O esporte como ferramenta de inclusão social

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Na Grécia Antiga, era comum, durante o período olímpico, a utilização da prática esportiva como meio de conquistar prestígio social. Ainda hoje, esse papel desportivo é comum nas diferentes sociedades, inclusive na brasileira, como forma de garantir inclusões sociais. Torna-se válido, portanto, discorrer sobre os fatores sociais que corroboram para sua eficácia e, também, suas consequentes problemáticas.
Primeiramente, é preciso destacar a importância dessa inclusão como forma de ascensão econômica. No Brasil, grande parte dos jogadores de futebol advêm de camadas periféricas da população. Como esse esporte é o mais popular do país, o reconhecimento público dessas pessoas se torna grande e tal prestígio é refletido na transformação destes em exemplos a essas comunidades vulneráveis. Nota-se, portanto, a essencialidade do esporte em contexto econômico e, consequentemente, social.
Em segunda análise, porém, é importante observar esse processo de integração como maneira de reiterar a estrutura socio-política do país. Ao classificar essa função do esporte como também econômica, percebe-se, utilizando a visão de classes marxista, a credibilidade da ascensão social somente sob esse aspecto, visto que o capital cultural, como ferramenta do mesmo propósito, não é garantido a essas comunidades e nem mesmo incentivado, haja vista a necessidade de manutenção do status quo.
Fica claro, portanto, a funcionalidade do esporte como maneira de inclusão social, a qual, contudo, mascara, infelizmente, contrastes sociais diversos. É preciso, nesse sentido, que o Estado, especialmente o Ministério da Educação, junto à entidades civis, desenvolva projetos capazes de estimular tais práticas, como palestras e debates entre profissionais tanto da área esportiva quanto de outras, a fim de ampliar o desenvolvimento social já evidenciado pela primeira e impulsionar o caracterizado pela segunda.

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2 Correções

  1. Competência 1- Domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa =120
    Competência 2 Argumentação consistente, a partir de repertório sociocultural produtivo e excelente domínio da estrutura =200
    Competência 3- Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos textos motivadores e pouco organizados =120
    Competência 4- Articula o texto de forma mediana, com inadequações e repertório pouco diversificado de recursos coesivos =120
    Competência 5- Elabora a proposta de forma mediana e articula a discussão =120
    Nota =680
    OBS.: Não sou professora, faço curso de redação e dei a nota conforme os meus conhecimentos, os quais são limitados, porém as dicas que tenho a dar é que você estude a forma correta de usar a vírgula no texto, tente nas suas próximas redações colocar repertórios para dar firmeza a sua tese/ponto de vista, e assim conseguir uma nota maior na competência 3, pesquise um pouco mais os conectivos e estude como fazer uma conclusão com os 5 elementos da proposta de intervenção. Um abraço

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  2. Boa noite! Não sou especialista em redação, mas vou dar umas poucas dicas que podem te ajudar, você poderia dar uma olhada em listas de conectivos, e usá-los de uma maneira ainda melhor, além de se atentar ao uso da vírgula, acho que na conclusão você usou demais. Mas parabéns pelo seu texto continue treinando que você vai ter uma nota muito mais alta.👏

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