Indiscutivelmente conhecido como o “país do futebol”, o Brasil tem o esporte como parte intrínseca de sua essência, mesmo no âmbito legal a “Lei Pelé” regulamenta e comprova a relevância dessa prática. Nesse viés, é importante ressaltar que muito além de lazer, as atividades esportivas proporcionam oportunidades de ascensão e inclusão social, e dessa maneira se constituem como meio de mudança positiva da sociedade. Desse modo, urge o debate acerca dos entraves que impossibilitam a aplicabilidade dessa ferramenta para os brasileiros, como a falta de perspectiva governamental e a escassez de investimentos.
Nesse contexto, os jovens são um importante instrumento de evolução da sociedade, ao participarem da população economicamente ativa, e redução de mazelas como a criminalidade, ao lhes serem proporcionadas atividades recreativas e oportunidades sólidas de melhora na qualidade de vida. Entretanto, na contemporaneidade, é perceptível certo descaso do Estado com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que institui o cuidado e a responsabilidade governamental de assegurar igualdade de direito e bem-estar aos menores de idade, ao lhes negligenciar a estrutura para tal, o que gera o sentimento de desamparo. Dessa forma, é fulcral que se alie as práticas esportivas como o basquete, o vôlei e, principalmente, o futebol à rotina das crianças e adolescentes, destacadamente, em áreas vulneráveis e de baixa renda, com projetos sociais associados à escola.
Ademais, destaca-se o filme “Um sonho possível”, no qual um jovem negro, de baixa escolaridade e órfão, encontra no futebol americano uma chance de transformar sua história, o que demonstra o poder do esporte como ferramenta de inclusão e transformação social. Sob um viés brasileiro, o futebol é o maior responsável por fomentar sonhos, entretanto, o principal entrave para concretizá-los é a escassez de investimento nas “escolinhas” futebolísticas gratuitas, em quadras de futebol nas escolas públicas e nas comunidades como as favelas, além da ausência de profissionais qualificados de educação física para orientação. Dessa maneira, urgem medidas que direcionem recursos para transformar essa realidade.
Portanto, urge a ação dos atores sociais para mudar a realidade do descaso do Governo com essa importante ferramenta de mudança social, o esporte. Nesse ínterim, é imprescindível que o Estado, por meio de uma aliança com grandes times e empresas do ramo, crie um projeto social de abrangência nacional que insira, principalmente nas escolas públicas e áreas vulneráveis, quadras poliesportivas e profissionais qualificados que possam direcionar jovens talentos, e com bom desempenho acadêmico, para campeonatos estaduais e nacionais. Tais ações tem como objetivo a fomentação da perspectiva de ascensão e incentivo escolar aos jovens, pois, somente assim, muito além de parte intrínseca do País, as práticas esportivas serão seu motor revolucionário.
Cronistasozinha
Gostei muito da sua redação. Boa introdução, bons desenvolvimentos…
Você escreveu muito bem.
Apenas tome cuidado com as repetições de palavras. Você repetiu muito a palavra “urge”.
Procure usar sinônimos e variar os conectivos.
Não tenho mais nada a falar. Se fosse te dar uma nota seria
940
Yasmin.Borém
I- 160 (devido à ausência ou uso inadequado de vírgulas no decorrer do texto e também à repetição da palavra “urge”).
II- 200
III- 200
IV- 200
V- 200
Ambos os parágrafos de desenvolvimento contam com repertório sociocultural adequado e boa argumentação e exposição de ideias.
A conclusão está adequada a ambos os argumentos, embora eu aconselhe não separar os elementos da proposta de intervenção por ponto final, mas sim por vírgulas, caso necessário.
Total: 960
belatrix
mana, que tema perfeito!!
Sua tese está bem clara, sobre sua opinião e a problemática.
O repertório socio-cultural e as as palavras diferentes deram uma cara diferente para o texto também.
Conclusão contém os 5 porques necessários para uma solução real.
Talvez usaria mais conectivos, e nos começos de parágrafo alguns diferentes.
parabéns, está ótima!