvolvimento está muitoo bom! A citação se encaixa perfeitamente nesse parágrafo.
Conclusão: a sua proposta de intervenção apresenta: agente+ ação+ meio+ efeito+ detalhamento.
Comp. 1- Gramática: não observei erros gramaticais em sua redação. (Não sou muito boa com essa parte!) 200
Comp. 2- Repertório: você utilizou ótimos repertórios e todos coerentes ao tema, uso produtivo de todos eles. 200
Comp. 3- Projeto de texto: o seu projeto de texto está muito bem estruturado e desenvolvido. 200
Comp. 4- Coerência: apresenta ótimos conectivos, tanto para conectar os desenvolvimentosquanto para conectar os argumentos dentro do parágrafo. 200
Comp. 5- Proposta de intervenção: está completa e muito bem escrita. 200
Total: 1000
Você possui um grande potencial! Parabéns! Peço desculpas se interpretei algo errado!
Espero ter ajudado e bons estudos!!!
LucianaMartins26
Uau que redação magnífica, esta seguindo as competências e usando ótimos conectivos, além disso representou muito conhecimento usando essas alusões e repertórios, o que é essencial em uma redação. Na conclusão eu sempre tento responder as 4 perguntas:
Quem vai fazer?
O que vai fazer?
Como vai fazer?
Para quem vai fazer?
Detalhamento de alguma das perguntas acima.
Bom mas você foi muito bem, mostrou bastante quais argumentos devem ser resolvidos e com um tema que não é tão simples de fazer. Eu como Leitora fiquei satisfeita e te daria uma nota 1000. Parabéns!!!