Iniciante

O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil

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Na saga literária “Harry Potter”, escrita por J.K Rowlling em 1997, o protagonista Harry se sente deslocado na escola de magia Hogwarts até entrar para o time de quadribol, um famoso esporte de bruxos. Fora da ficção, a prática de esportes é limitada, principalmente em relação à inclusão de pessoas de baixa renda e pessoas com deficiência devido à ineficácia dos órgãos públicos em relação a essa problemática.

Em primeiro lugar, é importante destacar como pessoas com dificuldades socioeconômicas têm dificuldades a respeito de ingressar na área esportiva, resultado da falta de programas que permitem o acesso ao esporte de forma acessível e a falta de incentivo por parte da família e da comunidade. Ademais, a situação não é diferente para PcD ( Pessoas com Deficiência) que não possuem muitas opções ao praticarem atividades físicas pela falta de adaptações adequadas em determinados esportes.

Além disso, o artigo 217 da Constituição Federal Brasileira, que prevê o incentivo as atividades esportivas é violado no momento em que o governo não financia ou incentiva o setor esportivo no Brasil, dificultando mais ainda a inclusão nessa área. Logo, é necessário mudanças  que cumpram o que diz na Constituição pois como disse o educador brasileiro Paulo Freire: “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”.

Portanto, o Estado brasileiro deve tomar medidas que amenizem a situação. O Ministério da Cidadania em parceria com as instituições públicas de ensino devem disponibilizar quadras esportivas acessíveis para pessoas deficientes e promoverem palestras sobre os benefícios da prática esportiva, de modo a incentivar os estudantes a praticarem tais atividades. Dessa forma podemos fazer com que tais indivíduos se sintam incluídos na sociedade em que vivemos da mesma forma que Harry se sentiu incluído em Hogwarts.

 

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1 Correção

  1. Olá,
    Sua redação ficou muito boa e com uma estrutura bem consistente, eu vejo apenas alguns erros técnicos que podem ser corrigidos com um projeto de texto. MAS, sempre bom lembrar que minha correção não é totalmente eficaz já que não sou profissional.

    Nota- 840

    Competência 1- 160 Demostrou domínio formal da língua portuguesa com alguns desvios gramaticais, principalmente erros de pontuação. Exemplo- Após a palavra ‘esportiva’ no início do segundo parágrafo deveria ser um ponto ao invés de vírgula. Uma possível reescrita- Em primeiro lugar, é importante destacar como pessoas com dificuldades socioeconômicas têm dificuldades a respeito de ingressar na área esportiva. Isso se deve à falta de programas que permitem o acesso ao esporte de forma acessível e a falta de incentivo por parte da família e da comunidade.
    Competência 2- 160 Sua argumentação poderia ter sido melhor no primeiro parágrafo do desenvolvimento, o argumento poderia ter sido explorado em conjunto com alguma citação ou algo que ampliasse o repertório do seu texto- a sua contextualização com Harry Potter ficou perfeita, tanto na introdução como na conclusão quando você retomou. Teve uma abordagem superficial do assunto, tendo em vista que foi apontada apenas uma causa para o problema- ineficácia do governo.
    Competência 3- 160 Em consequência da sua falha na competência 2, a organização dos argumentos dentro do seu texto foi prejudicada.
    Competência 4- 200 Boa diversidade de recursos coesivos, sem repetir nenhum e sem nenhum uso inadequado.
    Competência 5- 160 Elaborou bem a proposta de intervenção relacionada ao tema mas faltou detalhamento.

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