O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil

  • 2

Na série “Teen Wolf” observa-se a influência que o esporte obtém sobre a equipe em que o protagonista faz parte fazendo com que permaneçam unidos apesar da rivalidade. Dessa forma, a utilização do esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil é necessária para melhoria nos pilares da saúde e do convívio social.

A princípio, ao observar a frase dita pelo educador brasileiro, Paulo Freire “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades” vê-se a imensa importância da relação de atividades como o esporte e seu poder de inclusão. Contraponto, fatores como o preconceito contra pessoas com deficiência, por exemplo, ocasionam prejuízos mentais fazendo com que as vítimas se sintam excluídas e desse modo sofram de doenças mentais como a ansiedade, por exemplo. Sendo assim, tal fator torna-se uma problemática a ser resolvida.

Com isso, nota-se a importância do apoio social e da empatia para com tais indivíduos. À vista disso, analisa-se o filme “Divergente” onde a vivência em comunidade é lesionada quando o boxe é escolhido para definir as habilidades dos jogadores. Fora das telas, a inclusão social brasileira é afetada pela constante seleção de pessoas para a prática do mesmo, onde indivíduos com deficiência são excluídos por “serem fracos” consequentemente essa desigualdade causa exatamente o inverso do objetivo a ser alcançado.

Logo, o emprego do esporte para união social no Brasil precisa ser efetuado através de medidas especiais exercidas pela mídia, através de divulgações e anúncios publicitários nos canais de televisão divulgando a importância do esporte e a participação de pessoas com deficiência no mesmo, para a boa vivência com a sociedade e melhoria da saúde das vítimas de preconceitos. Dessa forma, a exclusão social e os níveis de doenças mentais causadas pelo isolamento tornar-se-ão solucionados e o Brasil será motivo de inspiração para outras nações.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá.
    No primeiro parágrafo senti a falta da carga argumentativa, melhor estruturação do parágrafo para com o tema, isto é, poderia ter posto um período extra entre o 1 e 2 para relacionar Teen Wolf com o tema e evidenciar o mesmo. Ademais. “faz parte fazendo com que permaneçam…”, tente utilizar outras palavras para expor seus ideais como faz parte a acarretar na permanência…apesar disso, bom repertório e delimitações!!
    No segundo parágrafo, e desse modo sofram… –> e, desse modo, sofram…
    Evite utilizar palavras e frases repetidas como “por exemplo, fazendo com que…”, esses vícios linguísticos são prejudiciais à competência 1 e 3.
    No terceiro parágrafo, evite utilizar pronomes demonstrativos para retratar algo em um parágrafo anterior, a ligação não é clara e nem auxilia no entendimento. Vise utilizar o nome e a proposta novamente, mas com o direcionamento correto à delimitação em questão. Ademais, use outro conectivo subordinado como cuja, cujo, que, qual, onde 2x não é interessante…
    Na intervenção, tente dar introito a ela com uma frase e comando direcionado ao problema e o solucionador, ou seja, não vá direto ao ponto: torne o texto mais completo. Ademais, faça uma retomada do primeiro repertório usado, desse jeito, o texto se torna cíclico e bem construído.

    Texto coerente ao tema e bem escrito, cheio de repertórios e bons ideais. Parabéns!!

    • 1
  2. Oi! Tudo bem?
    Primeiramente eu gostaria de lhe parabenizar pela redação!

    Correção:
    Introdução: nela,eu vejo pequenos desvios gramaticais (como a vírgula depois de “teen wolf” e “faz parte”).

    Desenvolvimento 1:
    Uma dica que eu dou é que não há necessidade de colocar aspas em frases externas.

    *Vírgulas*
    Tem uma vírgula que não precisava (antes de Paulo Freire).
    Antes de “vê-se”, “fazendo” e “mentais” faltou uma vírgula.
    “Desse modo” é separado por vírgulas

    Você repetiu as palavras “por exemplo” duas vezes. Esse tipo de eco no texto costuma ser penalizado.

    Desenvolvimento 2:
    Eu trocaria o “onde” por “no qual”.
    A palavra “indivíduos” foi citada 2 vezes.
    “Consequentemente” é separado por ponto e vírgula.

    Conclusão:
    Vírgula depois de televisão.
    Eco de “através”.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.