O ESPORTE COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL

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Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os individuos o direito ao esporte e lazer e ao bem-estar social. No entanto, a falta de inclusão social do esporte no Brasil impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro, tais que os principais afetados por essa não inclusão do esporte, seja mulheres e deficientes, seja ela por preconceito da sociedade ou por falta de adaptação de determinado esporte.
Primordialmente, o machismo praticado tanto em escolas, quadras ou até mesmo nas ruas, são um dos principais motivos da falta de inclusão quando se refere a mulheres praticar esportes, principalmente o futebol, sendo assim excluídas e impossibiilitando a prática de tal esporte. Além das mulheres que sofrem tal preconceito, pode-se citar também os deficiente, que infelizmente são excluídos das práticas esportivas, seja ela por preconceito ou falta de adaptação para determinada prática esportiva.
Faz-se mister, ainda, salientar a falta de investimento nos esportes como impulsionador da não inclusão dos deficientes nos esportes. “É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais” prevista na Constituição Federal de 1988, ilustra bem a significância de maiores investimentos e uma atenção maior para que deficientes consiga praticar esportes com mais igualdade.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Dessa forma, é de suma importância que a secretaria de educação invista em palestra em escolas sobre o machismo e o preconceito contra mulheres e deficientes, e o Governo invista e dê uma atenção maior ao esporte para deficientes, com a finalidade de tentar amenizar o preconceito contra as mulheres e deficientes, e uma igualdade esportiva maior. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora das condições educacionais e sociais desse grupo.

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2 Correções

  1. Olá! De acordo com as competências do ENEM:

    C1: 160
    Percebi erros, principalmente de concordância(verbal e nominal). Possivelmente foi erro de digitação, é bom dar uma revisada.
    C2: 160
    Acho que você cometeu tangência do tema. Sua redação está falando mais sobre falta de inclusão do que esporte como ferramenta da mesma. Claro, interessante mencionar que não há inclusão, mas não aborde a redação inteira sobre essa falta de inclusão. Seria legal se você falasse que o esporte não é usado como ferramenta de inclusão social, e porque(que seria a sua tese possívelmente).
    C3: 120
    No D1 senti falta de repertório, o que fez esse parágrafo ficar mais expositivo, com apenas descrição de fatos. E no D2, muito repertório e pouca argumentação!! Dê prioridade aos seus argumentos, claro que o repertório é importante, mas não ocupe mais da metade do parágrafo só falando sobre ele.
    C4: 160
    Senti falta de conectivos especialmente no D1.
    C5: 120
    Faltou o meio e o detalhamento.

    Nota: 720

    Gostei da sua redação, principalmente da introdução, Mas sugiro que fique de olho na argumentação e na proposta de intervenção!! Boa sorte e bons estudos :)

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  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 160

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 200

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 200

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200

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