O envelhecimento da população brasileira e seus desafios.

  • 1

A expectativa de vida dos brasileiros vem a aumentar gradativamente, entre inúmeros fatores destaca-se o SUS (Sistema Único de Saúde). Contudo, apesar do otimismo para com o fato, a promoção da qualidade de vida aos idosos mostra-se um desafio à sociedade brasileira. Visto que, o país não apresenta uma cultura de valorização dos idosos, por extensão o desmerecimento da figura desse grupo.

A princípio, vale destacar que o país apresenta lacunas no que tange a valorização de minorias. Nota-se que países asiáticos apresentam uma cultura de enaltecimento dos mais velhos, tal ideologia, não é propagado no Brasil. Tal fato é evidenciado em situações cotidianas, como o desrespeito à preferência desses cidadãos em filas, atendimentos ou ônibus, bem como casos de violência física ou psicológica, que caracterizam a negligência do Estatuto do Idoso. Dessa forma, medidas precisam ser tomadas para reverter a situação.

Ademais, em virtude dessa falta de cultura, há a desvalorização da imagem do idoso. No filme “Um Senhor Estagiário” é mostrada a dedicação e eficiência de um senhor de idade avançada para retornar ao mercado de trabalho, que evidencia a enorme e importante gama de conhecimento adquirida pelos idosos ao longo dos anos. Entretanto, no contexto atual os idosos enfrentam dificuldades em ingressar no mercado, esse fato ocasião um sentimento de insignificância nos idosos, que impulsiona a baixa autoestima e depressão. Nesse viés, é imprescindível medidas para a promoção da qualidade de vida dos idosos.

Infere-se, portanto, a necessidade de questões que minimizem a problemática. Destarte, o Ministério da Educação, provedor das ferramentas necessárias à educação de qualidade, deve desenvolver a cultura de valorização dos idosos como forma de promoção da qualidade de vida a esses indivíduos. Tal ação deve ocorrer por meio do incentivo a projetos que buscam o enaltecimento dos idosos,aliada a promoção de atividades que estimulem o engajamento deles na sociedade, como cursos, aula de dança, artesanato e culinária, como também debates nas instituições de ensino sobre a questão. Para quê, dessa forma, seja possível garantir a qualidade de vida a toda população brasileira, independente da faixa etária

Compartilhar

4 Correções

  1. Sua redação está muito boa, parabéns.
    Destacarei pontos positivos e negativos, ok?
    Pontos positivos:
    Seus argumentos são consistentes.
    Sua conclusão está clara, exequível e plausível.
    Utilizou bem a norma formal.
    Demonstrou ter compreendido bem o tema.
    Pontos negativos:
    Houveram repetições de palavras, tente utilizar mais sinônimos.
    Alguns erros de pontuações e de concordância.
    NOTA FINAL: 920
    Se possível, corrija a minha também.

    • 1
  2. Boa tarde Raiana!
    Primeiramente quero te parabenizar, a sua redação está muito boa!
    A única coisa que percebi de errôneo no seu texto é a repetição das mesmas palavras no mesmo parágrafo, como por exemplo a palavra ‘idoso’ que foi repetida 3 vezes no parágrafo de intervenção.
    Continue escrevendo! Você vai longe!

    • 1
  3. a introdução apresenta contextualização e tese além de falar um pouco dos problemas que será discutido no 2° e 3° paragrafo, tome cuidado com a pontuação apenas.
    2° está otima também, tome cuidado com a grafia de certas palavras.
    3°cuidado com a repetição de palavras, procure usar sinonimos, como Pessoa com idade avançada, velho, ancião, provecto.
    4°Sua proposta está super plausível, parabéns.
    competência 1: 180
    competência 2: 200
    competência 3: 200
    competência 4: 150
    competência 5: 200

    • 1
  4. Introdução: Você apresentou o tema e os dois argumentos que serão apresentados nos desenvenvolvimentos de forma clara e concisa, mas achei que a parte: “entre inúmeros fatores destaca-se o SUS” um pouco desconectada da frase.
    Desenvolvimento 1: Os argumentos foram bem desenvolvidos e o parágrafo apresenta uma sequência de informações bem relacionadas. Há um erro em: “tal ideologia, não é propagado no Brasil”, o certo seria: ” tal ideologia não é propagada no Brasil”.
    Desenvolvimento 2: Você repetiu muito o termo “idosos”, tente usar algum sinônimo. Você relacionou o filme muito bem aos outros argumentos. Há um erro em: “ocasião”, o certo seria “ocasiona”.
    Conclusão: Sua proposta de intervenção está bem completa e detalhada.
    Nota: 920
    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 160
    Competência 5: 200

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.